100731 - Administração de Pessoas e de Conflitos na Condução de Projetos |
Período da turma: | 21/02/2022 a 26/07/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa
1. Teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner; 2. Inteligência emocional para gerenciamento de projetos; 3. Janela Johari e conhecimento do eu oculto; 4. Feedbacks eficazes: estrutura S.A.R.A.; 5. Rapport e outras ferramentas para um diálogo construtivo; 6. Comunicação passiva, agressiva e assertiva; 7. Características de equipes de alta performance; 8. Cooperação, competição e sinergia em equipe; 9. Conflitos lógicos, psicológicos e políticos; 10. Gestão de conflitos: evitar, competir, acomodar, entrar em acordo, colaborar; 11. Cultura da paz, diversidade e mediação de conflitos. Bibliografia • CANUTO, A.; ISOLDI, A. L.; SITA, M. Manual de solução de conflitos. São Paulo: Editora Ser Mais, 2019. • GARDNER, H. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1ª edição, 2000. • GOLEMAN, D. Liderança. A inteligência emocional na formação do líder de sucesso. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2015. • KATZENBACH, J. Equipes de alta performance. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001. • MARTINS, V. Seja assertivo! Rio de Janeiro: Alta Books, 2016. • MERSINO, A. Inteligência emocional para gerenciamento de projetos. São Paulo: M Books, 2009. • NASCIMENTO, R.; LOPES, R. Mediação de conflitos – empresas. São Paulo: Matrix Editora, 2019. • ROSENBERG, M. A linguagem da paz em um mundo de conflitos. São Paulo: Palas Athena, 2019. • STONE, D.; PATTON, B.; HEEN, S. Conversas difíceis. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2011. • URY, W. Chegando à paz: resolvendo conflitos em casa, no trabalho e no dia-a-dia. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000. • WILLIAMS, R. L. Preciso saber se estou indo bem. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2013. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 55 | ||||
Ministrantes: |
Iliada Silva Alves de Castro |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |