O objetivo da disciplina é aplicar a Extensão para o curso de Zootecnia. A extensão é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre a faculdade e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Trocar conhecimento da grande área das Ciências Agrárias com a sociedade.
Os alunos irão trabalhar material audiovisual na área de Ciências Agrárias e transformar a linguagem para um público em geral, sendo esse conhecimento publicado no formato do Jornal da Zootecnia ou Rádio da Zootecnia, que estará disponibilizada no formato digital. Além disso, os alunos serão responsáveis pela editoração, publicação e divulgação. A sociedade poderá avaliar o trabalho dos alunos com comentários, questionários de satisfação do cliente e outras formas a serem desenvolvidas. O aluno terá a supervisão de um docente que também será responsável pela avaliação do mesmo.
Bibliografia Básica: ALMEIDA JÚNIOR, G. A. et al. O profissional de Zootecnia no século XXI. Alegre, ES: CAUFES, 2012. 203 p. https://zootecnia.alegre.ufes.br/sites/zootecnia.alegre.ufes.br/files/field/file/Livro%20Zootecnia%20em%20recurso%20eletrônico%20_%20e-book.pdf CFMZ. RESOLUÇÃO Nº 1267, DE 08 DE MAIO DE 2019. Código de Ética do Zootecnista. http://ts.cfmv.gov.br/manual/arquivos/resolucao/1267.pdf CNE. RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Zootecnia. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces04_06.pdf CRMV/RS. Guia Básico de Legislação e Ensino em Zootecnia. Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul. 43p. https://www.crmvrs.gov.br/PDFs/GUIA_RT_ZOOTECNIA.pdf DASSOLER, F. E. et al. Indicators of the third University mission: perspectives to measure universities contributions to society. Educação em Revista, v. 39, p. e36619, 2023. DUARTE, M. G. P. et al. Drivers of scientific-technological production in Brazilian higher education and Research Institutions. Revista de Economia Contemporânea, v. 24, n. 3. p. 1-41, 2020. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, C MARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018. TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. Educ. Tem. Dig., Campinas, v.12, n.esp., p.49-72, 2011. Bibliografia Complementar: Biblioteca virtual da USP. https://www5.usp.br/pesquisa/bibliotecas/