Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP6207 - Estágio Integrado em Emergências de Adulto
Integrated Internship in Adult Emergencies

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 16
Carga Horária Total: 480 h ( Estágio: 480 h )
Carga Horária de Extensão: 144 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Pronto Socorro Incor (PSIncor):
Competências gerais: Colaborador, Comunicador, Cuidador, Gestor/Líder, Profissional, Estudioso, Defensor da saúde (Health advocate)

Pronto Socorro Cirurgia (PSC):
Competências gerais: Profissional

Pronto Socorro Emergências Clínicas (PSM):
Competências gerais: Colaborador, Comunicador, Cuidador, Gestor/Líder, Profissional, Estudioso, Defensor da saúde (Health advocate)

Pronto Socorro Neurologia (PSN):
Competências gerais: Comunicador, Cuidador, Profissional, Estudioso
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
191992 - Bruno Caramelli
370272 - Carlos Vicente Serrano Junior
518741 - Edivaldo Massazo Utiyama
5339507 - Ludhmila Abrahão Hajjar
722580 - Luiz Henrique Martins Castro
1785888 - Roberto Kalil Filho
 
Ementa
Pronto Socorro Incor (PSIncor):
Abordagem de dor torácica no departamento de emergência; Síndrome coronariana aguda; Insuficiência cardíaca descompensada; Choque cardiogênico; Síncope; Endocardite Infecciosa; Emergências hipertensivas; Treinamento em ACLS; Dissecção aguda de aorta; Tromboembolismo pulmonar; Pericardiopatias agudas; Análise de eletrocardiograma. 

Pronto Socorro Cirurgia (PSC):
Dor abdominal - abordagem inicial - Prof. Dr. Edivaldo Utiyama
Hemorragia digestiva - Flávio Roberto
Icterícia obstrutiva - Geibel Reis
Atendimento inicial ao politrauma - Dr. Fernando Novo
Trauma torácico - Geibel Reis
Trauma abdominal e pélvico - Flávio Roberto
Abdome agudo inflamatório - Dr. Roberto Rasslan
Abdome agudo obstrutivo - Dr. Sérgio Damous
Abdome agudo perfurativo - Dr. Valdir Zamboni
USG POCUS - Dr. Carlo Menegozzo

Pronto Socorro Emergências Clínicas (PSM):
O estágio do PSM do 6° ano é composto por 3 semanas.
Os alunos possuem atividades didáticas fixas às segundas-feiras (3 dias didáticos) nos quais são abordados os seguintes temas teóricos e práticos:
# Aulas Presenciais - Disponibilizado após questões orientadoras de estudo.
- Intubação Orotraqueal
- USG point-of-care
- Ventilação Mecânica
# Discussão de temas (modelo de questões formato kahoot ou jogos) - Disponibilizado após questões orientadoras de estudo.
- Infecções no PS
- Intoxicações no PS
- Urgências onco-hematológicas e controle de sintomas no PS
# Prática:
- Intubação Orotraqueal (prática em modelo do LabHab)
- USG point-of-care (prática)
- Cateter venoso central (prática em modelo confeccionado pelos preceptores)
- Ventilação Mecânica (prática)
# 6 simulações no LabHab com debriefing:
- Anafilaxia
- DPOC exacerbado
- Cetoacidose Diabética
- Urgências no hepatopata
- Urgências dialíticas
- Sepse
Além dos dias didáticos, os alunos possuem uma atividade no dia final do estágio que é uma revisão de vários tópicos, chamada a "Hora da Emergência" com duração de 3h (modelo com 15 testes e 15 questões desafios a serem resolvidas em equipes). No período da tarde é realizada a prova com 20 questões testes e 2 questões dissertativas. 
Os plantões ao longo do estágio são na quantidade de 8 plantões de 12h no total, sendo realizados em 2 locais: ICHC (PSM) no setor da porta e no setor da sala de emergência; PS-Lapa no setor de porta e no setor de sala de emergência, sempre sob supervisão de preceptores no período diurno durante as semanas. Os alunos não são autorizados a fazerem 24h de plantão. 
O material de estudo é disponibilizado no Classroom, com aulas principais e aulas complementares. A preceptoria atual está atualizando as video-aulas no Classroom. Os temas das aulas no Classroom são:
Avaliação Inicial do Paciente Crítico
Choque (2 partes)
Crise de Asma
Exacerbação de DPOC
Anafilaxia
Intoxicações Exógenas (3 partes)
Emergências no Diabético
Emergências no Falciforme 
Hipercalemia
IRA e Urgências Dialíticas
PAC
ITU
Urgências no Cirrótico
Ventilação Mecânica (2 partes)
Urgências Oncológicas (2 partes)
Gasometria Arterial
Manejo de Dor Oncológica
Emergências Dermatológicas
Cuidados Paliativos na Emergência
Insuficiência Respiratória

