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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
 
Zootecnia
 
Disciplina: ZAZ0422 - Equideocultura
Equine Production

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Carga Horária de Extensão: 8 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Ressaltar a importância zootécnica e econômica da espécie, evidenciando métodos modernos da criação e produção. Aprofundar conceitos de nutrição das diversas fases fisiológicas e modalidades atléticas. Embasar conhecimentos na área de fisiologia do exercício e sua aplicabilidade pelo Zootecnista.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6997042 - Roberta Ariboni Brandi
 
Ementa
Agronegócio cavalo: visão Nacional e internacional; planejamento da criação de equinos; Infraestrutura específica e opcional para a criação de equinos – Bem-estar de equinos estabulados e a pasto; Reprodução de equinos; Especificidades na nutrição de equinos; Manejo e criação de garanhões e cavalos castrados; Manejo e criação de éguas prenhes; Manejo e criação de potros; manejo e criação de cavalos atletas; Fisiologia do exercício; Morfologia e exterior de equinos,  Doma e comportamento de equinos; Manejo sanitário de haras; escore corporal, modalidades equestres.
 
 
 
Conteúdo Programático
Agronegócio cavalo: visão Nacional e internacional
1. Enfoque conceitual de complexo do agronegócio cavalo
2. Importância do cavalo na formação do Brasil
3. Caracterização do perfil atual da atividade de criação de cavalos no Brasil
4. Principais segmentos do complexo do agronegócio cavalo no Brasil
5. Ambiente de negócios

Planejamento da criação de equinos: 
Infraestrutura específica e opcional para a criação de equinos – Bem-estar de equinos estabulados e em pastagens (como e quando se deve construir uma cocheira, formação das pastagens, outras edificações necessárias para a criação de cavalos; estruturas necessárias para doma e treinamento de equinos);
Reprodução de equinos (relembrar os principais e indispensáveis conceitos sobre a reprodução de equinos e apresentando-lhes os conceitos mais atuais na área);
Especificidades na nutrição de equinos: fisiologia da digestão de equinos; a relação volumoso:concentrado; uso de ingredientes na alimentação; avaliação de rótulos de rações comerciais;
Manejo e criação de garanhões e cavalos castrados;
Manejo e criação de éguas prenhes; 
Manejo e criação de potros; 
Manejo e criação de cavalos atletas;
Fisiologia do exercício;
Doma e comportamento de equinos;
Manejo sanitário de haras;
Morfologia e exterior de equinos 

Aulas Práticas:
a. Como se aproximar dos cavalos;
b. Sinais emitidos pelos cavalos;
c. Relação homem x cavalo;
d. Interação homem x cavalo;
e. Formulação de rações para equinos
f. escore corporal de equinos;
g. Modalidades equestres;
h. Morfologia e exterior de equinos 

Viagens Didáticas Complementares.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Testes curtos referentes aos tópicos citados no conteúdo programático e relatório de atividades de aula prática.
Critério de Avaliação
Será feita a média das notas dos testes curtos por tópicos da disciplina e dos relatórios de atividades práticas.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia Básica
     
- LEWIS,L. L. Nutrição clínica do cavalo. São Paulo: Roca, 2000. 710 p.
- FRAPE, D. Nutrição & alimentação de eqüinos. 3.ed. São Paulo: Roca, 2008. 602 p.
- NRC - National Research Council. Nutrients requirements of horses. 6. ed. rev. Washington, D.C.: National Academy Press, 2007. 341p.
- Estudo do Complexo do Agronegócio Cavalo / Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. - Brasília: CNA, 2004. 68 p. – (Coletânea Estudos Gleba; 39)
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Comunidade em geral (em especial a externa a universidade) que tenha interesse em informações com interface a equideocultura.
Objetivos da atividade
Criação de material em linguagem coloquial sobre temas com interface sobre a equideocultura que possam a serem divulgados no formato de vídeos curtos ou cartilhas para a comunidade em geral (em especial à externa a universidade).
Descrição da atividade
Os estudantes da disciplina serão divididos em grupos e será oferecido um tema para pesquisa e desenvolvimento de material, escrito em linguagem coloquial, . Os alunos pesquisarão sobre o tema e no decorrer da disciplina serão realizadas reuniões para adequação do conteúdo. Em posse do roteiro e do conteúdo corrigidos, os estudantes elaborarão cartilhas ou vídeos curtos para a divulgação da informação para a sociedade.
Indicadores de avaliação da atividade
Após a divulgação do vídeo ou cartilha, será disponibilizado um questionário com uma escala de satisfação que varia entre Muito satisfeito= 5, Satisfeito= 4, Neutro= 3, insatisfeito= 2 e muito insatisfeito =1). As perguntas serão: O material apresentado trouxe conhecimento para você?; Você esta satisfeito com a forma de apresentação do conteúdo?; Você recomendaria o nosso conteúdo? (Sim ou Não); Ficamos felizes em receber seus elogios, críticas e sugestões; Sobre quais temas teria interesse em receber mais informações? (pergunta aberta).

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