Atividade

100192 - GPC003:Avaliação Pós-Ocupação do Empreendimento e o Desempenho das Edificações

Período da turma: 02/04/2022 a 07/05/2022

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Descrição: 1. Justificativa:
A APO é um conjunto de métodos e técnicas o qual, a partir de pesquisas aplicadas, procura fornecer insumos para a realimentação do processo de projeto, definindo-se diretrizes para novos projetos semelhantes. Em sua aplicação, a APO dá ênfase ao ponto de vista dos usuários finais dos ambientes construídos e procura desenvolver, a partir de avaliações de desempenho de ambientes em uso, o espírito crítico sobre projetos. Desta forma, a disciplina colabora na definição de programas de manutenção de curto e médio prazo em edificações, assim como na revisão e formulação de diretrizes/normas para novos projetos. Além disto, a APO procura aprimorar a visão interdisciplinar na arquitetura e no urbanismo, sobretudo no que se refere aos métodos e técnicas de pesquisa, uma vez que tem estreita interface com outras áreas do conhecimento tais como, a engenharia civil e a psicologia ambiental.
2. Objetivos da Disciplina:

A Avaliação Pós-Ocupação (APO) vem sendo aplicada sistematicamente nos países desenvolvidos, a exemplo dos EUA, França, Grã-Bretanha, Japão, além de outros como a Nova Zelândia, e se baseia no princípio básico de que edificações e espaços livres postos em uso, qualquer que seja a função, devem estar em permanente avaliação, quer do ponto de vista de seu desempenho (construtivo e espacial), quer do ponto de vista de seus usuários. O objetivo desta avaliação é obter subsídios para corrigir, sistematicamente, as falhas de projeto e aferir eventuais acertos, bem como, a partir da realimentação do processo de projeto, definir diretrizes para novos projetos semelhantes.

O objetivo da disciplina é a apresentação e discussão sobre aplicação de métodos e técnicas de APO, no contexto da gestão da qualidade do processo de projeto. Além disso, pretende-se discutir a utilização dos dados de APO realizadas para melhoria do Desempenho de Edificações e sua forma de inserção no processo de projeto.

3. Estratégias de Ensino-Aprendizagem:
Estudo de caso, Palestra técnica, Visita técnica, Pesquisa, Orientação individual/ grupo, Seminário, Trabalho em Grupo, Dinâmica de Grupo, Leitura e interpretação de textos, Aula expositiva dialogada, Argüição Oral.

Conteúdo das Aulas
1. Introduzir o conceito da APO como um conjunto de métodos e técnicas o qual, a partir de pesquisas aplicadas, procura fornecer insumos para a realimentação do processo de projeto, definindo-se diretrizes para novos projetos semelhantes
2. Discutir a aplicação da APO quanto à colaboração na definição de programas de manutenção de curto e médio prazo em edificações, assim como na revisão e formulação de diretrizes/normas para novos projetos
3. Discutir a aplicação da APO visando o aprimoramento da visão interdisciplinar na arquitetura e no urbanismo, sobretudo no que se refere aos métodos e técnicas de pesquisa, uma vez que tem estreita interface com outras áreas do conhecimento tais como, a engenharia civil e a psicologia ambiental.
4. Por meio de estudos de caso, discutir a aplicação de métodos e técnicas de APO, no contexto da gestão da qualidade do processo de projeto
5. Por meio de estudos de caso, discutir a utilização dos dados de APO realizadas para melhoria do Desempenho de Edificações e sua forma de inserção no processo de projeto.
6. Apresentação do Trabalho. Avaliação Final.

4. Critérios de Avaliação:

A avaliação do aproveitamento na disciplina será feita por equipe e individualmente com base no trabalho final e na participação em todas as demais atividades: seminários, atuação em atividades em grupo e nos exercícios propostos, aulas expositivas e outras.

O número total de seminários e a quantidade de alunos nas equipes dependerão do número de alunos inscritos na disciplina e serão definidos pelos docentes responsáveis.

5. Bibliografia:

AIA - THE AMERICAN INSTITUTE OF ARCHITECTS. Security Planning and Design: a guide for architects and building design professionals. New Jersey: John Wiley & Sons, 2003.
FABRICIO, M.M.; ORNSTEIN, S.W. (org.). Qualidade no Projeto de Edifícios. São Carlos: RIMA, 2010.
FEDERAL FACILITIES COUNCIL. Learning from Our Buildings - a state of the practice summary of post-occupancy evaluation. Washington, DC: National Academy Press, 2001 (Federal Facilities Council Technical Report n.º 145). [http://www.nap.edu/catalog.php?record_id=10288].
ORNSTEIN, S. W.; FORMOSO, C. T. (editores). Ambiente Construído V.9/ N.2/ 2009. Revista on-line da ANTAC – Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Edição especial sobre desempenho no ambiente construído. http://www.antac.org./br ambienteconstruido/ [ Edição especial sobre Qualidade do Projeto].
ORNSTEIN, S. W.; ONO, R. Post-Occupancy Evaluation and Design Quality in Brazil: concepts, approaches and an example of application. V.6. Architectural Engineering and Design Management, 2010. pp.48-67. [www.earthscan.co.uk/journals/aedm].
PINHEIRO, J. de Q.; GÜNTHER, H. (organizadores). Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008.
PRADO, A.R.A.; LOPES, M.E.; ORNSTEIN, S.W. (organizadoras). Desenho Universal: Caminhos da Acessibilidade no Brasil. São Paulo: Annablume, 2010.
ROMÉRO, M. de A.; ORNSTEIN, S. W. (coordenadores/ editores). Avaliação Pós-Ocupação. Métodos e Técnicas Aplicados à Habitação Social. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído; Financiadora de Estudos e Projetos, 2003. [http://habitare.infohab.org.br/projetos/publicacoes, asp].
SILVA, V.P.; VARGAS, M.R., ONO, R. Prevenção contra Incêndio no Projeto de Arquitetura, Rio de Janeiro: IABr/CBCA, 2010.
VOORDT, D.J.M. Van Der; WEGEN, H.B.R. Van. Architecture in use - an introduction to the programming, design and evaluation of buildings. Elsevier, 2005.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Rosaria Ono
Sheila Walbe Ornstein


 
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