Atividade

100288 - MÓDULO 4A: English for Health Sciences I _ Modalidade A

Período da turma: 29/07/2021 a 17/03/2022

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Descrição: Programa completo:
1. Noção básica da estrutura geral da oração simples da Língua Inglesa: as unidades constitutivas da frase, o sintagma nominal e verbal.
2. Estrutura complexa do sintagma verbal do inglês: 1) Apresentação geral do sintagma nominal: tipos de verbos, suas formas, tempos, modos, vozes e aspectos sintático-semânticos; 2) Revisão detalhada de todos os tempos verbais; 3) Comparação entre os tempos verbais, dando ênfase em suas indicações de uso; 4) Verbos modais e expressões relacionadas; 5) A voz passiva: formação e utilização; 6) Multi-word verbs; 7) Colocação de advérbios.
3. Formação de palavras: Prefixation, Suffixation, Conversion, Compounding e outros processos de formação.
4. As preposições e o sintagma preposicional: levantamento das principais preposições e locuções prepositivas do inglês, sua organização em classes semânticas e seus valores de "relação" e "complementação". Relações de lugar, tempo, causa, propósito, meio, agente, companhia, apoio, oposição.
5. Estrutura complexa do sintagma nominal: a) Aprofundamento em substantivos: próprios, comuns contáveis e incontáveis, concretos e abstratos; b) Aprofundamento em pronomes: pessoais, possessivos, indefinidos, interrogativos e relativos; c) Determiners, Quantifiers e seus usos; d) Aprofundamento em adjetivos e seus graus; e) Premodification (inclusive o caso genitivo, suas regras e usos) e Postmodification.
6. Como aproveitar o que os dicionários têm a oferecer.
7. Expressão oral em inglês:
7.1. Noções essenciais de fonética: a) Apresentação dos sons do inglês e treino intensivo na produção dos sons estranhos aos falantes do português; b) Estudo do acento e da prosódia.
7.2. Recepção: aulas e palestras de assuntos comuns às Ciências da Saúde, com exposição do aluno a vocabulário específico; áudios de situações acadêmicas importantes; textos orais informativos; áudios de situações cotidianas importantes.
7.3. Produção: diálogos relativos a situações cotidianas importantes; diálogos relativos a situações acadêmicas importantes; exposição oral de tópicos relacionados às Ciências da Saúde.
8. Expressão escrita em inglês:
8.1. Recepção: leitura e interpretação de notícias e outros textos simples; leitura e interpretação de trechos de livros didáticos de disciplinas comuns às Ciências da Saúde; leitura e interpretação de artigos científicos de assunto comum às Ciências da Saúde; exposição a vocabulário específico das Ciências da Saúde.
8.2. Produção: produção quinzenal de textos simples de até vinte linhas, como essays, reviews, reports, articles, emails, letters, dentre outros tipos de texto importantes, geralmente envolvendo situações ou assuntos acadêmicos.

Bibliografia:
- AZAR, Betty Shrampfer. Fundamentals of English grammar. 3.ed. Estados Unidos: Longman, 2003.
- Cambridge Dictionaries Online. Disponível em: < http://dictionary.cambridge.org/>. Acesso em: 12. jul. 2015.
- COWAN, Ron. The teacher’s grammar of English: A course book and reference guide. 1.ed. Nova Iorque: Cambridge University Press, 2008.
- DeCAPUA, Andrea. Grammar for teachers: a guide to American English for native and non-native speakers. Nova Iorque: Springer, 2008.
- DICTIONARY.COM. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2015.
- ENGLISH FOR MEDICAL PROFESSIONALS. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2015.
- GLENDINNING, Eric H.; HOWARD, Ron. Professional English in Use: Medicine. Reino Unido: Cambridge University Press, 2007.
- GLENDINNING, Eric H.; HOLMSTRÖM, Beverly A. S. English in Medicine: A course in communication skills. 3.ed. Reino Unido: Cambridge University Press, 2008.
- GREENBAUM, Sidney (em memória). The Oxford grammar of English. 1.ed. Reino Unido: TJ Internacional Ltd. (Oxford University Press), 1996.
- HEWINGS, Martin. Advanced Grammar in use: A self-study reference and practice book for advanced learners of English. 1.ed. Reino Unido: Denirose Security Printing (Cambridge University Press), 2002.
- HUDDLESTON, R; PULLUM, G. K. & outros. The Cambridge grammar of the English Language. 1.ed. Reino Unido: Cambridge University Press, 2010.
- Linguee: Dicionário inglês-português e buscador de traduções. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2015.
- LONGMAN. Dictionary of Contemporary English. Estados Unidos: Longman, 1987.
- ManyThings.org. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2015.
- MICHAELIS. Dicionário de termos médicos, inglês-português com glossário português-inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007.
- MILNER, Martin. English for Health Sciences. Boston: Heinle (Cengage Learning), 2006.
- MURPHY, Raymond. English grammar in use: A self-study reference and practice book for intermediate students. 2.ed. Reino Unido: Cambridge University Press, 1999.
- OXFORD. Advanced Learner’s Dictionary. Oxford: Oxford University Press, 1990.
- OXFORD ENGLISH FOR CAREERS. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2015.
- QUIRK, R.; GREENBAUM, S.; LEECH, G.; SVARTVIK, J. A comprehensive grammar of the English language. 1.ed. Nova Iorque: Longman, 1985.
- QUIRK, R.; GREENBAUM, S.; LEECH, G.; SVARTVIK, J. A university grammar of English. 1.ed. China: Longman, 1998.
- The Free Dictionary. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2015.
- WordReference. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2015.

Carga Horária:

100 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Carolina Marques Déa


 
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