100271 - Inglês para Apresentações Orais curso remoto |
Período da turma: | 20/04/2021 a 06/07/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | Apresentação do Curso
O objetivo do curso é ampliar o repertório de técnicas de apresentação oral em inglês, em diversos tipos de contextos, incluindo as apresentações acadêmicas. Docente Responsável Luciana Carvalho Fonseca Nº USP 3637340 Ministrante(s) Priscila Mayumi Hayama Público- alvo público USP em geral (alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes) de todos os campi da USP e público externo Carga horária 18h Modalidade ( ) Presencial ( ) Semi-presencial (X ) A distância Período de oferecimento 1º semestre 2021 Objetivos Gerais Praticar expressão e compreensão orais em apresentações, inclusive as de enfoque acadêmico; ampliar o repertório de técnicas de apresentação oral dos alunos. Objetivos Específicos Apresentar e praticar técnicas e frases típicas utilizadas em apresentações orais. Justificativa Considerando-se a crescente participação de estudantes, pesquisadores e docentes da USP em congressos e outros eventos internacionais, e considerando-se também as iniciativas de internacionalização da Universidade de São Paulo, o curso Inglês para Apresentações Orais pode aprimorar o desempenho desse público em situações de apresentação oral. Conteúdo Programático • Técnicas utilizadas em apresentações orais: introdução e fechamentos formais ou mais criativos, etapas na apresentação de diagramas e gráficos, regra de três, repetição, perguntas retóricas, analogia, histórias etc.; • Frases típicas para iniciar a apresentação (tema, subtópicos etc.), fazer a transição de um assunto para o próximo, e fazer o encerramento (sinalização, resumo, conclusão etc.); • Atividades práticas de planejamento e condução/observação de apresentações, individuais e em pequenos grupos. • Revisão/consolidação de estratégias de expressão e compreensão oral. • Uso de recursos visuais em apresentações. • Sistematização de estruturas gramaticais contextualizadas. • Aprimoramento da pronúncia visando a maior inteligibilidade. Metodologia Curso remoto, por meio das ferramentas Google Classroom e Google Meet, com videoconferências e conteúdo para estudo individual, incluindo vídeos e exercícios para prática, planejamento e condução/observação de apresentações individuais e em pequenos grupos. Quando houver encontros por videoconferência no Google Meet, eles serão realizados no dia e horário de oferta do curso. Avaliação Planejamento e realização de apresentações individuais. Critérios para aprovação Realização de ao menos 75% das atividades online, e nota final mínima 7,0. Frequência mínima 75% Oferecimento 3ª, 14:00-15:30 (Encontros semanais por videoconferência serão realizados nesse dia e horário.) Número de vagas por turma 20 (número mínimo de alunos para abertura do curso: 10) Pré-Requisitos PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS: Nível intermediário a avançado em inglês. O curso será ministrado em língua inglesa. Os participantes deverão ter, aproximadamente, nível B2 (intermediário superior) de proficiência em língua inglesa, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas-CEFR, que corresponde às seguintes características: • Level B2 corresponds to independent users of the language, i.e. those who have the necessary fluency to communicate without effort with native speakers. • Can interact with a degree of fluency and spontaneity that makes regular interaction with native speakers quite possible without strain for either party. • Can produce clear, detailed text on a wide range of subjects and explain a viewpoint on a topical issue giving the advantages and disadvantages of various options. (Fonte: https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b2) PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS: • Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo; • Computador com câmera e microfone; E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet. Teste de Nível Não haverá teste de nível. Ao se matricular no curso, o aluno entende que as aulas serão ministradas em língua inglesa e que ele deve atender aos requisitos linguísticos e técnicos descritos neste programa. Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A participação nessa videoconferência é opcional mas recomendada. Data para videoconferência: a definir Bibliografia REINHART, Susan M. Giving academic presentations. Ann Arbor: The University of Michigan Press. 2002. WILLIAMS, Erica J. Presentations in English. Oxford: Macmillan. 2008. |
||||
Carga Horária: |
18 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Priscila Mayumi Hayama |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |