Motivação Esta disciplina foi desenvolvida com o objetivo de apresentar as discussões oriundas da inserção de práticas e programas de Responsabilidade Social Corporativa nas atividades dos agentes econômicos. Entende-se que um dos grandes desafios das empresas é equilibrar objetivos ambientais, sociais e econômicos. Diante disso, os profissionais devem estar preparados para tomar decisões que envolvam trade-offs entre os objetivos apresentados, bem como seus desdobramentos.
O curso foi desenvolvido com o objetivo de apresentar as discussões oriundas da inserção de práticas e programas de Responsabilidade Social Corporativa nas atividades dos agentes econômicos. O programa da disciplina tem início com a apresentação da origem do termo e sua evolução. Segue a discussão a respeito da inserção de práticas de RSC nas operações da empresa e o impacto em termos de performance. Posteriormente são apresentados os modelos de RSC para países desenvolvidos e em desenvolvimento destacando suas semelhanças e diferenças e os efeitos em termos de práticas de RSC. Também é discutida a inserção de práticas de RSC no modelo de negócios das empresas, destacando a importância dos micro fundamentos. E, finalmente, apresenta-se a questão sob a perspectiva dos negócios sociais. Serão utilizados estudo de casos de empresas brasileira e internacionais, bem como relatórios de sustentabilidade de grandes empresas para ilustração e entendimento dos conceitos.
1. Origem do conceito a. Comissão Brundland b. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Nações Unidas) c. Princípios Organização Internacional do Trabalho 2. RSC sob a perspectiva das empresas: RSC x performance a. Origem do conceito para empresa b. Valor compartilhado c. Relatórios de Sustentabilidade (ex: Global Reporting Initiative – GRI) d. Banco de dados sobre RSC 3. Modelos de RSC: países desenvolvidos e em desenvolvimento a. Modelo de RSC paises desenvolvidos b. Modelo de RSC países em desenvolvimento 4. RSC e o modelo de negócios a. Literatura de modelo de negócios e como RSC pode ser inserido b. Microfundamentos de RSC 5. RSC e pequenos empreendimentos a. Criação de valor social b. Negócios sociais
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