100730 - A Voz do Cliente no Projeto do Produto |
Período da turma: | 21/02/2022 a 21/02/2024
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Descrição: | Ementa
1. O que é qualidade para o cliente: características e parâmetros; facetas; o ponto de vista do cliente; 2. Entrevistas: tipos e técnicas; tipos de perguntas; técnicas de escuta; 3. Pesquisas: planejamento e projeto; questionário; amostragem; coleta, processamento e análise de dados; 4. O processamento de dados não numéricos: diagrama de relações; diagrama de afinidade; diagrama sistemático; diagrama de matriz; análise dos dados da matriz; diagrama do processo de decisão; 5. QFD - Desdobramento da Função Qualidade: objetivos; conceitos básicos; a tradução da voz do cliente; expectativas e necessidades; clientes externos e internos; planejamento do produto; desdobramento do produto; planejamento dos processos; planejamento da obtenção; matrizes de síntese; índices de desempenho; 6. Exemplos e exercícios. Bibliografia • CAMINADA NETTO, A. A voz do cliente no projeto do produto. Apostila. Programa de Educação Continuada em Engenharia, PECE, EPUSP, São Paulo, 2020. • CHENG, L. C.; MELO FILHO, L. D. R DE. QFD: desdobramento da função qualidade na gestão de desenvolvimento de produtos. Editora Blücher, São Paulo, 2010. • MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Editora Bookman, Porto Alegre, 2019. • VIRGILITO, S. B. (org). Pesquisa de marketing. Editora Saraiva Educação, São Paulo, 2018. • YASUDA, A.; OLIVEIRA, D. V. T. DE. Pesquisa de marketing: guia para a prática de pesquisa de mercado. Cengage Learning, São Paulo, 2012. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 55 | ||||
Ministrantes: |
Adherbal Caminada Netto |
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