Pronto Socorro Neurologia (PSN):
Princípios básicos do exame neurológico; atendimento inicial do acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico; terapias de reperfusão no acidente vascular cerebral isquêmico; profilaxias secundárias de acidente vascular cerebral; abordagem de vertigem em pronto-socorro; estado confusional agudo e seus diferenciais; principais neuroinfecções atendidas em ambiente de urgência; abordagem de crise convulsiva no pronto-socorro; paralisias flácidas agudas e mielopatias de urgência; doenças desmielinizantes de sistema nervoso central; diagnóstico e tratamento das cefaleias primárias; sinais de alarme para investigação de cefaleias secundárias; coma e morte encefálica; hemorragia subaracnoidea; hipertensão intracraniana; abordagem inicial do traumatismo crânio-encéfalico; escala de NIH Stroke Scale; coleta de líquor (indicações e técnica).
 
 
 
Conteúdo Programático
Pronto Socorro Incor (PSIncor):
Descrição: Conceito baseado na postura nas atividades práticas na unidade de emergência do incor, quanto a trabalho em equipe, respeito aos pares e aos assistentes, e responsabilidade frente ao paciente;
Observação da atitude diante do treinamento de habilidades e simulações;
Avaliação da progressão de construção de competências ao longo do estágio;
Prova teórica;
Prova prática. 

ESTRATÉGIAS E CENÁRIOS
Estratégias educacionais: Aula teórica, Aula prática, Atividade em laboratório, Atividade em pequenos grupos, Vídeo aulas, Prática assistencial supervisionada, Google Classroom
Cenários de aprendizagem: Sala de aula, Pronto Socorro


https://docs.google.com/document/d/1YwVt29fJwOpdilmxkuHoT4HTPCv02aaxpCAoTLoB9qg/edit?usp=sharing

Pronto Socorro Cirurgia (PSC):
Descrição: Aulas teóricas:
-As aulas teóricas são disponibilizadas no formato vídeo aula na plataforma Google Classroom,
Cada videoaula acompanha:
Uma tarefa (questionário no formato Google Formulários) a ser respondido após assistir ao conteúdo das aulas, com questões sobre os temas abordados e uma avaliação sobre a qualidade da aula. A resposta do questionário contará como comprovação de presença na atividade.
Um roteiro de aula com organização dos temas por ela abordados.
Leitura (L):
Leitura de capítulos e artigos selecionados (disponíveis no Google Classroom)
Leitura da bibliografia indicada (lista no final deste documento)
Simulação (S)
Treinamento e Simulação no Atendimento ao Trauma
Ocorre uma vez por mês em data a ser definida durante o estágio, preferencialmente no período matutino. Os alunos dos estágios de Cirurgia e Neurologia são reunidos para a realização de um Workshop de Atendimento ao Paciente Politraumatizado, realizado no Laboratório de Habilidades da FMUSP; 
Esta atividade apresenta caráter obrigatório para todos os internos dos estágios envolvidos;
No dia anterior ao Workshop, os internos serão liberados de seus plantões noturnos no PSC às 0h.
Nesta atividade os alunos são estimulados a discutir e desenvolver habilidades envolvendo os seguintes aspectos do paciente vítima de trauma:
Via aérea no trauma
Trauma torácico
Choque no trauma
Sistematização e protocolos do atendimento inicial ao politraumatizado
Ao final das quatro estações, os alunos são divididos em grupos e realizam atividade de simulação ao atendimento de trauma no formato “time de Trauma”. Esta atividade será avaliada pelos instrutores do curso e contará como parte da nota final do estágio.
B) Simulação de cenários de atendimentos
Realização de simulação de cenários de atendimentos às urgências não-traumáticas;
Realizadas durante o período de “Discussão de Casos com o Preceptor” (para todos os internos do estágio) ou durante os períodos de atividades no PSC (para os internos de plantão).

