100592 - O LUTO: REFLEXÕES E ENFRENTAMENTO EM PERÍODO DA PANDEMIA POR COVID 19 |
Período da turma: | 05/04/2021 a 19/08/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | Detalhamento:
AULA 1 – MORTE E MORRER: VISÃO HISTÓRICA Ementa: Serão abordados os aspectos culturais e sociais do enfrentamento da morte e do enlutamento. Objetiva-se traçar um percurso histórico que auxilie na compreensão da processo de morte e morrer na atualidade. Conteúdo Programático Morte e morrer: aspectos históricos Aspectos culturais do morrer Influência de fatores sociais no enfrentamento da morte Referências COMBINATO, D. S; QUEIROZ, M. S. Morte: uma visão psicossocial. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2006, vol.11, n.2 pp.209-216. SANTOS, Franklin Santana & INCONTRI, Dora. (Org,) A Arte de Morrer: Visões Plurais. 2ª ed. São Paulo: Editora Comenius, 2009 AULA 2 - Educação para a morte: desafio na formação de profissionais de saúde e educação Ementa: Esta aula pretende discutir como preparar profissionais de saúde para morte que faz parte do desenvolvimento humano e acompanha o ser humano no seu ciclo vital, deixando suas marcas Conteúdo programático • Estimular a busca de conhecimento, reflexão e discussão sobre o tema da morte, • Favorecer a formação de profissionais de saúde sensíveis a pessoas que estão vivendo situações de perda, limite e morte nas várias fases do desenvolvimento; Referências KOVÁCS, M.J. Educação para a Morte. Temas e Reflexões. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. Kovács, M. J. (2008). Desenvolvimento da Tanatologia: estudos sobre a morte e o morrer. Paidéia (Ribeirão Preto), 18(41), 457-468. Kübler-Ross, E. (1987). Sobre a morte e o morrer (T. L. Kipnis, Trad.) São Paulo: Martins AULA 3 - MORTE E LUTO NA HIPERMODERNIDADE Ementa: Discorrer sobre o processo de morrer e enlutar na modernidade. Favorecer a reflexão sobre a influência da sociedade de consumo na mercantilização da morte e da relação homem-finitude Conteúdo Programático Morte na sociedade contemporânea Medicalização da dor Mercantilização da morte Referências FRANCO, C. (2007). A crise criativa no morrer: a morte passa apressada na pós-modernidade. Revista Kairós, 10(1), 109-120. SOARES, J. C., & DANTAS, M. A. (2006). Considerações sobre a morte e o morrer na hipermodernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 6(2), 89-104 AULA 4 – LUTO ANTECIPATÓRIO Ementa Introduzir o conceito de luto e de luto antecipatório. Discutir as diferentes perdas na pandemia e possibilidades de intervenções Conteúdo programático Luto em diferentes abordagens Luto antecipatório Luto antecipatório na pandemia Possibilidades de intervenções Referências ISHIKAWA, R Z. May Never See the Ocean Again: Loss and Grief Among Older Adults During the COVID-19 Pandemic. Psychol Trauma; 12(S1): S85-S86, 2020 CARDOSO, EAO, GARCIA, JT, MOTA, MGM, LOTÉRIO, LS, & SANTOS, M.A (2018). Luto antecipatório/preparatório em pacientes com câncer: análise da produção científica. Revista da SPAGESP, 19(2), 110-122 AULA 5 E 6 LUTO NAS CRIANÇAS E NOS ADOLESCENTES Ementa. Discussão sobre a evolução do conceito da morte ao longo do desenvolvimento. Reflexão sobre a compreensão da morte em diferentes idades. Compreensão do luto infantil. Levantamento de possibilidades de intervenções Conteúdo programático Conceito da morte e desenvolvimento humano A morte para a criança Luto infantil Possibilidades de intervenções Referências ABERASTURY, A. (1984). A percepção da morte na criança. Em A. Aberastury, & Colaboradores,A percepção da morte nas crianças e outros escritos (M. N, Folberg, trad., pp.128-139). Porto Alegre, Artes Médicas. (15) (PDF) Luto infantil e criatividade: a experiência de perder um irmão. ANDRADE, ML; MISHIMA-GOMES, FKT; BARBIERI, V. Children’s grief and creativity: The experience of losing a sibling. Psico-USF [online]. 2018, vol.23, n.1 [citado 2020-09-01], pp.25-36 AULA 7 SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA Ementa Discussão sobre as repercussões da pandemia na saúde mental da população. Reflexão sobre o sofrimentos dos profissionais. Discussão sobre possibilidades de intervenções Conteúdo programático Saúde mental e sofrimento emocional Saúde mental na pandemia Sofrimento da equipe Possibilidades de intervenções Referências SCHMIDT, Beatriz et al. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2020, vol.37 [cited 2020-09-01], e200063. DUAN, L., & ZHU, G. (2020). Psychological interventions for people affected by the COVID-19 epidemic. The Lancet Psychiatry, 7(4), 300-302. http://dx.doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30073-0 AULA 8 – LUTO COLETIVO NA PANDEMIA Ementa Discussão do conceito de luto coletivo e de enlutamento coletivo na pandemia. Refletir sobre possibilidades de intervenções da equipe de saúde. Conteúdo programático Luto coletivo Luto coletivo e pandemia Possibilidades de intervenções Referências FRANCO, Maria Helena Pereira. Crises e desastres: a resposta psicológica diante do luto. O Mundo da Saúde, v. 36, n.1, p. 54-58, 2012. AULA 9 – LUTO COMPLICADO NA PANDEMIA Ementa Discussão do conceito de luto complicado e dos fatores de risco da pandemia para o seu desenvolvimento. Refletir sobre possibilidades de intervenções da equipe de saúde. Conteúdo programático Luto complicado Luto complicado e pandemia Fatores de risco e protetores Possibilidades de intervenções Referências BRAZ, M.S, FRANCO, MHP. Profissionais Paliativistas e suas Contribuições na prevenção de luto complicado. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2017, v. 37, n. 1 [cited 2020-09-01], pp. 90-105. OLIVEIRA-CARDOSO EA, SILVA BCA, SANTOS JH, LOTÉRIO LS, ACCORONI AG, SANTOS, MA. The effect of suppressing funeral rituals during the COVID-19 pandemic on bereaved families. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020;28:e 3361. |
||||
Carga Horária: |
34 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Elisa Maria Parahyba Campos Rodrigues Érika Arantes de Oliveira Cardoso Fernanda Kimie Tavares Mishima Helena Rinaldi Rosa Leila Salomao de La Plata Cury Tardivo Lucas dos Santos Loterio Maria Julia Kovacs |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |