100777 - Linguagens na Educação: conteúdos, formas e relações na escola |
Período da turma: | 07/06/2021 a 13/08/2021
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Descrição: | EMENTA
Assumindo as linguagens como meio e meta do processo educativo na formação pessoal, sociocultural e política dos sujeitos, a disciplina tem o objetivo de explicitar conceitos e concepções do universo linguístico, assim como discutir as perspectivas dos multiletramentos. Com base nesse referencial, busca as implicações para a revisão de conteúdos escolares, formas de trabalho, intervenções pedagógicas e, ainda, para a reconstituição das relações na escola. CONTEÚDOS: • As linguagens no processo de formação humana • Concepções de língua e relações com os processos de ensino e aprendizagem • Dimensões da língua: polifonia, dialogia e responsividade • Práticas de escrita e a conquista da condição de autorar • Leitura e literatura: desafios na formação do sujeito leitor • Letramento, letramentos e multiletramentos • Linguagem e tecnologia: Letramento digital e tecnologia na escola • Desenho, arte e movimento como práticas linguístico-culturais • Práticas discursivas e a constituição das relações na escola AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina e o controle de frequência serão realizadas por meio da elaboração de um portifólio individual. Este portifólio será composto de produções que representem a sua compreensão sobre os conteúdos trabalhados em cada uma das videoaulas da disciplina, podendo ser empregadas diferentes linguagens na sua produção. O essencial será que o cursista demonstre que houve compreensão do conteúdo abordado na videoaula. BIBLIOGRAFIA: ARANTES (org.), V.; LEITE, S.; COLELLO, S. Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2010. BAGNO, M. “Os objetivos do ensino de língua na escola: uma mudança de foco” In: COELHO, L. M. (org.) Língua materna nas séries iniciais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2009, p. 157- 171. BAKHTIN, M. (VOLOSHINOV, V. N.) Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec 1986/1988. COLELLO, S. M. G. A escola e a produção textual: práticas interativas e tecnológicas. São Paulo: Summus, 2017. COLELLO, S. M. G. A escola que (não) ensina a escrever. São Paulo: Summus, 2012. COLELLO, S. M. G. “Concepções de leitura e implicações pedagógicas”. International Studies on Law and Education, n. 5. São Paulo: Cemoroc – Feusp/ IJI. Univ Porto, jan-jun/2010. Disponível em http://www.hottopos.com/isle5/8silviag.pdf. FARACO, C. A. Linguagem & diálogo – As ideias do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009. GERALDI, W. “Labuta da fala, labuta da leitura, labuta da escrita” In: COELHO, L. M. (org.) Língua materna nas séries iniciais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2009, p. 213-228. GERALDI, W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993. GERALDI, B.; FICHTNER, B.; BENITES, M. Transgressões convergentes. Campinas: Mercado das Letras, 2006. IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte – Sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: 2003 FERREIRO, E. Cultura escrita e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001. FERREIRO, E. Passado e presente dos verbos ler e escrever. São Paulo: Cortez, 2002. LUIZ. D. G; COLELLO, S. M. G. “Um game a serviço da cultura escrita”. Revista Internacional d´ Humanidatats, n. 45. São Paulo: Cemoroc- FEUSP/ Univ Autònoma de Barcelona, jan-abr/2019, p. 51-62. https://12f7a472-3151-ab81-d2e6-789a72c3925c.filesusr.com/ugd/2fea7f_5536e6492b664f3bb75dd50b98b6bc95.pdf LUIZ, D. G.; COLELLO, S. M. G. “A concepção discursiva de linguagem na prática pedagógica”. Convenit internacional, n. 33. São Paulo: Cemoroc-Feusp/ IJU. Univ. Porto, mai-ago/2020, p. 65-74. Disponível em https://12f7a472-3151-ab81-d2e6-789a72c3925c.filesusr.com/ugd/2fea7f_c3239507b5b846b59a0bfba9687737be.pdf. MORTATTI, M. R. L.; FRADE, I. C. S. (orgs.) Alfabetização e seus sentidos – O que sabemos, queremos e fazemos? Marília/SP: Oficina Universitária; São Paulo: Editora UNESP, 2014. p 169–186. NEIRA, M. G. Educação física cultural: inspiração e práticas pedagógicas. São Paulo: Labrador, 2019. SOARES, M. Letramento – um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Silvia de Mattos Gasparian Colello |
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