ESTRATÉGIAS E CENÁRIOS
Estratégias educacionais: Aula teórica, Aula prática, Atividade em laboratório, Vídeo aulas, Seminários, Google Classroom
Cenários de aprendizagem: Sala de aula, Ambulatório, Pronto Socorro, Centro Cirúrgico

https://docs.google.com/document/d/1dv-IhpN56GS2ypH-k8N66nNEN52dRdW1IngI2wC9QRA/edit?usp=sharing

Pronto Socorro Emergências Clínicas (PSM):
Os alunos são avaliados no âmbito das práticas dos plantões sob supervisão dos preceptores. Avaliamos a comunicação com equipe de saúde, com paciente e como é realizado a passagem de caso. Avaliamos o cuidado que fornecem ao paciente e como atuam no âmbito profissional. Nas atividades teóricas é avaliado o estudo com as aulas de Classroom e o conhecimento que já trazem de outros estágios. Na prática de simulação treinamos a parte de liderança e colaboração com equipe no cuidado do paciente (assumindo outras funções que não apenas a de médicos). Alunos passam por estágio de PS (porta e sala de emergência) de unidades públicas de alta demanda e sempre é reforçado o compromisso de cuidado e de defender a saúde pública de qualidade. 
Fornecido feedback individual aos alunos após os plantões com preceptores, feedback em grupo nas simulações realísticas e feedback com correção presencial da prova final do estágio, com enfoque em questões de prova de residência. 

ESTRATÉGIAS E CENÁRIOS
Estratégias educacionais: Aula teórica, Aula prática, Atividade em laboratório, Atividade em pequenos grupos, Flipped classroom (sala de aula invertida), Vídeo aulas, Prática assistencial supervisionada, Google Classroom, Simulações 
Cenários de aprendizagem: Sala de aula, Laboratório, Pronto Socorro

https://docs.google.com/document/d/1DYKlcFjjrmgecO6E6NfSA_UxtBXWu24cHIN0Si8Qvl4/edit?usp=sharing


Pronto Socorro Neurologia (PSN):
1. Comunicador: o aluno é avaliado em sua prática de plantões no ambiente do Pronto-Socorro de Neurologia, em que é responsável pelo atendimento integral do paciente internado em leito de urgência, sendo responsável pela comunicação com o paciente e sua família assim como com o restante da equipe assistencial (residentes, assistentes, preceptores, equipe multidisciplinar). A competência é avaliado pela postura durante a visita médica, passagem do caso para colegas e chefes, passagem do boletim médico e orientações ao paciente e familiares e revisão de prontuário. Essa competência também é avaliado durante as simulações práticas realizadas com os preceptores no Laboratório de Habilidades, em que as hipóteses, condutas, orientações e explicações devem ser passados pelos estudantes ao paciente simulado. A postura adotada pelo aluno nesse critério é contabilizada na nota de conceito (30% da nota final).
2. Cuidador: o aluno é avaliado durante o atendimento aos pacientes internados ou admitidos no Pronto-Socorro de Neurologia, assim como durante as simulações práticas com os preceptores no Laboratório de Habilidades. É esperado que o estudante saiba priorizar as medidas e condutas que devem ser feitas no ambiente de urgência e emergência, prestar atenção integral ao paciente no manejo de sintomas, estabelecer vínculo com o paciente e seus acompanhantes, fornecer orientações necessárias para o tratamento e planejar a alta hospitalar no momento oportuno. A postura adotada pelo aluno nesse critério é contabilizada na nota de conceito (30% da nota final).
3. Profissional: o aluno é avaliado em relação à sua postura durante os plantões no Pronto-Socorro de Neurologia, no que concerne ao atendimento ao paciente, discussões de casos e visitas médicas, nas consultas ambulatoriais de que eventualmente participará e durante as práticas de simulação. Essa competência é avaliada através do compromisso com a escala e as tarefas dos plantões e da demonstração de atitudes honestas e coerentes, respeito com o paciente e com seus colegas, compromisso com o exercício ético da medicina e com a melhor prática baseada em evidências. A postura adotada pelo aluno nesse critério é contabilizada na nota de conceito (30% da nota final).
4. Estudioso: o aluno é avaliado em relação aos conhecimentos teóricos obtidos durante as simulações realísticas, aulas gravadas no Classroom, discussão com preceptores e assistentes, e em relação aos conhecimentos práticos obtidos nos plantões no Pronto-Socorro de Neurologia e nas consultas ambulatoriais de que eventualmente participará. A competência é avaliada pela postura e participação ativa durante as simulações e discussões de casos, autonomia supervisionada na condução dos casos internados e admitidos no pronto-socorro (avaliadas na nota de conceito), e pelo desempenhos nas provas online (20% da nota final) e na prova teórica aplicada ao final do estágio (50% da nota final).

