Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
 
Disciplinas Interdepartamentais
 
Disciplina: RCG0454 - Saúde da Mulher
Women's Health

Créditos Aula: 9
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 135 h
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Introduzir os conceitos, as habilidades e as atitudes a serem desenvolvidos no eixo saúde da mulher e necessários para a formação generalista do médico.
Propiciar a integração de teoria e prática, estimulando a participação ativa do estudante, a aprendizagem em pequenos grupos e o trabalho em equipe.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
943106 - Francisco José Cândido dos Reis
1548570 - Oméro Benedicto Poli Nétto
1960042 - Rosana Maria dos Reis
1926147 - Silvana Maria Quintana
 
Ementa
A disciplina inclui aulas teóricas, seminários, aulas práticas envolvendo temas prevalentes na abordagem integral da saúde da mulher nas diversas etapas de sua vidas: desenvolvimento, período reprodutivo, menopausa e senilidade.
 
 
 
Conteúdo Programático
Propedêutica Ginecológica e Obstétrica, Modificações gravídicas e diagnóstico de gravidez, Pré-natal, Relações feto-maternas e mecanismo de parto, Parto: Contratilidade uterina, fases clínicas do parto e partograma, Embriologia, Morfologia e Fisiologia placentária, Endocrinologia do Ciclo Grávido-Puerperal, Embriologia e Anatomia do Aparelho Genital Feminino, Diferenciação Sexual Normal e Anormal, Fisiologia do Ciclo Menstrual, Distúrbios Menstruais, Infertilidade Conjugal: epidemiologia, fisiopatologia, propedêutica e terapêutica, Endometriose, Introdução à Sexualidade, Anticoncepção, Climatério, Ginecologia Infanto-Puberal, Amamentação, Avaliação da vitalidade fetal, Avaliação da maturidade fetal, Prematuridade, Corioamniorrexe, Síndromes hipertensivas na gestação, Doença hemolítica perinatal, Diabetes na gestação
Distócias, Tocurgia, Gemelaridade, Distopias genitais, Incontinência urinária na mulher, Leiomiomas do corpo uterino, Rastreamento das lesões pré-neoplásicas do colo uterino, Tratamento das lesões pré-neoplásicas do colo uterino, Diagóstico clínico e tratamento para os tumores do colo uterino, Diagnóstico diferencial das lesões do endométrio, Tumores malignos do corpo uterino, Diagnóstico diferencial das massas anexiais, Tumores malignos do ovário, Epidemiologia e diagnóstico clínico do câncer da mama, Rastreamento do câncer da mama, Tratamento do câncer da mama, Hemorragias na gestação, Doenças sexualmente transmissíveis, Transmissão vertical das infecções, Dor abdominal e pélvica, Doenças benignas da mama, Sangramento uterino anormal.

Serão realizadas 5 atividades práticas em Unidade Básica de Saúde com mesmo tutor (denominadas Práticas Tutoradas), 6 atividades práticas em ambulatórios especializados no HC com docentes da área (denominadas Práticas Sistematizadas), 1 atividade prática simulada com manequim no laboratório de habilidades da FMRP (denominada Prática em Simulação), 6 períodos programados para estudo à distância com disponibilização de aulas teóricas expositivas gravadas acessadas pelo moodle stoa (30 aulas curtas com duração de 30 a 60 minutos) e 7 discussões de casos clínicos (DCC) presenciais abordando os temas das aulas expositivas gravadas.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
A avaliação das competências adquiridas pelos estudantes será constituída por um exame teórico escrito, um exame prático estruturado, pela avaliação durante as discussões de casos clínicos, e pela frequência nas atividades práticas. Para essas avaliações serão consideradas os seguintes quesitos: participação nas DCC (nota baseada no questionário e na participação das discussões, sendo a nota final a média das 8 DCCs); exame teórico final (10 questões abertas na forma de casos clínicos); exame prático estruturado – OSCE (estações independentes, onde o estudante será solicitado a desempenhar uma série de habilidades através como anamnese, o exame físico, procedimentos simples, interpretação de exames laboratoriais e resolução de problemas de pacientes, além de parâmetros como comunicação e atitude); e frequência nas atividades práticas.
Critério de Avaliação
- 0,3 DCC* (média dos 8 DCC)+ 0,3 Avaliação Teórica + 0,4 Avaliação Prática. * A nota de cada DCC é dada pela nota da avaliação teórica pré-DCC (0,4)+ a participação individual do aluno na atividade de DCC (0,6)
Norma de Recuperação
- Estudantes com média final inferior a 5 (cinco) e superior a 3 (três), desde que tenham presença superior a 70% das atividades, poderão realizar a recuperação, que constará de prova de avaliação. A nota final da aprovação corresponderá a nota desta prova mais a nota do curso regular, dividida por 2, que deverá ser igual ou superior 5 (cinco).
 
Bibliografia Básica
     
Berek JS. Berek e Novak: Tratado de Ginecologia. 14ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2008.
Neme B. Obstetrícia Básica. 3ª ed. São Paulo:Sarvier. 2006.
Rezende J. Obstetrícia. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2005
Obstetrícia Fundamental. Rezende e Montenegro. Editora Guanabara-Koogan, 2003
Obstetrícia. Marcelo Zugaib. Editora Manole, 2009
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Mulheres no SUS, advindas do DRS XIII, em unidades de saúde primárias e secundárias e no ambulatório do Campus HCFMRP- USP.
Objetivos da atividade
Oferecer atendimento individual as pacientes citadas, introduzindo aos alunos os conceitos, as habilidades e as atitudes a serem desenvolvidos no eixo saúde da mulher e necessários para a formação generalista do médico. Propiciar a integração de teoria e prática, estimulando a participação ativa do estudante, a aprendizagem em pequenos grupos e o trabalho em equipe.
Descrição da atividade
Exame físico, interpretação dos principais achados, de exames complementares e bases da prescrição. Avaliação longitudinal da paciente.
Indicadores de avaliação da atividade
Número de pacientes atendidos, número e caracterização das atividades realizadas, avaliação pelos usuários, avaliação dos estudantes e docentes envolvidos.

Clique para consultar os requisitos para RCG0454

Clique para consultar o oferecimento para RCG0454

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP