Atividade

100194 - GPC005: Comunicação e Liderança em Gestão de Projetos

Período da turma: 07/05/2021 a 26/06/2021

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Descrição: 1. Justificativa:
Os profissionais que atuam em projetos de edificações frequentemente se deparam com situações onde o bom e fluido relacionamento com todas as partes interessadas é imprescindível. Estas alianças são construídas sobre confiança, afinidade, reconhecimento e credibilidade. Tais conceitos estão fundamentados em valores pessoais e profissionais, liderança, percepção e equipe.

2. Objetivo da Disciplina:
Promover aos alunos o conhecimento dos principais conceitos de liderança, atuação em equipe e comunicação, capacitando-os nas técnicas de comunicação interpessoal, mapeamento e análise das partes interessadas no projeto, desenvolvimento de estratégias para gerenciamento das comunicações e de pessoas nos ambientes de projetos e competências, papéis e responsabilidades em uma equipe de projeto.
Proporcionar aos alunos uma visão ampla e significativa das potencialidades da boa aplicação das habilidades de liderança e comunicação.

3. Estratégias de Ensino Aprendizagem:
Aula expositiva dialogada para introdução dos principais conceitos permeada de dinâmicas em grupo que trabalharão a percepção dos alunos. Aliada a isto, a leitura e interpretação de textos será aplicada para aflorar o perfil questionador dos alunos que pesquisarão e debaterão alguns estudos de caso, resultando em trabalhos desenvolvidos em grupo para conclusão do assunto.


Conteúdo Estratégia Bibliografia
Fundamentos da liderança;
Habilidades técnicas versus habilidades Interpessoais (Liderança e Influência), efeito halo, Gerenciamento da equipe (atuação do coordenador, atividades, perfis, poderes, estilo de liderança, senso ético, capitalização de forças). Aula expositiva dialogada;
leitura e interpretação de textos;
Dinâmica em grupo. Don't be that boss, a business fable
Filosofia e Organização
Competências do líder/ gestor de projetos: conhecimentos, habilidades e atitudes (teoria CHA) - processo interior de mudança (plano de desenvolvimento pessoal);
Papéis e Responsabilidades na equipe de projeto;
Desenvolvimento da equipe do projeto (team building, fenômenos do trabalho conjunto-estágios de formação e desempenho da equipe) - orientação para resultados Aula expositiva dialogada;
Apresentação e debate sobre estudos de caso;
Dinâmica em grupo. A gestão de pessoas no Brasil, virtudes e pecados capitais - Estudos de casos
PMBoK - 4a. edição
Generations at work
Gerenciamento de Conflitos, Técnicas de Negociação e Teorias motivacionais clássicas e modernas; reconhecimento, avaliação de desempenho, Feedback e Coaching;
Comunicação como competência essencial do gestor de projetos. Aula expositiva dialogada;
Apresentação e debate sobre estudos de caso;
Dinâmica em grupo. Relações pessoais no trabalho
As pessoas na organização
Preparando-se em uma hora para negociar com sucesso
Conceitos básicos de comunicação (emissor/receptor, o termo stakeholder/agente, comunicação eficaz, escuta ativa, valores alinhados são a base da comunicação);
Identificação, Análise das expectativas e necessidades dos stakeholders e Estratégias e Abordagens. Aula expositiva dialogada;
Apresentação e debate sobre estudos de caso;
Dinâmica em grupo.
Trabalho em grupo. Modernas técnicas de persuasão, a vantagem oculta em vendas
Métodos, Tecnologia e tipo das Comunicações com ênfase nos produtos gerados (atas, relatórios, registros, ferramentas colaborativas);
Planejar de Comunicação (Integração da equipe, gerenciamento de cliente, matriz de comunicação, compreensão do receptor - cultura, geografia, ambiente). Aula expositiva dialogada;
Dinâmica em grupo.
Trabalho em grupo. The new project management

Rita Mulcahy - Preparatório para PMP
Construindo um Postura/Mindset para a comunicação (atitude, disciplina, percepção e valores) - Distribuir informações;
Boas práticas (reuniões, e-mail x sistema de compartilhamento, mensagens escritas, credibilidade da informação - a importância da informação atualizada). Aula expositiva dialogada;
leitura e interpretação de textos;
Dinâmica em grupo.
Trabalho em grupo. Mais cem erros que um executivo comete ao redigir (mas não poderia cometer)
Rita Mulcahy - Preparatório para PMP

4. Critérios de Avaliação:
A avaliação dar-se-á por meio de trabalho em grupo e prova dissertativa onde os alunos poderão discorrer sobre seus entendimentos e prováveis reações às diversas situações propostas.

5. Bibliografia:

CASSE, PIERRE. Preparando-se em uma hora para negociar com sucesso, 2011, Editora Nobel.
GRION, LAURINDA. Mais cem erros que um executivo comete ao redigir (mas não poderia cometer), Edicta.
FRAME, J. DAVIDSON. The new project management, 1994, Jossey&Bass Inc.
MOINE, DONALD J. Modernas técnicas de persuasão, a vantagem oculta em vendas, 1953, Summus Editorial.
WISKUP, MARK. Don't be that boss, a business fable, 2010, John Wiley & Sons Inc.
CAROSELLI, MARLENE. Relações pessoais no trabalho, 2009, Cengage.
BOAVENTURA, EDIVALDO. Como ordenar as idéias, 2007, Ática.
DORNELLES, GENI SALES. Metagestão, a arte do diálogo nas organizações, 2006, Saraiva.
PESQUEUX, YVON. Filosofia e Organização, 2008, Cengage.
BOOGE, GUSTAVO e MADALENA. As pessoas na organização, 2003, Gente.
TANURE, BETANIA. A gestão de pessoas no Brasil, virtudes e pecados capitais - Estudos de casos, 2007, Elsevier.
ZEMKE, RON. Generations at work, 2000, AMACOM.
A guide to the Project Management Body of Knowledge - PMBOK Guide (Fourth Edition), 2008, Project Mangement Institute, Inc.
MULCAHY, RITA. PMP Exam Prep, Sixth Edition: Rita's Course in a Book for Passing the PMP Exam, 2009, RMC Publications, Inc.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Roberto Tadeu Pereira Mingroni
Thalita Rincon Martins Taylor


 
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