Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
 
Engenharia de Alimentos
 
Disciplina: ZEA0765 - Instalações e Instrumentação Industrial
Industrial Piping and Instrumentation

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Carga Horária de Extensão: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno a projetar instalações de água, vapor, ar comprimido, vácuo e gases, escolhendo os correspondentes instrumentos para medida e controle. Disciplina de formação profissional em engenharia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3174233 - Rogers Ribeiro
 
Ementa
Dimensionamento de elementos de tubulações e acessórios: tubos, conexões, válvulas, purgadores e filtros. Caracterização e seleção de materiais, sistemas de aquecimento, isolamento térmico, pintura, proteção e instrumentos de medição e controle. Traçado, desenho e projeto de tubulações industriais.
 
 
 
Conteúdo Programático
Tubos: fabricação, materiais, dimensões. Meios de ligação de tubos, juntas de expansão. Conexões de tubulação. Válvulas: tipos, finalidades e operação. Purgadores de vapor: tipos, finalidades e operação. Filtros. Aquecimento, isolamento térmico, pintura e proteção. Instrumentos para medição e controle de temperatura, pressão, vazão e nível. Tubulações industriais: dimensionamento, fluxogramas, desenhos isométricos, plantas, listas de linhas e demais desenhos e documentos de um projeto.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas expositivas, seminários e visitas técnicas.
Critério de Avaliação
Avaliação continuada aplicada ao longo do semestre, a qual é composta de:
(i) uma prova individual (40% da nota);
(ii) apresentação, em grupo, do projeto de uma instalação industrial (40% da nota), sendo que essa avaliação é composta de 4 etapas, incluindo as atividades de extensão;
(iii) realização de seminários (20% da nota), com aplicação de avaliações ao final de cada seminário.

Média Final = 0,4 x P1 + 0,4 x NP + 0,2 x NS, P1 é a nota da prova, NP a nota do projeto e NS a nota do seminário.
Estando aprovado o aluno que obtiver MF maior ou igual a 5,0 (além de possuir frequência maior ou igual a 70%)
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
 
Bibliografia
     
SILVA TELLES, P.C. Tubulações Industriais: Materiais, Projetos e Montagem. LTC Editora, 2000.

SILVA TELLES, P.C. Tubulações Industriais: Cálculo. LTC Editora, 1999.

TORREIRA, R.P. Fluidos Térmicos: Água, Vapor, Óleos Térmicos. Hemus Ed., 2002.

MACINTYRE, A.J. Instalações Hidráulicas, Prediais e Industriais. Ed. Guanabara Dois, 1980.

MACINTYRE, A.J. Bombas e Instalações de Bombeamento. Ed. Guanabara Dois, 1980.

COOLEY, D.C., SACCHETTO, L.P.M. Válvulas Industriais: Teoria e Prática. Ed. Interciência, 1986.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Pequenos produtores rurais, microempreendedores, empresas e entidades de classe do ramo de processamento de alimentos.
Objetivos da atividade
As atividades extensão propostas tem como objetivo propiciar aos estudantes a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos na solução de problemas reais da indústria alimentícia, auxiliando-os no desenvolvimento de habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe, que são fundamentais no campo da Engenharia de Alimentos. Quanto à transferência de conhecimento para o grupo social alvo, tem-se como objetivo proporcionar uma mudança efetiva nos meios de produção após a intervenção proporcionada pela atividade extracurricular a ser aferida por meio da aplicação de questionários.
Descrição da atividade
A curricularização das atividades de extensão na disciplina Instalações e Instrumentação industrial (ZEA0765) se dará por meio de projetos de extensão universitária junto a empresas de processamento de alimentos. Os estudantes serão envolvidos em projetos de consultoria junto a empresas de alimentos locais, incluindo pequenos produtores rurais e microempreendedores, aplicando seus conhecimentos para resolver desafios específicos relacionados à produção, higiene, qualidade e inovação, visando a otimização e aprimoramento de instalações industriais de processamento de alimentos. Esses projetos deverão envolver a análise e reprojeto de layouts de fábricas, visando a melhoria na eficiência dos processos produtivos, o uso adequado de equipamentos, a minimização de resíduos e a garantia de padrões rigorosos de produção de alimentos. Além disso, os alunos poderão realizar estudos de logística para otimizar o fluxo de matérias-primas e produtos acabados, bem como a redução do consumo de recursos, como água e energia, tornando as instalações mais sustentáveis e econômicas.
Indicadores de avaliação da atividade
A divulgação dos resultados será realizada por meio oficinas em que os alunos poderão apresentar as soluções desenvolvidas às empresas e entidades de classe do ramo de processamento de alimentos. A efetividade das atividades extracurriculares desenvolvidas pelos alunos será mensurada por meio da aplicação de questionários de avaliação da atividade junto ao grupo social alvo. Tal avaliação será levada em consideração na composição da nota final do projeto que corresponde à 40% da nota final, segundo os critérios de avaliação.

Clique para consultar os requisitos para ZEA0765

Clique para consultar o oferecimento para ZEA0765

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP