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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
 
Engenharia de Alimentos
 
Disciplina: ZEA0662 - Fenômenos de Transporte II
Transport Phenomena II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Carga Horária de Extensão: 6 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Fornecer os conceitos fundamentais dos mecanismos de transferência de calor em fluidos e sólidos e suas aplicações em processos industriais. Capacitar o aluno a modelar e resolver problemas de interesse em transferência de calor, com escolha adequada de hipóteses e uso de ferramentas correspondentes de solução. Disciplina de formação básica em engenharia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6545148 - Izabel Cristina Freitas Moraes
 
Ementa
Introdução à transferência de calor. Condução de calor em regime permanente e em regime transiente. Convecção forçada em dutos e sobre corpos; convecção natural. Transferência de calor por radiação térmica. Transferência de calor com mudança de fase.
 
 
 
Conteúdo Programático
Introdução ao curso: conceitos fundamentais de transferência de calor e aplicações
Transferência de calor por condução - Equação de Fourier
Transferência de calor unidimensional em regime permanente (paredes plana, cilindro longo, capa esférica, paredes compostas em série)
Transferência de calor unidimensional em regime permanente com contornos convectivos
Tubos com isolamento: espessura crítica de isolamento
Condução de calor em regime transiente
Sistemas concentrados (resistência interna desprezível)
Resistência interna não-desprezível (Unidimensional, Bi-dimensional e Tri-dimensional)
Transferência de calor por convecção
Coeficientes convectivos de transferência de calor
Convecção forçada (Escoamento externo e Escoamento interno)
Convecção livre
Coeficiente global de Transferência de Calor
Ebulição e condensação
Transferência de calor por radiação
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
O método de avaliação será continuado e baseado nas aulas teóricas, práticas e atividades de extensão.
Critério de Avaliação
Nota final = NF = 0,35 x (P1 + P2) + 0,15 x RE + 0,15 x AE, sendo P1 e P2 as notas das provas escritas, RE a média dos relatórios e exercícios e AE a nota da atividade de extensão.
Norma de Recuperação
Se NF < 5,0, o aluno deverá realizar a prova de recuperação, cuja nota é da dada por REC. A média final após a realização da recuperação será MF = (NF + REC)/2, e se MF maior ou igual a 5,0 o aluno será aprovado.
 
Bibliografia Básica
     
Bibliografia Básica
INCROPERA, F.P., DEWITT, D.P. Fundamentos de transferência de calor e de massa. 7ª Ed. LTC Editora, 2010.
ÇENGEL, Y.A.; GHAJAR, A.F. Transferência de calor e massa: uma abordagem prática. Editora McGraw Hill. 4ª Ed., 2012.

Bibliografia Complementar
BENNETT, C.O., MYERS, J.E. Fênomenos de Transporte – Quantidade de Movimento, Calor e Massa. McGraw-Hill, 1978.
BIRD,R.B., STEWART, W.E., LIGHTFOOT, E.N. Fenômenos de Transporte. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2004
ÇENGEL, Y.A.; GHAJAR, A.F. Transferência de calor e massa: uma abordagem prática. Editora McGraw Hill. 4ª Ed., 2012.
GEANKÓPLIS, C. Transport Process and unit operations. 3 Ed. Prentice Hall, 1993.
WELTI-CHANES, J.; VÉLEZ-RUIZ, J.F.; BARBOSA-CÁNOVAS, G.V. Transport phenomena in food processing. Boca Raton: CRC Press, 2003.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Comerciantes e pequenos produtores da região que utilizem equipamentos e instalações que envolvam processos de transferência de calor em seus estabelecimentos (por ex., câmaras de refrigeração, trocadores de calor).
Objetivos da atividade
A atividade de extensão terá como principal objetivo complementar os conceitos teóricos abordados na disciplina com a análise de problemas reais (por ex., dimensionamento, custos, problemas operacionais) enfrentados pelos estabelecimentos comerciais e pequenas indústrias na utilização de instalações que envolvam equipamentos e instalações de troca térmica.
Descrição da atividade
As atividades a serem realizadas pelos alunos são: - entrar em contato com o público-alvo para conhecer os problemas por eles enfrentados, que deverão estar relacionados com os conceitos abordados na disciplina; - apresentar a estratégia para solução dos problemas, juntamente com o professor responsável pela disciplina; - testar os tipos de soluções, caso seja possível, juntamente com o público-alvo; - apresentar o projeto desenvolvido nesta atividades para a sociedade, em especial para o público-alvo, no formato remoto ou presencial; - elaborar vídeos de orientação geral para esse tipo de público que poderão ser disponibilizados na internet em canais permitidos pela USP.
Indicadores de avaliação da atividade
Os indicadores de avaliação serão obtidos com auxílio da Ferramenta Google Forms. As questões serão elaboradas para mensurar os impactos positivos e negativos, bem como avaliar se a atividade atingiu as expectativas. Os formulários serão respondidos pelos alunos, professor responsável e público-alvo, sendo que as informações subsidiarão ações de melhoria contínua da disciplina.

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