O estudante deve ser capaz de: 1. Compreender informação, sistemas de informação e tecnologia da informação; 2. Compreender os requisitos de sistemas de informação gerenciais; 3. Compreender o ciclo de vida do software e seu processo de desenvolvimento; 4. Aplicar as técnicas de análise de sistemas, modelagem de dados e configuração de banco de dados; Criar um protótipo de um sistema de informação, com banco de dados acessível remotamente.
Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Gestão de Projetos, Engenharia de Software, Análise de Sistemas. Linguagens e Ambientes de Desenvolvimento, Banco de Dados e Projeto de Sistemas de Informação Gerenciais. Esta disciplina contribui para o desenvolvimento das seguintes competências do curso: Competência 2 - Conceber soluções de engenharia E para o desenvolvimento das seguintes habilidades - Compreender os conhecimentos de análise de dados, computação e tecnologia da informação e suas implicações na engenharia de produção para aplicar seus conceitos e métodos na resolução de problemas de engenharia e gestão;
Atividades teóricas (conhecimentos): - Estudo, aulas, discussões e exercícios sobre: - Sistemas de Informação - Tecnologia da Informação - Gestão de Projetos - Engenharia de Software - Linguagens e Ambientes de Desenvolvimento - Banco de Dados Atividades práticas (habilidades): - Exercícios de Programação em Laboratório - Projeto de um Sistema de Informação Gerencial. - Formação dos grupos - Busca e definição do cliente - Análise do negócio do cliente - Levantamento dos requisitos - Modelagem - Prototipagem - Validação do protótipo - Implementação computacional - Verificação e Validação da aplicação - Documentação da aplicação - Apresentação do Projeto
Pessman, Roger S., & Bruce R. Maxim. Engenharia de software, 9ed. McGraw Hill Brasil, 2021. Paula Filho, Wilson P. Engenharia de software: fundamentos, métodos e padrões, 3ed. LTC, 2008. Gobov, Denys, et al. “Approaches for the concept ‘Business Analysis’ definition in IT Projects and Frameworks”. ICST. 2020. Silva, Vinicius M., Raquel M. Barbosa & Diana F. Adamatti. “Princípios de Usabilidade e a Importância do Usuário no Projeto de Interfaces.” ICCEEg. 1(12):29-38, 2016. Guedes, Gilleanes T.A. UML 2: guia prático. 2ed. Novatec Editora, 2014. Cardoso, Gisele C. & Virgínia M. Cardoso. Linguagem SQL: fundamentos e práticas. Editora Saraiva, 2013. Miletto, Evandro M. & Silvia C. Bertagnolli. Desenvolvimento de Software II: introdução ao desenvolvimento web com HTML, CSS, JavaScript e PHP. Bookman Editora, 2014. https://www.w3schools.com/ - referência para linguagens de programação https://www.php.net/ - referência linguagem PHP https://www.w3.org/ - referência das linguagens web https://www.mysql.com/ - referência da linguagem MySQL https://mariadb.org/ - referência da linguagem SQL https://www.apachefriends.org/pt_br/index.html - ambiente para desenvolvimento em Apache https://github.com/ - ambiente para programação cooperativa