ESTRATÉGIAS E CENÁRIOS
Estratégias educacionais: Aula teórica, Atividade em pequenos grupos, Team-based learning, Flipped classroom (sala de aula invertida), Vídeo aulas, Prática assistencial supervisionada, Google Classroom
Cenários de aprendizagem: Sala de aula, Ambulatório, Laboratório, Pronto Socorro

https://docs.google.com/document/d/1B_bIDXVZgxCP2tvUT79dRQ6JleMPp8tvoQ1W7MNB92c/edit?usp=sharing
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
PSIncor: Estratégias de avaliação do desempenho dos estudantes: Teste de múltipla escolha, Prova dissertativa, Prova prática (em laboratório), OSCE, Avaliação 360° Controle de frequência: Chamada oral PSC: Estratégias de avaliação do desempenho dos estudantes: Prova dissertativa, Prova prática (em laboratório), Discussão de casos durante os plantões (DC); Participação nas atividades (lista de presença em todas as atividades); Controle de frequência: Lista de assinatura PSM: Estratégias de avaliação do desempenho dos estudantes: Teste de múltipla escolha, Prova dissertativa, Conceito durante estágio Controle de frequência: Chamada oral, Testes individuais, Presença obrigatória em dias didáticos com chamada oral e plantões com checagem pelos assistentes/preceptores PSN: Estratégias de avaliação do desempenho dos estudantes: Teste de múltipla escolha, Avaliação 360° Controle de frequência: Realizado apenas nas provas
Critério de Avaliação
PSIncor: Cálculo da média final: Conceito: 50%; Prova teórica: 30%; Prova prática: 20%. A avaliação do conceito do aluno será realizada por meio de Instrumento Institucional que pode ser acessado em: bit.ly/conceito2024 Critérios de aprovação: Nota final superior a 50% & nota na ferramenta institucional de avaliação de conceito igual ou superior a 5,0 PSC: Cálculo da média final: Média da avaliação teórica e pratica. A avaliação do conceito do aluno será realizada por meio de Instrumento Institucional que pode ser acessado em: bit.ly/conceito2024 Critérios de aprovação: Presença de 100% nas atividades práticas (plantões), desempenho nas atividades práticas (plantões e simulações) e nota acima de 5 (cinco) & nota na ferramenta institucional de avaliação de conceito igual ou superior a 5,0 PSM: Cálculo da média final: Prova: 60% testes (20 testes) e 40% dissertativas (2 questões) Média final: 40% prova + 60% conceito. A avaliação do conceito do aluno será realizada por meio de Instrumento Institucional que pode ser acessado em: bit.ly/conceito2024 Critérios de aprovação: Nota média final minima de 70% & nota na ferramenta institucional de avaliação de conceito igual ou superior a 5,0 PSN: Cálculo da média final: Provas online e certificado NIHSS (20%) + Nota de conceito (30%) + Nota da prova teórica múltipla escolha (50%) A avaliação do conceito do aluno será realizada por meio de Instrumento Institucional que pode ser acessado em: bit.ly/conceito2024 Critérios de aprovação: Nota final maior ou igual a 5,0 & nota na ferramenta institucional de avaliação de conceito igual ou superior a 5,0
Norma de Recuperação
PSIncor: A definir PSC: Poderão realizar a recuperação os alunos que frequentaram 70% ou mais das atividades durante o estágio Nota final maior ou igual 3 (três) Ter nota igual ou maior de 5 (cinco) na avaliação das atividades psicomotoras e afetiva Serão considerados reprovados no estágio: • Alunos com média final inferior a 3; • Alunos com nota de conceito inferior a 5, independente da média final; • Alunos com frequência inferior a 70% ou com faltas graves (falta em cuidado direto com o paciente, seja em plantão, evoluções, etc.) Forma de recuperação: A recuperação será realizada por nova prova teórica. Esta nova prova terá peso 5, e a nova nota final do aluno será composta pela nota de conceito (peso 5) somada a média ponderada das provas teórica, prática e de recuperação (peso 5). PSM: Reposição de dias didáticos e plantões em caso de ausência por motivos de saúde (com a próxima panela) e se necessário recuperação será realizada 1 mês após estágio do aluno de modo individual. PSN: A combinar com a preceptoria.
 
