Atividade

100271 - Inglês para Apresentações Orais curso remoto

Período da turma: 20/04/2021 a 06/07/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Apresentação do Curso
O objetivo do curso é ampliar o repertório de técnicas de apresentação oral em inglês, em diversos tipos de contextos, incluindo as apresentações acadêmicas.
Docente Responsável
Luciana Carvalho Fonseca
Nº USP
3637340
Ministrante(s)
Priscila Mayumi Hayama
Público- alvo
público USP em geral (alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes) de todos os campi da USP e público externo
Carga horária
18h
Modalidade
( ) Presencial ( ) Semi-presencial (X ) A distância
Período de oferecimento
1º semestre 2021
Objetivos Gerais
Praticar expressão e compreensão orais em apresentações, inclusive as de enfoque acadêmico; ampliar o repertório de técnicas de apresentação oral dos alunos.
Objetivos Específicos
Apresentar e praticar técnicas e frases típicas utilizadas em apresentações orais.
Justificativa
Considerando-se a crescente participação de estudantes, pesquisadores e docentes da USP em congressos e outros eventos internacionais, e considerando-se também as iniciativas de internacionalização da Universidade de São Paulo, o curso Inglês para Apresentações Orais pode aprimorar o desempenho desse público em situações de apresentação oral.
Conteúdo Programático
• Técnicas utilizadas em apresentações orais: introdução e fechamentos formais ou mais criativos, etapas na apresentação de diagramas e gráficos, regra de três, repetição, perguntas retóricas, analogia, histórias etc.;
• Frases típicas para iniciar a apresentação (tema, subtópicos etc.), fazer a transição de um assunto para o próximo, e fazer o encerramento (sinalização, resumo, conclusão etc.);
• Atividades práticas de planejamento e condução/observação de apresentações, individuais e em pequenos grupos.
• Revisão/consolidação de estratégias de expressão e compreensão oral.
• Uso de recursos visuais em apresentações.
• Sistematização de estruturas gramaticais contextualizadas.
• Aprimoramento da pronúncia visando a maior inteligibilidade.
Metodologia
Curso remoto, por meio das ferramentas Google Classroom e Google Meet, com videoconferências e conteúdo para estudo individual, incluindo vídeos e exercícios para prática, planejamento e condução/observação de apresentações individuais e em pequenos grupos. Quando houver encontros por videoconferência no Google Meet, eles serão realizados no dia e horário de oferta do curso.
Avaliação
Planejamento e realização de apresentações individuais.
Critérios para aprovação
Realização de ao menos 75% das atividades online, e nota final mínima 7,0.
Frequência mínima
75%
Oferecimento
3ª, 14:00-15:30 (Encontros semanais por videoconferência serão realizados nesse dia e horário.)
Número de vagas por turma
20 (número mínimo de alunos para abertura do curso: 10)
Pré-Requisitos
PRÉ-REQUISITOS LINGUÍSTICOS:
Nível intermediário a avançado em inglês.
O curso será ministrado em língua inglesa. Os participantes deverão ter, aproximadamente, nível B2 (intermediário superior) de proficiência em língua inglesa, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas-CEFR, que corresponde às seguintes características:
• Level B2 corresponds to independent users of the language, i.e. those who have the necessary fluency to communicate without effort with native speakers.
• Can interact with a degree of fluency and spontaneity that makes regular interaction with native speakers quite possible without strain for either party.
• Can produce clear, detailed text on a wide range of subjects and explain a viewpoint on a topical issue giving the advantages and disadvantages of various options.
(Fonte: https://www.britishcouncil.es/en/english/levels/b2)
PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS:
• Acesso à internet suficiente para participar de chamadas de vídeo;
• Computador com câmera e microfone;
E-mail USP ou Gmail para acesso ao Google Classroom e Google Meet.
Teste de Nível
Não haverá teste de nível. Ao se matricular no curso, o aluno entende que as aulas serão ministradas em língua inglesa e que ele deve atender aos requisitos linguísticos e técnicos descritos neste programa.
Antes do início das matrículas, será feita uma videoconferência entre a professora do curso e os interessados, em inglês, para apresentação do curso e esclarecimento de dúvidas. A participação nessa videoconferência é opcional mas recomendada.

Data para videoconferência: a definir

Bibliografia
REINHART, Susan M. Giving academic presentations. Ann Arbor: The University of Michigan Press. 2002.
WILLIAMS, Erica J. Presentations in English. Oxford: Macmillan. 2008.

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Priscila Mayumi Hayama


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP