Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Minas e de Petróleo
 
Disciplina: PMI3819 - Redação Acadêmica com Foco no TCC
Academic Writing with focus on Graduation Assignment

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Auxiliar os alunos a elaborarem textos e relatórios acadêmicos, além de projetos de pesquisa e artigos científicos para publicação e eventos.

Objetivos de Aprendizagem:

1. Compreender os elementos essenciais de um texto acadêmico, incluindo a estrutura, função de cada seção e a
importância de uma redação clara e objetiva. (Domínio cognitivo no nível de Bloom: Compreender, Memorizar)

2. Aplicar corretamente as normas de citação e referência bibliográfica, utilizando as melhores práticas na
pesquisa de referências e ferramentas de gestão bibliográfica. (Domínio cognitivo no nível de Bloom: Aplicar, Analisar)

3. Desenvolver habilidades para a elaboração de textos acadêmicos, projetos de pesquisa e artigos científicos, focando na clareza, coerência e precisão do conteúdo. (Domínio cognitivo no nível de Bloom: Aplicar, Criar)

4. Discutir e aplicar princípios éticos na publicação acadêmica, garantindo a integridade e autenticidade do trabalho científico. (Domínio cognitivo no nível de Bloom: Analisar, Avaliar)
Competências Associadas: Competência em comunicar-se eficazmente por meio da escrita, oralidade e gráficos, utilizando tecnologias digitais e mantendo-se atualizado.
 
The aim is help students to write scientific texts, reports and research projects.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
89591 - Jose Renato Baptista de Lima
62813 - Patricia Helena Lara dos Santos Matai
 
Ementa
Esta disciplina destina-se a colocar os alunos em contato com o mundo da escrita acadêmica, a importância de se expressar bem, expressar objetivos e ideias.
A estrutura de um texto acadêmico (relatório, artigo, projeto de pesquisa) será estudada; serão definidos os objetivos de cada tópico e o que ele deve conter.

Também será abordada a questão da ética na publicação e ver-se-ão as regras para citações de referências bibliográficas ao longo do texto, segundo as normas e diretrizes da usp em vigor, além da elaboração de lista de referências bibliográficas.

Por fim, serão abordadas ferramentas (aplicativos e softwares) utilizadas na busca de
referências e elaboração de lista de referências. Ao final do curso, um texto acadêmico com tudo o que foi explicado deverá ser elaborado por cada aluno.
 
This course try to put the students in contact with the academic writting. It talks about the importance of express properly the ideias and research results. This course establish and define the main itens of an academic text should contain. It also introduce the problems related to ethics in publication, how to cite references in the text, according “The USP guidelines”, how to find good references and build a reference list, based on softwares as Mendeley and End Note. As the final evaluation, an academic text will be demande from each student.
 
 
Conteúdo Programático
- levantar os principais tópicos que um texto acadêmico deve conter e entender a função de cada um
deles;
- abordar a questão de citações de referências bibliográficas ao longo do texto;
- normas para elaborar a lista de referências bibliográficas;
melhores práticas na pesquisa de referências;
- ética na publicação;
- ferramentas que auxiliam na pesquisa e elaboração da lista de referências;
- elaboração de textos acadêmicos.
 
- to define the main topics that a scientific report; - establish the characteristic of each topic; - how to cite properly the references in the text; - rules to prepare the reference list; - how to find good references; - ethics in publications; - tools used to find references and to build the reference list; - the elaboration of an academic text.
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Elaboração de um texto acadêmico (projeto de pesquisa, relatório de trabalho de formatura ou artigo de revista), além de exercícios.
Critério de Avaliação
NF = (3T acad + 2E)/5 onde T acadêmico e E = exercícios (média) 4 e 5 (B e A) = aprovado; > 3,5 = aprovado; 3-3,5 = recuperação; 1 e 2 (E e D) = reprovado.
Norma de Recuperação
Elaboração de um texto acadêmico e a nota final será a nota do texto, valendo o critério de notas definido acima.
 
Bibliografia Básica
     
-FAPESP, FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO. CÓDIGO
DE BOAS PRÁTICAS CIENTÍFICAS. 2011. Acessado em 21/03/2018.
http://www.fapesp.br/boaspraticas/codigo_050911.pdf

- Funaro, V. M. B. de O.; Pestana, M. C.; Dziabas, M. C. C.; Garcia, E.M.; dos Santos, M.F.;
Nascimento, M.M. e Cardoso, S.C.. Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP. Parte I: (ABNT). UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS. 3 Ed. São Paulo, 2016.

- Sabadini, A.A.Z.P.; Sampaio, M.I. C. e Koller, S.H. PUBLICAR EM PSICOLOGIA: Um Enfoque
para a Revista Científica. São Paulo : Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia /Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2009. 216 p.

- Volpato, G.L.. O método lógico para redação científica. REV ELETRON DE COMUN INF INOV
SAÚDE. jan-mar; 9(1), 2015.

- Wiley. Best Practice Guidelines on Publishing Ethics. A Publisher’s Perspective. 2 ed. 2014. Acessado em: 21/03/2018: https://authorservices.wiley.com/asset/Best-Practice-Guidelines-on- Publishing-Ethics-2ed.pdf.
 

Clique para consultar os requisitos para PMI3819

Clique para consultar o oferecimento para PMI3819

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP