O objetivo da disciplina é integrar a extensão universitária à matriz curricular do curso de Zootecnia, através de processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre a faculdade e a comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social. As atividades de extensão englobam a produção, aplicação e divulgação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa, com atuação principal e interação com a sociedade através de mídias digitais.
Identificação de assuntos ligados à produção animal Briefing: estratégias, público e linguagem. Identificação de mídias digitais e Key Performance Indicators (KPI's) Produção do conteúdo técnico e divulgação do conteúdo.
Identificação da área de estudos ligados à produção animal, em todas as áreas de atuação e campos do saber ligados à produção e consumo sustentáveis, bem-estar animal, mudanças climáticas, sanidade, performance, melhoramento genéticos, etc. Briefing: estratégias, público e linguagem. Identificação de mídias digitais e Key Performance Indicators (KPI's) Produção do conteúdo técnico e divulgação do conteúdo. Monitoramento de KPI's e interação com a sociedade: Blogs, Podcasts, Redes Sociais, Mídia Digital Especializada (sites de empresas) ou outros canais previamente identificados.
Bibliografia Básica: ALMEIDA JÚNIOR, G. A. et al. O profissional de Zootecnia no século XXI. Alegre, ES: CAUFES, 2012. 203 p. https://zootecnia.alegre.ufes.br/sites/zootecnia.alegre.ufes.br/files/field/file/Livro%20Zootecnia%20em%20recurso%20eletrônico%20_%20e-book.pdf CFMZ. RESOLUÇÃO Nº 1267, DE 08 DE MAIO DE 2019. Código de Ética do Zootecnista. http://ts.cfmv.gov.br/manual/arquivos/resolucao/1267.pdf CNE. RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Zootecnia. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces04_06.pdf CRMV/RS. Guia Básico de Legislação e Ensino em Zootecnia. Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul. 43p. https://www.crmvrs.gov.br/PDFs/GUIA_RT_ZOOTECNIA.pdf DASSOLER, F. E. et al. Indicators of the third University mission: perspectives to measure universities contributions to society. Educação em Revista, v. 39, p. e36619, 2023. DUARTE, M. G. P. et al. Drivers of scientific-technological production in Brazilian higher education and Research Institutions. Revista de Economia Contemporânea, v. 24, n. 3. p. 1-41, 2020. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, C MARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018. PINHEIRO, J. V.; SILVA NARCISO, C. A IMPORT NCIA DA INSERÇÃO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. Revista Extensão & Sociedade, v. 14, n. 2, 2022. PIRES DA SILVA, W. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: Um conceito em Construção. Revista Extensão & Sociedade, v. 11, n. 2, 2020. TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. Educ. Tem. Dig., Campinas, v.12, n.esp., p.49-72, 2011. Bibliografia Complementar: Biblioteca virtual da USP. https://www5.usp.br/pesquisa/bibliotecas/