100741 - Internacionalização de Produtos e Empresas |
Período da turma: | 21/02/2022 a 21/02/2024
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Descrição: | Ementa:
1. Processo de internacionalização, fluxograma conceitual; 2. Formação de equipe e cultura organizacional; 3. Definição do portfólio de produtos; 4. Prospecção de mercados potenciais com uso de portais de informação pública; 5. Definição da arquitetura do negócio; 6. Pesquisa e mapeamento ambiental; 7. A influência da IoT/IoE no desenvolvimento de produtos/serviços e mercados; 8. Adequação de produtos aos mercados exteriores, análise de aceitação, formação de preço; 9. Análise de viabilidade, contratos internacionais, Incoterms; 10. Tópicos de “Logística 4.0” e “Global Supply Chain” para alavancagem da competitividade; alianças estratégicas como fatores críticos de sucesso; 11. Integração de serviços: Servitization, Produtization e Product Service System; 12. Planejamento estratégico e Lean Management; análise de riscos; 13. Implementação do projeto, acompanhamento e controle. Bibliografia: • AMATUCCI, M. (org.). Internacionalização de empresas. Teoria, problemas e casos. São Paulo: Editora Atlas. 2009. • CAPARROZ, P. Comércio internacional e legislação aduaneira. São Paulo: Editora Saraiva, 6ª. edição, 1008 p. 2012. • CAVUSGIL, S. T.; KNIGHT, G.; RIESENBERGER, J. R. Negócios internacionais – estratégia, gestão e novas realidades. São Paulo: Editora Pearson, 544 p. 2010. • CIGNACCO, B. R. Fundamento de comércio internacional para pequenas e médias empresas. São Paulo: Editora Saraiva. 2009. • DYER, J.; KALE, P.; SINGH, H. How to make strategic alliances work. MIT Sloan Management Review, p. 37-43. EUA, 2001. • ENGELBERG, E. Contratos internacionais do comércio. São Paulo: Editora Atlas, 4ª edição. São Paulo. 2007. • GHEMAWAT, P. Redefinindo estratégia global. Porto Alegre: Editora Bookman. 2008. • ICC – INTERNATRIONAL CHAMBER OF COMMERCE. INCOTERMS 2020. Paris: Editora ICC. 2020. • LIMA DA COSTA E SILVA, S. C. L.; MENESES, R.; PINHO, J. C. Marketing internacional. Negócios à escala global. São Paulo: Editora Almedina. 2019. • MAÇÃES, M. A. R. Estratégias e processos de internacionalização. São Paulo: Editora Actual, 67 p. 2018. • MARIOTTO, F. L. Estratégia internacional da empresa. São Paulo: Editora Thomson. 2007. • OECD – ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Oslo Manual: guidelines for collecting, reporting and using data on innovation. Editora OECD, 4ª. edição. Paris, França, 2018. • STEINHILBER, S. Strategic alliances: three ways to make them work. Editora: Harvard Business Review, 160 p. EUA, 2008. • TANURE, B; DUARTE, R. G. Gestão internacional. São Paulo: Editora Saraiva. 2006. • WERNECK, P. Comércio exterior e despacho aduaneiro. Curitiba: Editora Juruá, 5ª edição. 2015. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 55 | ||||
Ministrantes: |
Francesco Bordignon |
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