a) Fomentar criação de equipes multidisciplinares para criação de projetos de empreendedorismo com potencial de transformação em startups.b) Criação de um ambiente que fomente o surgimento de ideias, a serem contemplados durante a concepção e delineamento de um novo produto, novo serviço ou novo negócio;c) Discutir com os graduandos de diferentes cursos e campi a aplicação dos conceitos e técnicas de Administração no contexto das pequenas e médias empresas nascentes, abrangendo empreendimentos de base tecnológica, tradicionais e culturais.d) Apresentar os aspectos relacionados à criação e gestão de startup em diferentes setores de atividade econômica.e) Apresentar metodologias de elaboração e apresentação do planejamento de um negócio a ser utilizado para: captar recursos financeiros para investimentos públicos ou privados ou buscar novos investidores para o negócio
Capacitação em empreendedorismo, por meio da aprendizagem das técnicas de ideação, analise de mercado, modelos de negócios, planejamento de negócios globais, prototipação e tecnologia, validação, finanças e valuation, apresentação e pitch para investidores. De forma a preparar os alunos para desenvolver propostas de empresas inovadoras nos mais diferentes segmentos de atividade econômica cultural e social.
Semana 1: Aula 1 (vídeo aula síncrona): Aula Inspiracional: A Jornada do Empreendedor (Empreendedor convidado) (Aula Síncrona)Aula 2 (video aula assíncrona): Julgamento e ação empreendedora sob incerteza (videoaula assíncrona)Semana 2:Aula 3: Mentoria para Aceleração do Processo de Matchmaking: Encontrando parcerias e formando Equipe de trabalho (processo de matchmaking de acordo com a área de formação e a área de interesse para desenvolver seu projeto de empreendedorismo)Aula 4 (vídeo aula assíncrona): Oportunidades, crenças e ideias: por que e por onde empreendedores e empreendedoras começam? Semana 3 Aula 5 (video aula assíncrona): Encontrando uma ideia para o negócio (A prospecção de oportunidades e a questão do risco no empreendedorismo) / Conhecendo o mercado e o potencial da ideia Aula 6: Fundamentos de Marketing para Empreendedorismo - Conceitos essenciais: Valor, Foco no Consumidor, Esforço Integrado e Lucratividade Sustentável. Do Plano de Negócios para o Plano de Marketing.Semana 4Aula 7 Fundamentos de Marketing para Empreendedorismo - Como identificar e conquistar clientes. Tipificação: o Marketing B2B e o Marketing B2C. O comportamento do consumidor.Aula 8: Fundamentos de Marketing para Empreendedorismo - Estudo de Caso Semana 5:Aula 9: Fundamentos de Marketing para Empreendedorismo - Gestão do Composto e de Marketing e BrandingAula 10: Os Impactos da Tecnologia nas Práticas de Mercado - Desafios e Oportunidades dos 4 Pês na Era Digital.Semana 6: Aula 11: Pensando em negócios globais (video aula assíncrona)Aula 12 (on-line síncrona): 1a Entrega: 1o Protótipo: Mentoria Semana 7Aula 13: Desenvolvendo o MVP (vídeo aula assíncrona)Aula 14: 2a Entrega: Validação do Protótipo Mentoria especializada / profissionais convidados (on-line síncrona)Semana 8 Aula 15: Aspectos tecnológicos (video aula assíncrona)Aula 16: TutoriaSemana 9: Aula 17: TutoriaAula 18: 3a Entrega: 2a Validação do Protótipo Mentoria Especializada (on-line síncrona)Semana 10:Aula 19: Prospecção de tecnologias concorrentes (vídeo aula assíncrona)Aula 20: TutoriaSemana 11:Aula 21: TutoriaAula 22: 4a Entrega 3 a Validação Protótipo Mentoria Especializada (on-line síncrona)Semana 12:Aula 23: Finanças e Tributos para Empreendedorismo (vídeo aula assíncrona)Aula 24: A Jornada do Fund Raising (vídeo aula assíncrona)Semana 13 Aula 25: Valuation (video aula assíncrona)Aula 26 : Mentoria Finanças para Empreendedorismo / profissionais convidados (Aula Síncrona)Semana 14Aula 27: Como realizar um PITCH para investidores (vídeo aula assíncrona) Aula 28: 1a rodada de PITCH (processo do Funil)Semana 15Aula 29: 2a rodada de PITCH(processo do Funil)Aula 30 : Rodada de Negócios (presencial) Convidados externos: gerentes de incubadoras, investidores anjos, etc.
ANPEI, MCTI. Simulador dos incentivos fiscais da lei do Bem disponível em : http://proinova.anpei.org.br/SimuladorFinanceiro.aspxANPEI. Guia Prático da Inovação. disponível em http://proinova.anpei.org.br/Downloads.aspALMEIDA, J. E. F.et al. Contabilidade das pequenas e médias empresas /– 1. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2014BLANK. S. Why the lean startup changes everything. Harvard Business Review, 2013CENTRO RUTH CARDOSO (org.) Politicas Sociais: ideias e praticas. http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB31BFE9740131D32019BC2DAD DORNELAS, José, TIMMONS Jeffry.; SPINELLI, Stephen. Criação de novos negócios. 8ª. Ed. Campus, 2010. DORNELAS, José, Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Campus, 4ª. Ed. 2012.FARAH, Osvaldo Elias.; CAVALCANTI, Marly.; MARCONDES (Orgs.) Empreendedorismo Estratégico: Criação e gestão de pequenas empresas. Cengage, 2008.FINEP. Simulador de financiamento, disponível em http://www.finep.gov.br/imprensa/noticia.asp?noticia=simulador-ajuda-a-calcular-condicoes-de-financiamentoGRANDO, N. (Org) Empreendedorismo Inovador: como criar star-ups de tecnologia no Brasil. Evora, 2012.HASHIMOTO,M.; LOPES, R.M.; ANDREASSI, T. NASSIFE. V.M.J. Práticas de empreendedorismo: casos e planos de negócios. Campus, 2012.MINISTÉRIO DA CULTURA. Guia do Empreendedor Sociocultural. MATARAZZO, D. C. Análise Financeira de Balanços. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.PEGAS, P. H. Manual de Contabilidade Tributária, 9 Edição. Editora GEN, 2017RIES, E. The Lean Startup. Crown Business, 2011SALIM, César S. (et. al.). Construindo plano de negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. VIANA, M. Et. Alli, Design Thinking: como inovar em negócios. 2013 SALERNO, M. S.; GOMES, L. A. V. Gestão da Inovação mais radical. São Paulo: Elsevier, 2018.Hisrich, R.; Peters, M.; Sheperd, D. Empreendedorismo. PoA: Bookman, 2014 (cap 5 – Identificação e análise de oportunidades nacionais e internacionais)Sites Importantes para Empreendedores:www.anpei.org.brwww.cgee.org.brwww.cnpq.brhttp://www.cultura.sp.gov.brwww.fapesp.brwww.finep.gov.brwww.sebrae.com.brwww.mcti.gov.br www.gemconsortium.org Global Entrepreneurship Monitor/GEM (GEM Report) -Podcasts : - How I built this – NPR- Astella Playbook