Os objetivos de aprendizagem dessa disciplina são os seguintes: - Apresentar noções básicas do funcionamento de estabelecimentos assistenciais de saúde sob a ótica da Engenharia Clínica - Apresentar noções básicas da atuação da Engenharia Clínica As competências e habilidades a serem desenvolvidas nessa disciplina são as seguintes: C1. Identificar necessidades e requisitos dos problemas de engenharia em seus aspectos técnicos, econômicos, éticos, sociais, culturais e ambientais. H1.3. Reconhecer e identificar aspectos multidisciplinares dos problemas de engenharia e propor abordagens adequadas. C4. Trabalhar em equipe e gerir o desenvolvimento e a implementação de soluções de engenharia. H4.3. Reconhecer e considerar aspectos técnicos, econômicos, éticos, sociais, culturais, ambientais e de sustentabilidade ao desenvolvimento e implementação e em todo o ciclo de vida de um projeto. C5. Comunicar-se eficazmente em diferentes contextos e através de diferentes técnicas. H5.3. Comunicar-se de forma técnica e eficaz, adequada a diferentes contextos, com equipes multidisciplinares, especialmente através de relatórios e apresentações. C6. Investigar e aprender de forma autônoma. H6.2. Reconhecer conceitos, metodologias e técnicas existentes aplicáveis a novos problemas e adaptá-las quando necessário, segundo critérios técnicos e boas práticas de engenharia.
A disciplina apresenta aos alunos aplicações da engenharia em ambientes de assistência à saúde. Aborda os fundamentos da Engenharia Clínica, destacando suas diferenças e interações com a Engenharia Biomédica. Introduz os diversos tipos de estabelecimentos assistenciais de saúde, suas estruturas e normas regulatórias. Apresenta os princípios dos ensaios normativos aplicáveis a equipamentos eletromédicos e o processo de aquisição. Aborda técnicas de implementação e controle de inventário para a gestão eficiente de equipamentos. Políticas de manutenção são também apresentadas A disciplina busca preparar os alunos para desafios técnicos e gerenciais na área da saúde.
1. Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica 2. Estabelecimentos assistenciais de saúde: noções básicas de funcionamento sob a ótica da Engenharia Clínica 3. Noções de ensaios normativos em equipamentos eletromédicos: exigências de pré-mercado, pós-mercado e pós-manutenção 4. Processo de aquisição de equipamentos eletromédicos: noções básicas 5. Implementação e controle de inventário: noções básicas 6. Políticas de manutenção: noções básicas
[1] AGÊNCIA NACIONAL DE VIGIL NCIA SANITÁRIA. Resoluções da Diretoria Colegiada (RDC).Brasília: ANVISA. [2] Antunes, E. et al. Gestão da tecnologia biomédica: tecnovigilância e engenharia clínica. [s.l.] Editions scientifiques ACODESS, 2002. [3] Souza, A. F. et al. Gestão de manutenção em serviços de saúde. [s.l.]: Editora Edgard Blucher, 2022. [4] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR IEC 62353: Equipamento eletromédico — Ensaio recorrente e ensaio após reparo de Equipamento eletromédico. Rio de Janeiro: ABNT, 2019. [5] Calil, S. J.; Teixeira, M. S. Gerenciamento de manutenção de equipamentos hospitalares. Editora Fundação Peirópolis: 1998. [6] WORLD HEALTH ORGANIZATION. Computerized maintenance management system. 2011.