Atividade

100592 - O LUTO: REFLEXÕES E ENFRENTAMENTO EM PERÍODO DA PANDEMIA POR COVID 19

Período da turma: 05/04/2021 a 19/08/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Detalhamento:

AULA 1 – MORTE E MORRER: VISÃO HISTÓRICA
Ementa: Serão abordados os aspectos culturais e sociais do enfrentamento da morte e do enlutamento. Objetiva-se traçar um percurso histórico que auxilie na compreensão da processo de morte e morrer na atualidade.

Conteúdo Programático
Morte e morrer: aspectos históricos
Aspectos culturais do morrer
Influência de fatores sociais no enfrentamento da morte

Referências
COMBINATO, D. S; QUEIROZ, M. S. Morte: uma visão psicossocial. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2006, vol.11, n.2 pp.209-216.
SANTOS, Franklin Santana & INCONTRI, Dora. (Org,) A Arte de Morrer: Visões Plurais. 2ª ed. São Paulo: Editora Comenius, 2009

AULA 2 - Educação para a morte: desafio na formação de profissionais de saúde e educação

Ementa: Esta aula pretende discutir como preparar profissionais de saúde para morte que faz parte do desenvolvimento humano e acompanha o ser humano no seu ciclo vital, deixando suas marcas

Conteúdo programático
• Estimular a busca de conhecimento, reflexão e discussão sobre o tema da morte,
• Favorecer a formação de profissionais de saúde sensíveis a pessoas que estão vivendo situações de perda, limite e morte nas várias fases do desenvolvimento;

Referências
KOVÁCS, M.J. Educação para a Morte. Temas e Reflexões. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
Kovács, M. J. (2008). Desenvolvimento da Tanatologia: estudos sobre a morte e o morrer. Paidéia (Ribeirão Preto), 18(41), 457-468.
Kübler-Ross, E. (1987). Sobre a morte e o morrer (T. L. Kipnis, Trad.) São Paulo: Martins

AULA 3 - MORTE E LUTO NA HIPERMODERNIDADE

Ementa: Discorrer sobre o processo de morrer e enlutar na modernidade. Favorecer a reflexão sobre a influência da sociedade de consumo na mercantilização da morte e da relação homem-finitude

Conteúdo Programático
Morte na sociedade contemporânea
Medicalização da dor
Mercantilização da morte

Referências
FRANCO, C. (2007). A crise criativa no morrer: a morte passa apressada na pós-modernidade. Revista Kairós, 10(1), 109-120.
SOARES, J. C., & DANTAS, M. A. (2006). Considerações sobre a morte e o morrer na hipermodernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 6(2), 89-104

AULA 4 – LUTO ANTECIPATÓRIO

Ementa Introduzir o conceito de luto e de luto antecipatório. Discutir as diferentes perdas na pandemia e possibilidades de intervenções

Conteúdo programático
Luto em diferentes abordagens
Luto antecipatório
Luto antecipatório na pandemia
Possibilidades de intervenções

Referências
ISHIKAWA, R Z. May Never See the Ocean Again: Loss and Grief Among Older Adults During the COVID-19 Pandemic. Psychol Trauma; 12(S1): S85-S86, 2020
CARDOSO, EAO, GARCIA, JT, MOTA, MGM, LOTÉRIO, LS, & SANTOS, M.A (2018). Luto antecipatório/preparatório em pacientes com câncer: análise da produção científica. Revista da SPAGESP, 19(2), 110-122

AULA 5 E 6 LUTO NAS CRIANÇAS E NOS ADOLESCENTES

Ementa.
Discussão sobre a evolução do conceito da morte ao longo do desenvolvimento. Reflexão sobre a compreensão da morte em diferentes idades. Compreensão do luto infantil. Levantamento de possibilidades de intervenções

Conteúdo programático
Conceito da morte e desenvolvimento humano
A morte para a criança
Luto infantil
Possibilidades de intervenções

Referências
ABERASTURY, A. (1984). A percepção da morte na criança. Em A. Aberastury, & Colaboradores,A percepção da morte nas crianças e outros escritos (M. N, Folberg, trad., pp.128-139). Porto Alegre, Artes Médicas. (15) (PDF) Luto infantil e criatividade: a experiência de perder um irmão.
ANDRADE, ML; MISHIMA-GOMES, FKT; BARBIERI, V. Children’s grief and creativity: The experience of losing a sibling. Psico-USF [online]. 2018, vol.23, n.1 [citado 2020-09-01], pp.25-36

AULA 7 SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Ementa
Discussão sobre as repercussões da pandemia na saúde mental da população. Reflexão sobre o sofrimentos dos profissionais. Discussão sobre possibilidades de intervenções

Conteúdo programático
Saúde mental e sofrimento emocional
Saúde mental na pandemia
Sofrimento da equipe
Possibilidades de intervenções

Referências
SCHMIDT, Beatriz et al. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2020, vol.37 [cited 2020-09-01], e200063.
DUAN, L., & ZHU, G. (2020). Psychological interventions for people affected by the COVID-19 epidemic. The Lancet Psychiatry, 7(4), 300-302. http://dx.doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30073-0

AULA 8 – LUTO COLETIVO NA PANDEMIA

Ementa
Discussão do conceito de luto coletivo e de enlutamento coletivo na pandemia. Refletir sobre possibilidades de intervenções da equipe de saúde.

Conteúdo programático
Luto coletivo
Luto coletivo e pandemia
Possibilidades de intervenções

Referências
FRANCO, Maria Helena Pereira. Crises e desastres: a resposta psicológica diante do luto. O Mundo da Saúde, v. 36, n.1, p. 54-58, 2012.

AULA 9 – LUTO COMPLICADO NA PANDEMIA

Ementa
Discussão do conceito de luto complicado e dos fatores de risco da pandemia para o seu desenvolvimento. Refletir sobre possibilidades de intervenções da equipe de saúde.

Conteúdo programático
Luto complicado
Luto complicado e pandemia
Fatores de risco e protetores
Possibilidades de intervenções

Referências
BRAZ, M.S, FRANCO, MHP. Profissionais Paliativistas e suas Contribuições na prevenção de luto complicado. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2017, v. 37, n. 1 [cited 2020-09-01], pp. 90-105.
OLIVEIRA-CARDOSO EA, SILVA BCA, SANTOS JH, LOTÉRIO LS, ACCORONI AG, SANTOS, MA. The effect of suppressing funeral rituals during the COVID-19 pandemic on bereaved families. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020;28:e 3361.

Carga Horária:

34 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Elisa Maria Parahyba Campos Rodrigues
Érika Arantes de Oliveira Cardoso
Fernanda Kimie Tavares Mishima
Helena Rinaldi Rosa
Leila Salomao de La Plata Cury Tardivo
Lucas dos Santos Loterio
Maria Julia Kovacs


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP