Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: PRO3582 - Projeto de Novos Empreendimentos
New Venture Design

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
O estudante deve ser capaz de:

1. Compreender os fundamentos em empreendedorismo e suas aplicações
2. Aplicar técnicas para identificação de oportunidades, caracterização de personas e prototipação de produtos e serviços
3. Aplicar técnicas para estruturação e validação de modelos de negócios
4. Analisar os resultados obtidos em testes de hipóteses reais
5. Criar projetos de empreendimentos inovadores e operacionalizáveis
 
The student must be able to:

1. Understand the fundamentals of entrepreneurship and its applications.
2. Apply techniques for identifying opportunities, characterizing personas, and prototyping products and services.
3. Apply techniques for structuring and validating business models.
4. Analyze the results obtained in tests of real hypotheses.
5. Create projects for innovative and operational ventures.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
486545 - André Leme Fleury
 
Ementa
Modelos de negócios, novos projetos e empreendimentos. Setores econômicos emergentes.  Projeto de novos empreendimentos.

Esta disciplina contribui para o desenvolvimento das seguintes competências do curso:

Competência 3 - Gerir a implementação de soluções de engenharia
Competência 6 - Pesquisar, inovar e empreender


E das seguintes habilidades:
- Compreender os métodos de análise e resolução de problemas de produção de forma a analisar os problemas de engenharia de forma sistêmica e humanista para o desenvolvimento de soluções de engenharia de produção nas organizações;
- Atuar de forma inovadora e empreendedora, com responsabilidade técnica, econômica, social e ambiental;
- Compreender e aplicar as técnicas de projeto de produtos, serviços e negócios;
- Projetar e viabilizar a produção de produtos, serviços e negócios;
- Compreender os conceitos e métodos de gestão de projetos de forma a planejar, executar e controlar projetos de engenharia e gestão.
 
New projects and business models. Emerging economic opportunities, new venture design.

This discipline contributes to the development of the following course competencies:

Competency 3 - Manage the implementation of engineering solutions
Competency 6 - Research, innovate, and entrepreneurship

And the following related skills:

- Understand the methods of analysis and problem-solving in production to analyze engineering problems in a systemic and humanistic way for the development of production engineering solutions in organizations;
- Act in an innovative and entrepreneurial manner, with technical, economic, social, and environmental responsibility;
- Understand and apply techniques for designing products, services, and businesses;
-. Design and make feasible the production of products, services, and businesses;
- Understand the concepts and methods of project management to plan, execute, and control engineering and management projects.
 
 
Conteúdo Programático
Atividades teóricas (conhecimentos):

1. Estudo, aulas, discussões e exercícios sobre:
a. Fundamentos em empreendedorismo
b. Fundamentos em Design
c. Design Thining
d. Empreendedorismo direcionado por hipóteses
e. Modelos de negócios
f. Marketing digital
g. Gestão financeira
h. Finanças para startups
i. Modelos de financiamento para novos empreendimentos

Atividades práticas (habilidades):

1. Projeto e validação de diferentes aspectos de um modelo de negócios
a. Identificação de clientes e segmentação de mercados
b. Identificação da proposta de valor
c. Identificação de canais de acesso
d. Desenvolvimento de produtos-mínimo-viáveis
e. Teste de hipóteses e consolidação de aprendizados
f. Elaboração de modelos de negócios
g. Elaboração de análises financeiras
 
Theoretical activities (knowledge):
1. Study, classes, discussions and exercises on:
a. Fundamentals of entrepreneurship
b. Fundamentals of Design
c. Design Thinking
d. Hypothesis-driven entrepreneurship
e. Business models
f. Digital marketing
g. Financial management
h. Finance for startups
i. Financing models for new ventures

Practical activities (skills):
Design and validation of different aspects of a business model
a. Identification of customers and market segmentation
b. Identification of the value proposition
c. Identification of access channels
d. Development of minimum viable products
e. Hypothesis testing and consolidation of learnings
f. Elaboration of business models
g. Elaboration of financial analyses
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Atividades de Avaliação:

1. O curso é composto por aulas presencias e por aulas mediadas por tecnologia, realizadas em lugares ou tempos diversos, pela realização de atividades presenciais e pela realização de atividades em ambientes virtuais e pelo desenvolvimento de uma proposta de projeto para criação de um novo empreendimento. Dessa maneira, a avaliação é composta pelo desenvolvimento do projeto (presencial e mediado por tecnologia), pela apresentação do projeto (presencial e mediado por tecnologia) e por uma prova presencial
Critério de Avaliação
Média de três notas.
Norma de Recuperação
Uma prova de recuperação.
 
 
Bibliografia
     
Baxter, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2.ed. São Paulo: Blucher, 1998.

Brown, T. Design thinking .Harvard Business Review, June 2008. Blank, S. Why the lean startup changes everything. Harvard Business Review. May 2013. Blank, S.; Dorf, B. Startup: manual doempreendedor. Alta Books, 2014. Buchanan, R. Wicked Problems in Design Thinking.Design Issues. Vol.8 N.2, 1992.

Chase, R.B.; Aquilano, N.J.; Jacobs, F.R. Production and Operations Management : manufacturing and services. 8.ed, Boston, Irwin-McGrawHill, 1998.

Dorst, K. The core of ‘design thinking’ and its application. Design Studies Vol 32 No. 6 November 2011.

Groover, M. Automation, Production Systems and Computer Integrated Manufacturing, 2.ed., Nova Jersey, Prentice-Hall, 1987.

Katz, B. Make it New. The history of Sylicon Valley design. Cambridge: MIT Press, 2007. Krippendorf, K. The semantic turn: a new foundation for design. London: Taylor and Francis, 2006. Meredith, J R; Mantel, S J; Wiley, J. Project Management : a managerial approach., 1995. Osterwalder, A.; Pigneur, Y. Business Model Generation. Alta Books – 2011.

Osterwalder, A.; Pigneur, Y.; Bernarda, G.; Smith, A. Value Proposition Design. Alta Books Editora, 2019. Ries, E. A Startup Enxuta. Leya, 2012.

Simon, H. The structure of ill defined problems. Artificial Intelligence. Vol. 4 1973.

Thiel, P.; Masters, B. De Zero a Um. Objetiva, 2014.
 

Clique para consultar os requisitos para PRO3582

Clique para consultar o oferecimento para PRO3582

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP