O objetivo da disciplina é aplicar a Extensão para o curso de Zootecnia. A extensão é a atividade que se integra à matriz curricular, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre a faculdade e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa. Promover a ampliação do alcance dos processos de produção e difusão de conhecimento, visando ao enriquecimento curricular, à formação complementar em extensão e à maior integração da Universidade com a sociedade que a subsidia, através da produção de material instrutivo e ações de divulgação das áreas de atuação e eixos profissionalizantes do curso de Zootecnia.
Campos do saber e áreas de atuação do Zootecnista Usos das Mídias Produção do conteúdo técnico e Difusão do material produzido.
Campos do saber e áreas de atuação do Zootecnista. Tipos de conteúdo, linguagem e ferramentas audiovisuais para Mídias digitais. Escolha da abordagem e das ferramentas na produção de conteúdo técnico. Identidade visual, formatação e padronização do conteúdo. Difusão do material produzido: visitas monitoradas realizadas na FZEA e/ou visita e apresentação às escolas públicas ou privadas.
Bibliografia Básica: ALMEIDA JÚNIOR, G. A. et al. O profissional de Zootecnia no século XXI. Alegre, ES: CAUFES, 2012. 203 p. https://zootecnia.alegre.ufes.br/sites/zootecnia.alegre.ufes.br/files/field/file/Livro%20Zootecnia%20em%20recurso%20eletrônico%20_%20e-book.pdf CFMZ. RESOLUÇÃO Nº 1267, DE 08 DE MAIO DE 2019. Código de Ética do Zootecnista. http://ts.cfmv.gov.br/manual/arquivos/resolucao/1267.pdf CNE. RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Zootecnia. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces04_06.pdf CRMV/RS. Guia Básico de Legislação e Ensino em Zootecnia. Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul. 43p. https://www.crmvrs.gov.br/PDFs/GUIA_RT_ZOOTECNIA.pdf DASSOLER, F. E. et al. Indicators of the third University mission: perspectives to measure universities contributions to society. Educação em Revista, v. 39, p. e36619, 2023. DUARTE, M. G. P. et al. Drivers of scientific-technological production in Brazilian higher education and Research Institutions. Revista de Economia Contemporânea, v. 24, n. 3. p. 1-41, 2020. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, C MARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018. TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. Aprendizagem Colaborativa e Web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. Educ. Tem. Dig., Campinas, v.12, n.esp., p.49-72, 2011. Bibliografia Complementar: Biblioteca virtual da USP. https://www5.usp.br/pesquisa/bibliotecas/