- Introduzir os estudantes no campo de conhecimento da computação aplicada ao design, abordando seus aspectos teóricos e práticos. - Introdução à lógica de programação.
- Aspectos históricos e conceituais da computação e de suas aplicações em quatro campos do design: design gráfico, design de produtos, web design e animação. - Fundamentos da Tecnologia Digital. - Introdução à lógica de programação. - Práticas de programação. - Historical and conceptual aspects of informatics and its applications in four fields of design: graphical design, product design, web design and animation. - Fundamentals of digital technology. - Introduction to programming logic. - Programming practice.
- Aspectos históricos e conceituais da computação e de suas aplicações em quatro campos do design: design gráfico, design de produtos, web design e animação. - Fundamentos da tecnologia digital: noções de sistemas binários e hexadecimais, formatos e padrões de mídias digitais, computação gráfica, áudio e vídeo digitais, multimídia e realidade virtual. - Princípios de funcionamento do computador: arquitetura, entrada e saída de informações, sistema operacional, redes, componentes básicos. - Características das principais plataformas computacionais utilizadas no design. - As tipologias de problemas enfrentados com o auxílio do computador em cada um dos quatro campos do design, e caracterização dos principais programas utilizados para enfrentá-los. - Introdução à lógica de programação. - Práticas de programação.PCS-2190 - Fundamentals of Informatics - Historical and conceptual aspects of informatics and its applications in four fields of design: graphical design, product design, web design and animation. - Fundamentals of digital technology: basics of binary and hexadecimal systems, media formats and standards, computer graphics, digital audio and video, multimedia and virtual reality. - Principles of computer systems: architecture, input and output, operating system, network, basic components. - Characteristic of the main computer platforms used in design. - Typology of problems faced with the aid of the computer in each one of the four fields of design, and characterization of the main programs used to face them. - Introduction to programming logic. - Programming practice.
- Animation Now! Colônia: Taschen, 2004. - CAMPBELL, A. Digital Designer´s Jargon Buster. Ilex, 2004. - CHAPMAN, J.; CHAPMAN,N. Digital Multimedia. Chichester: John Wiley & sons, 2004 - Complete Guide to Digital 3D Design. Ilex, 2004. - GORDON, B. The Complete Guide to Digital Graphic Design. Londres: Thames & Hudson, 2002. - MAEDA, J. Maeda & Media. Nova York: Rozzoli, 2000. - NEGROPONTE, N. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. - WHITE, R.;DOWNS, T.E. How Computers Work. Que, 2003 - WONG, W.; WONG, B. Diseño gráfico digital. Barcelona: Gustavo Gili, 2004.