Atividade

100738 - Ferramentas para o Desenvolvimento de Produtos/Serviços num Mundo Globalizado, Digital e Conectado

Período da turma: 21/02/2022 a 21/02/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa
1. Produtos/serviços e a sociedade;
2. Ciclo de produção e consumo e espiral de projetos;
3. Análise da viabilidade técnica, econômica, ambiental e legal;
4. Processo criativo: métodos intuitivos e sistemáticos de geração de alternativas;
5. Gestão da qualidade e custos no desenvolvimento de produtos/serviços;
6. Desenvolvimento local/global de produtos/serviços para uso local/global;
7. Gestão (ágil) de projetos e gestão da inovação;
8. Desenvolvimento de produtos/serviços no contexto da inteligência artificial;
9. Engenharia e análise do valor, TRIZ e Design Thinking;
10. Estudos de caso dirigidos.

Bibliografia
• ASIMOV, M. Introduction to design. Prentice Hall, 1962.
• ATZORI, L.; IERA, A.; MORABITO, G. The internet of things: a survey. Computer Networks, vol. 54, n. 15, p. 2787-2805, 2010.
• CALABRESE G. G.; PARDI, T. Who drives the change? New and traditional players in the global automotive sector. International Journal of Automotive Technology and Management (IJATM), v. 19, n. 3/4, p.179-183, 2019.
• CLARK, K. B.; WHEELWRIGHT, S. C. Managing new product and process development. Harvard Business School Press, 1993.
• EVANS, J. H. Basic design concepts. ASNE Journal, pp. 671-678, 1959.
• KAMINSKI, P. C. Desenvolvendo produtos com planejamento, criatividade e qualidade. Editora LTC, São Paulo, 2000.
• KAMINSKI, P. C.; VIZIOLI, R. Uso de portais de informação pública na prospecção de oportunidades de negócio e no desenvolvimento de produtos e serviços. Editora Edgard Blücher, São Paulo, 2015.
• OPPITZ, M.; TOMSU, P. Inventing the cloud century - how cloudiness keeps changing our life, economy and technology. Springer, 609 p, 2018.
• PORTER, E.; HEPPELMANN, J. E. How smart, connected products are transforming companies. Harvard Business Review, 2015.
• ULRICH, K. T.; EPPINGER, S. D.; YANG, M. C. Product design and development. Editora McGraw-Hill Education, 7ª edição, 2020.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Paulo Carlos Kaminski


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP