Atividade

100741 - Internacionalização de Produtos e Empresas

Período da turma: 21/02/2022 a 21/02/2024

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Descrição: Ementa:
1. Processo de internacionalização, fluxograma conceitual;
2. Formação de equipe e cultura organizacional;
3. Definição do portfólio de produtos;
4. Prospecção de mercados potenciais com uso de portais de informação pública;
5. Definição da arquitetura do negócio;
6. Pesquisa e mapeamento ambiental;
7. A influência da IoT/IoE no desenvolvimento de produtos/serviços e mercados;
8. Adequação de produtos aos mercados exteriores, análise de aceitação, formação de preço;
9. Análise de viabilidade, contratos internacionais, Incoterms;
10. Tópicos de “Logística 4.0” e “Global Supply Chain” para alavancagem da competitividade; alianças estratégicas como fatores críticos de sucesso;
11. Integração de serviços: Servitization, Produtization e Product Service System;
12. Planejamento estratégico e Lean Management; análise de riscos;
13. Implementação do projeto, acompanhamento e controle.

Bibliografia:
• AMATUCCI, M. (org.). Internacionalização de empresas. Teoria, problemas e casos. São Paulo: Editora Atlas. 2009.
• CAPARROZ, P. Comércio internacional e legislação aduaneira. São Paulo: Editora Saraiva, 6ª. edição, 1008 p. 2012.
• CAVUSGIL, S. T.; KNIGHT, G.; RIESENBERGER, J. R. Negócios internacionais – estratégia, gestão e novas realidades. São Paulo: Editora Pearson, 544 p. 2010.
• CIGNACCO, B. R. Fundamento de comércio internacional para pequenas e médias empresas. São Paulo: Editora Saraiva. 2009.
• DYER, J.; KALE, P.; SINGH, H. How to make strategic alliances work. MIT Sloan Management Review, p. 37-43. EUA, 2001.
• ENGELBERG, E. Contratos internacionais do comércio. São Paulo: Editora Atlas, 4ª edição. São Paulo. 2007.
• GHEMAWAT, P. Redefinindo estratégia global. Porto Alegre: Editora Bookman. 2008.
• ICC – INTERNATRIONAL CHAMBER OF COMMERCE. INCOTERMS 2020. Paris: Editora ICC. 2020.
• LIMA DA COSTA E SILVA, S. C. L.; MENESES, R.; PINHO, J. C. Marketing internacional. Negócios à escala global. São Paulo: Editora Almedina. 2019.
• MAÇÃES, M. A. R. Estratégias e processos de internacionalização. São Paulo: Editora Actual, 67 p. 2018.
• MARIOTTO, F. L. Estratégia internacional da empresa. São Paulo: Editora Thomson. 2007.
• OECD – ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Oslo Manual: guidelines for collecting, reporting and using data on innovation. Editora OECD, 4ª. edição. Paris, França, 2018.
• STEINHILBER, S. Strategic alliances: three ways to make them work. Editora: Harvard Business Review, 160 p. EUA, 2008.
• TANURE, B; DUARTE, R. G. Gestão internacional. São Paulo: Editora Saraiva. 2006.
• WERNECK, P. Comércio exterior e despacho aduaneiro. Curitiba: Editora Juruá, 5ª edição. 2015.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Francesco Bordignon


 
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