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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Produção
 
Disciplina: PRO3385 - Responsabilidade Social Corporativa
Corporate Social Responsibility

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Motivação
Esta disciplina foi desenvolvida com o objetivo de apresentar as discussões oriundas da inserção de práticas e programas de Responsabilidade Social Corporativa nas atividades dos agentes econômicos. Entende-se que um dos grandes desafios das empresas é equilibrar objetivos ambientais, sociais e econômicos. Diante disso, os profissionais devem estar preparados para tomar decisões que envolvam trade-offs entre os objetivos apresentados, bem como seus desdobramentos.
 
Motivation The main motivation of this discipline is to discuss the consideration of programs/actions of Corporate Social Responsibility by economic agents. One of the main challenges of companies is to balance environmental, social and economic goals. The professionals have to acquire the knowledge for facing this kind of trade-offs regarding the goals presented. Objective To present the origin and development of the Corporate Social Responsibility concept and how companies have been adopting CSR actions and programs.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
39372 - Afonso Carlos Correa Fleury
2184455 - Roberta de Castro Souza Piao
 
Ementa
O curso foi desenvolvido com o objetivo de apresentar as discussões oriundas da inserção de práticas e programas de Responsabilidade Social Corporativa nas atividades dos agentes econômicos. O programa da disciplina tem início com a apresentação da origem do termo e sua evolução. Segue a discussão a respeito da inserção de práticas de RSC nas operações da empresa e o impacto em termos de performance. Posteriormente são apresentados os modelos de RSC para países desenvolvidos e em desenvolvimento destacando suas semelhanças e diferenças e os efeitos em termos de práticas de RSC. Também é discutida a inserção de práticas de RSC no modelo de negócios das empresas, destacando a importância dos micro fundamentos. E, finalmente, apresenta-se a questão sob a perspectiva dos negócios sociais. 

Serão utilizados estudo de casos de empresas brasileira e internacionais, bem como relatórios de sustentabilidade de grandes empresas para ilustração e entendimento dos conceitos.
 
In this course is to discuss the consideration of programs/actions of Corporate Social Responsibility by economic agents. Firstly, it is discussed the origin of CSR concept and its development. Follow the discussion about CSR actions in companies operations, and its impacts in terms of performance. It also presented the models of CSR for developed and developing countries and their differences. Fourthly it is discussed the CSR actions/programs from the perspective of business models literature, and finally it is presented the CSR and small business and the concept of social value creation. Class activities: to analyse case studies of Brazilian and international companies, and sustainability reports of multinationals for understanding the concepts.
 
 
Conteúdo Programático
1.	Origem do conceito
a.	Comissão Brundland
b.	Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Nações Unidas)
c.	Princípios Organização Internacional do Trabalho
2.	RSC sob a perspectiva das empresas: RSC x performance
a.	Origem do conceito para empresa 
b.	Valor compartilhado
c.	Relatórios de Sustentabilidade (ex: Global Reporting Initiative – GRI)
d.	Banco de dados sobre RSC
3.	Modelos de RSC: países desenvolvidos e em desenvolvimento
a.	Modelo de RSC paises desenvolvidos
b.	Modelo de RSC países em desenvolvimento
4.	RSC e o modelo de negócios
a.	Literatura de modelo de negócios e como RSC pode ser inserido
b.	Microfundamentos de RSC
5.	RSC e pequenos empreendimentos
a.	Criação de valor social
b.	Negócios sociais
 
1. Origin of CSR concept Brundland Commission Sustainable Development Goals (United Nations) Principles of International Labour Organization (ILO) 2. CSR from companies perspective CSR X performance Shared value Sustainability Reports CSR Database 3. CSR Models: developed and developing countries 4. CSR and business model Microfoundations of CSR 5. CSR and small business Social value creation Social business
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Avaliação com provas individuais e trabalhos realizados em grupo
Critério de Avaliação
Média de duas notas (provas e trabalhos)
Norma de Recuperação
Prova de recuperação fechada
 
Bibliografia Básica
     
CARROLL, A. B.; SHABANA, K. M. The business case for corporate social responsibility: A review of concepts, research and practice. International journal of management reviews, v. 12, n. 1, p. 85–105, 2010.
Carroll, A.B. The pyramid of CSR: toward the moral management of organizational stakeholders, Business Horizons, July-August, 1991. 
Blowfield, M.; Murray, A. Corporate Responsibility. Oxford Press, 2008.
Ambec, S.; Lanoie, P. Does it pay to be green? A systematic overview. Academy of Management, 2008. 
Delmas, M.A.; Burbano, V.C. The drivers of greenwashing. University of California, Berkeley, v.54, n.1, Fall 2011. 
Hallegatte, S.; Heal, G.; Fay, M.; Treguer, D. From growth to green growth: a framework. Policy Research Working Paper 5872, The World Bank, Sustainable Development Network, Nov. 2011. 
Marquis, C.; Toffel, M.; Zhou, Y. Scrutiny, norms, and selective disclosure: a global study of greenwashing. Organization Science, 2016. 
Wang, S. Literature review of corporate social responsibility. In: Wang, S. Chinese strategic Decision-making on CSR.  Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2015. 
Hafenbradl, S.; Waeger, D. Ideology and the microfoundations of CSR: why executives believe in the business case for CSR and how this affects their CSR engagements. Academy of Management Journal, v.60, n.4, 2017.
Cruz, J.M. Dynamics of supply chain networks with corporate social responsibility through integrated environmental decision-making. European Journal of Operational Research, 184, 2008.
 

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