100270 - MÓDULO 4A: English for Health Sciences I _ Modalidade A |
Período da turma: | 29/07/2021 a 17/03/2022
|
||||
|
|||||
Descrição: | Programa completo:
1. Noção básica da estrutura geral da oração simples da Língua Inglesa: as unidades constitutivas da frase, o sintagma nominal e verbal. 2. Estrutura complexa do sintagma verbal do inglês: 1) Apresentação geral do sintagma nominal: tipos de verbos, suas formas, tempos, modos, vozes e aspectos sintático-semânticos; 2) Revisão detalhada de todos os tempos verbais; 3) Comparação entre os tempos verbais, dando ênfase em suas indicações de uso; 4) Verbos modais e expressões relacionadas; 5) A voz passiva: formação e utilização; 6) Multi-word verbs; 7) Colocação de advérbios. 3. Formação de palavras: Prefixation, Suffixation, Conversion, Compounding e outros processos de formação. 4. As preposições e o sintagma preposicional: levantamento das principais preposições e locuções prepositivas do inglês, sua organização em classes semânticas e seus valores de "relação" e "complementação". Relações de lugar, tempo, causa, propósito, meio, agente, companhia, apoio, oposição. 5. Estrutura complexa do sintagma nominal: a) Aprofundamento em substantivos: próprios, comuns contáveis e incontáveis, concretos e abstratos; b) Aprofundamento em pronomes: pessoais, possessivos, indefinidos, interrogativos e relativos; c) Determiners, Quantifiers e seus usos; d) Aprofundamento em adjetivos e seus graus; e) Premodification (inclusive o caso genitivo, suas regras e usos) e Postmodification. 6. Como aproveitar o que os dicionários têm a oferecer. 7. Expressão oral em inglês: 7.1. Noções essenciais de fonética: a) Apresentação dos sons do inglês e treino intensivo na produção dos sons estranhos aos falantes do português; b) Estudo do acento e da prosódia. 7.2. Recepção: aulas e palestras de assuntos comuns às Ciências da Saúde, com exposição do aluno a vocabulário específico; áudios de situações acadêmicas importantes; textos orais informativos; áudios de situações cotidianas importantes. 7.3. Produção: diálogos relativos a situações cotidianas importantes; diálogos relativos a situações acadêmicas importantes; exposição oral de tópicos relacionados às Ciências da Saúde. 8. Expressão escrita em inglês: 8.1. Recepção: leitura e interpretação de notícias e outros textos simples; leitura e interpretação de trechos de livros didáticos de disciplinas comuns às Ciências da Saúde; leitura e interpretação de artigos científicos de assunto comum às Ciências da Saúde; exposição a vocabulário específico das Ciências da Saúde. 8.2. Produção: produção quinzenal de textos simples de até vinte linhas, como essays, reviews, reports, articles, emails, letters, dentre outros tipos de texto importantes, geralmente envolvendo situações ou assuntos acadêmicos. Bibliografia: - AZAR, Betty Shrampfer. Fundamentals of English grammar. 3.ed. Estados Unidos: Longman, 2003. - Cambridge Dictionaries Online. Disponível em: < http://dictionary.cambridge.org/>. Acesso em: 12. jul. 2015. - COWAN, Ron. The teacher’s grammar of English: A course book and reference guide. 1.ed. Nova Iorque: Cambridge University Press, 2008. - DeCAPUA, Andrea. Grammar for teachers: a guide to American English for native and non-native speakers. Nova Iorque: Springer, 2008. - DICTIONARY.COM. Disponível em: - ENGLISH FOR MEDICAL PROFESSIONALS. Disponível em: - GLENDINNING, Eric H.; HOWARD, Ron. Professional English in Use: Medicine. Reino Unido: Cambridge University Press, 2007. - GLENDINNING, Eric H.; HOLMSTRÖM, Beverly A. S. English in Medicine: A course in communication skills. 3.ed. Reino Unido: Cambridge University Press, 2008. - GREENBAUM, Sidney (em memória). The Oxford grammar of English. 1.ed. Reino Unido: TJ Internacional Ltd. (Oxford University Press), 1996. - HEWINGS, Martin. Advanced Grammar in use: A self-study reference and practice book for advanced learners of English. 1.ed. Reino Unido: Denirose Security Printing (Cambridge University Press), 2002. - HUDDLESTON, R; PULLUM, G. K. & outros. The Cambridge grammar of the English Language. 1.ed. Reino Unido: Cambridge University Press, 2010. - Linguee: Dicionário inglês-português e buscador de traduções. Disponível em: - LONGMAN. Dictionary of Contemporary English. Estados Unidos: Longman, 1987. - ManyThings.org. Disponível em: - MICHAELIS. Dicionário de termos médicos, inglês-português com glossário português-inglês. São Paulo: Melhoramentos, 2007. - MILNER, Martin. English for Health Sciences. Boston: Heinle (Cengage Learning), 2006. - MURPHY, Raymond. English grammar in use: A self-study reference and practice book for intermediate students. 2.ed. Reino Unido: Cambridge University Press, 1999. - OXFORD. Advanced Learner’s Dictionary. Oxford: Oxford University Press, 1990. - OXFORD ENGLISH FOR CAREERS. Disponível em: - QUIRK, R.; GREENBAUM, S.; LEECH, G.; SVARTVIK, J. A comprehensive grammar of the English language. 1.ed. Nova Iorque: Longman, 1985. - QUIRK, R.; GREENBAUM, S.; LEECH, G.; SVARTVIK, J. A university grammar of English. 1.ed. China: Longman, 1998. - The Free Dictionary. Disponível em: - WordReference. Disponível em: |
||||
Carga Horária: |
100 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Carolina Marques Déa |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |