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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM1333 - Currículos e Programas
Curricula and Programs

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 15 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2025 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem por objetivos propiciar ampla discussão acerca dos estudos sobre currículo, visando subsidiar os alunos para (1) compreender os diferentes conceitos de currículo e a trajetória desse campo de estudos, (2) possibilitar a análise de pesquisas sobre currículos e programas no ensino básico brasileiro e (3) identificar algumas das implicações decorrentes das decisões curriculares tomadas nas diferentes dimensões do sistema educativo, bem como das diferentes instâncias de participação na construção do currículo e de seus determinantes sociais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
167942 - Adriana Bauer
7067602 - Claudia Valentina Assumpção Galian
 
Ementa
A disciplina visa discutir conceitos de currículo e seus determinantes sócio-culturais e possibilitar o conhecimento e a análise crítica das orientações curriculares voltadas ao Ensino Básico, abarcando a dimensão dos currículos prescritos e a dos currículos em ação. Examina a contribuição de diferentes instâncias para a sua formulação e implementação; a tensão currículo comum x atenção às diferenças; o currículo integrado e a interdisciplinaridade as formas de organização da escola e os tempos e espaços de aprender, bem como a relação entre currículo e avaliação.
 
This course aims to discuss curriculum concepts and their socio-cultural determinants, as well as enable knowledge and critical analysis of curriculum orientations to Basic Education, by covering prescribed curriculum and curriculum in action aspects. It examines the different scopes contributions to its design and implementation; the tension between common curriculum vs. acknowledging differences; the integrated curriculum and interdisciplinary; school organization models, learning times and spaces; as well as the relationship between curriculum and assessment.
 
 
Conteúdo Programático
I Concepções de currículo, seus determinantes sociais e contextos culturais
II Orientações curriculares federais e contribuição das instâncias estaduais, municipais e das escolas para o currículo
III Avaliação e currículo.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas expositivas de introdução e síntese de conteúdos.
Problematização das leituras indicadas.
Discussões e outras atividades tendo como referência a literatura concernente a consideração da realidade das escolas e o exame de materiais curriculares.
Coordenação de debates com especialistas da área.

Práticas como componentes curriculares:

A carga horária de PCC envolve a realização de atividades tais como: leituras orientadas; pesquisas em campo; elaboração de relatórios de observação; visitas a espaços educacionais; levantamentos bibliográficos; apreciação de filmes para debate; realização de fichamentos, resenhas, resumos, pesquisas, etc.; elaboração de seminários; pesquisa e análise de documentos curriculares atuais que incidem sobre a organização curricular das instituições escolares; elaboração de planos e roteiros de observação para a realização de visitas a instituições escolares, para observação e análise de práticas curriculares; análise de livros e materiais didáticos utilizados em instituições escolares, a partir de roteiro produzido durante as aulas; elaboração de roteiros e realização de entrevistas com representantes da comunidade escolar, a fim de levantar sobre suas percepções e expectativas em relação ao currículo.
Critério de Avaliação
Instrumentos de avaliação do aluno:
Verificações de leitura
Exposições referentes à pesquisa bibliográfica ou de materiais curriculares, análise de projetos educacionais e experiências inovadoras
Prova dissertativa

Critérios de avaliação:
Clareza e consistência nas argumentações
Domínio dos conceitos fundamentais do campo
Adequação das proposições relativas ao desenvolvimento do currículo.
Norma de Recuperação
Os alunos reprovados ao final do semestre farão recuperação no prazo regulamentar, mediante realização de prova dissertativa ou trabalho escrito.
 
 
Bibliografia
     
I Concepções de currículo, seus determinantes sociais e contextos culturais

BARRETTO, E. S. de S. (org.). Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. Campinas: Autores Associados, 1998.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares; reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação. Porto Alegre, n.2, p.177-229,1900.

CORTESÃO, L; STOER, S. R. A interface da educação intercultural e a gestão de diversidade em sala de aula. In: GARCIA, R. L; MOREIRA, A. F. B. Currículo na contemporaneidade: incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2003.

EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. Dossiê Diferenças. Campinas, v. XXIII, n.79, ago, 2002.

SACRISTAN, J. G. Currículo e diversidade cultural. In: SILVA, T. T.; MOREIRA, A. F. (orgs.) Territórios contestados. O currículo e os novos mapas culturais. Petrópolis: Vozes, 1995.

SACRISTAN, G.; PEREZ GOMEZ. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SANTOS, L. L. História das disciplinas escolares; perspectivas de análise. Teoria e Educação. Porto Alegre, n.2, p.21-30, 1900.

SILVA, T. T.da. Documentos de identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica,1999.

UNESCO. Seminário Desarollos Curriculares para la Educación Básica en el Cono Sur. Prioridades de política y desafios de la práctica. Documento para la discussion. Buenos Aires, abril, 2006.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educação & Sociedade, vol. 28, n˚ 101, p. 1287-1302. 2007. Disponível em < http://cedes.unicamp.br>.

YOUNG, Michael. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, set./dez. 2011, p. 609-623.


II Orientações curriculares federais e contribuição das instâncias estaduais, municipais e das escolas para o currículo

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Indagações sobre o currículo (versão preliminar). Brasília; MEC/SED, novembro de 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino fundamental e médio. Brasília, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília; MEC/SEB, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Relatório de Análise de Propostas Curriculares de Ensino Fundamental e Ensino Médio. 2010. Disponível em: Acesso em 08/03/2013.

LOPES, A C.; MACEDO, E. O Pensamento curricular no Brasil. In: LOPES, A C.; MACEDO, E. (orgs.) Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, ed. 2002.

MOREIRA, A F. B. Propostas curriculares alternativas: limites e avanços. Educação & Sociedade. Campinas, v. 21, n. 73, p.109-139, dez. 2000.

SÃO PAULO (Estado), Secretaria da Educação. Orientações curriculares para o ensino fundamental, 2008.

SÃO PAULO (Município), Secretaria da Educação. Orientações curriculares para o ensino fundamental, 2008.

Pareceres, resoluções e deliberações dos Conselhos de Educação sobre a matéria.

KRAMER, Sonia. Propostas pedagógicas ou curriculares. Subsídios para uma leitura crítica. Educação e Sociedade. Campinas, v.XVIII, n.60, p.15-35.

PACHECO, J. A. Políticas curriculares descentralizadas: autonomia ou recentralização? Educação & Sociedade, v.21, n.73, dez. 2000, P.139-161.


III Currículo e avaliação

AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez, 2000. (Cap.II – O contexto internacional, as reformas educativas e a avaliação educacional).

BONAMINO, A; FRANCO, C. Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB. São Paulo: Cadernos de Pesquisa, n.108, p.101-32, nov., 1999.

BARRETTO, E. S. de S. A avaliação na escola básica entre dois modelos. Educação & Sociedade. Campinas, ano XXII, n.75, p.48- 66, ago, 2001.

RIBEIRO, S, C. A pedagogia da repetência. Estudos em avaliação educacional. São Paulo, n.4, jul-dez, 1991.

SOUSA, S. Z. Avaliação, ciclos e qualidade do ensino fundamental; uma relação a ser construída. Estudos Avançados, v. 21, p. 27- 44, 2007.

SOUSA, Sandra M. Z. L. Possíveis impactos da avaliação externa no currículo escolar. In: ROSA, D. E. G. (Org.) Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: D,P & A, 2002, p. 23-38.
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 22/2009, aprovado em 9 de dezembro de 2009 - Diretrizes
Operacionais para a implantação do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da
Educação, 2017. SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Currículo do
Estado de São Paulo. Deliberação CEE N° 169/2019.
 

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