Atividade

100730 - A Voz do Cliente no Projeto do Produto

Período da turma: 21/02/2022 a 21/02/2024

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Descrição: Ementa
1. O que é qualidade para o cliente: características e parâmetros; facetas; o ponto de vista do cliente;
2. Entrevistas: tipos e técnicas; tipos de perguntas; técnicas de escuta;
3. Pesquisas: planejamento e projeto; questionário; amostragem; coleta, processamento e análise de dados;
4. O processamento de dados não numéricos: diagrama de relações; diagrama de afinidade; diagrama sistemático; diagrama de matriz; análise dos dados da matriz; diagrama do processo de decisão;
5. QFD - Desdobramento da Função Qualidade: objetivos; conceitos básicos; a tradução da voz do cliente; expectativas e necessidades; clientes externos e internos; planejamento do produto; desdobramento do produto; planejamento dos processos; planejamento da obtenção; matrizes de síntese; índices de desempenho;
6. Exemplos e exercícios.

Bibliografia
• CAMINADA NETTO, A. A voz do cliente no projeto do produto. Apostila. Programa de Educação Continuada em Engenharia, PECE, EPUSP, São Paulo, 2020.
• CHENG, L. C.; MELO FILHO, L. D. R DE. QFD: desdobramento da função qualidade na gestão de desenvolvimento de produtos. Editora Blücher, São Paulo, 2010.
• MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Editora Bookman, Porto Alegre, 2019.
• VIRGILITO, S. B. (org). Pesquisa de marketing. Editora Saraiva Educação, São Paulo, 2018.
• YASUDA, A.; OLIVEIRA, D. V. T. DE. Pesquisa de marketing: guia para a prática de pesquisa de mercado. Cengage Learning, São Paulo, 2012.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Adherbal Caminada Netto


 
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Créditos
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