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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
 
Zootecnia
 
Disciplina: ZAZ0210 - Solos
Soils

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Oferecer aos estudantes embasamentos teóricos e práticos sobre os diferentes tipos de solo, conhecendo  suas principais características e propriedades físicas e como elas se relacionam com o manejo das pastagens e das principais culturas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6721711 - Fernanda de Fátima da Silva Devechio
 
Ementa
Oferecer aos estudantes embasamentos teóricos e práticos sobre os diferentes tipos de solo, conhecendo  suas principais características e propriedades físicas e como elas se relacionam com o manejo das pastagens e das principais culturas.
 
 
 
Conteúdo Programático
- Conceito e importância do solo na agricultura. Evolução dos conhecimentos sobre o solo. 
- Noções de Mineralogia e Petrologia: Grupo dos silicatos e dos óxidos e hidróxidos. 
- Fatores e processos de formação dos solos. Intemperismo e ocorrência de minerais de importância agronômica. 
- Composição geral do solo: fração gasosa, líquida, mineral e orgânica.
- Natureza e propriedades das frações granulométricas: textura. Frações coloidais e fenômenos de superfície.
- Estrutura e agregação do solo. Densidade das partículas e do solo. 
- Porosidade: conceito, determinação e importância. Compactação e manejo. 
- Ar e temperatura do solo.
- Consistência do solo: conceito e implicações nas operações de manejo do solo. 
- Cor do solo: importância e interpretação.
- Água no solo: Capacidade de campo e ponto de murcha permanente.
- Descrição morfológica: perfil e horizontes dos solos. 
- Noções de classificação dos solos, com ênfase ao Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos (SiBCS), visitando locais com diferentes unidades de solo. 
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
As metodologias de ensino-aprendizagem a serem utilizadas serão: aulas teóricas expositivas e participativas com os estudantes; estudos de casos práticos em grupos; aulas práticas no campo e no laboratório; visita em locais com diferentes unidades de solo; sala de aula invertida.
Critério de Avaliação
Em cada encontro será feito acompanhamento dos estudantes através dos estudos de caso e atividades práticas realizadas em grupo. Essas atividades serão entregues ao final de cada aula, a fim de diagnosticar o desenvolvimento contínuo da aprendizagem. Essas atividades de aula (AA) comporão uma média de 0,0 a 10,0. Também serão realizadas 2 (duas) avaliações teóricas no semestre (A1 e A2), cada uma valendo de 0,0 a 10,0. Média do semestre = (2*A1 + 2*A2 + AA)/5, sendo: A1: 1ª Avaliação; A2: 2ª Avaliação AA: média das atividades desenvolvidas em aula semanalmente
Norma de Recuperação
Constará de uma prova dissertativa (PD) sobre a matéria toda. A média final (2ª Avaliação) será composta pela média aritmética simples da nota final da disciplina (1ª Avaliação) + PD, ou seja, 2ª Avaliação = (1ª Avaliação + PD)/2.
 
Bibliografia Básica
     
Básica
- BRADY, N.C.; WEIL, R.R. Elementos da natureza e propriedades dos Solos. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. 686p. 
- LEPSCH, I. F. 19 Lições de Pedologia. 1.ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 456p.
- EMBRAPA – EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Sistema brasileiro de classificação de solos. 3.ed. Brasília, DF: Embrapa, 2013. 353p.


Complementar
- OLIVEIRA, J.B. Pedologia aplicada. 4.ed. Piracicaba: FEALQ, 2011. 592p. 
- RESENDE, M.; CURI, N.; REZENDE, S.B.; CORRÊA, G.F. KER, J.C. Pedologia: base para distinção de ambientes. 6.ed. Lavras: Ed. UFLA, 2014. 378p.
- SANTOS, R.D.; CURI, N.; SHIMIZU, S.H. Guia Prático para Classificação de Solos Brasileiros. 1.ed. Lavras: Produção independente, 2015. 82p.
- SANTOS, R.D.; LEMOS, R.C.; SANTOS, H.G.; KER, J.C.; ANJOS, L.H.C.; SHIMIZU, S.H. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 6.ed. Viçosa: SBCS, 2013. 100p.
- LEPSCH, I. F. Formação e Conservação dos Solos. 2.ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. 216p.
 

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