Bibliografia Básica
     
PSIncor:
1. SOEIRO, ALEXANDRE DE MATOS; DE CARVALHO ANDREUCCI TORRES LEAL, TATIANA ; OLIVEIRA JR., MÚCIO TAVARES DE ; KALIL FILHO, ROBERTO . Manual de Condutas da Emergência do Incor. 2. ed. Barueri: Manole, 2017. v. 1. 1074p 
2. BRAUNWALD’S HEART DISEASE: A TEXTBOOK OF CARDIOVASCULAR MEDICINE, TWELFTH EDITION

PSC:
1. Suporte Avançado de Vida no Trauma para Médicos – ATLS. Manual do curso para alunos. 10ª Edição, 201.
2. Current Surgical Diagnosis & Treatment. 13ª Edição, 2010. Ed. McGraw-Hill. Gerard M. Doherty.
3. Tratado de Cirurgia. 19ª Edição, 2014. Ed. Elsevier. Sabiston.
4. Cirurgia de Emergência. 2ª Edição, 2011. Ed. Atheneu. Dario Birolini, Edivaldo Utiyama, Eliana Steinman.
5. Emergências Traumáticas e não traumáticas: Manual de residente e do estudante. 1ª Edição, 2000. Ed. Atheneu. Samir Rasslan.
6. Condutas em Cirurgia de Urgência. Ed Atheneu, 2003. Milton Steinman.
7. Procedimentos Básicos em Cirurgia. 2ª Edição, 2012. Ed. Manole. Edivaldo Massazo Utiyama, Samir Rasslan, Dario Birolini.
8. Infecção & Cirurgia. 1ª Edição, 2007. Ed. Atheneu. Dario Birolini, Cornelius Mitteldorf, Samir Rasslan.
9. Propedêutica Cirúrgica. 2ª Edição, 2007. Ed. Manole. Edivaldo Utiyama, José Pinhata Otoch, Samir Rasslan, Dario Birolini.
10. Clínica Cirúrgica. 1ª Edição, 2008. Ed. Manole. Samir Rasslan, Joaquim José Gama-Rodrigues, Marcel Cerqueira Cesar Machado.
11. TEAM (Trauma Evaluation and Management) Student Manual; American College of Surgeons.


PSM:

Livro de Emergências Clínicas do HCFMUSP
Video aulas do Classroom
UpToDate


PSN: Disponibilizada no Google Classroom
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Usuários do sistema de saúde em atendimento de hospital terciário
Objetivos da atividade
Oferecer cuidado integral e ético em saúde nesta área aos usuários do SUS
Descrição da atividade
Atendimento a pacientes em pronto socorro e centro cirúrgico
Indicadores de avaliação da atividade
Número de pacientes atendidos; número de procedimentos realizados; grau de satisfação do usuário (avaliado pelo NPS); taxa de abstenção ou evasão dos usuários

Clique para consultar os requisitos para MSP6207

Clique para consultar o oferecimento para MSP6207

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP