Pronto Socorro Incor (PSIncor): Competências gerais: Colaborador, Comunicador, Cuidador, Gestor/Líder, Profissional, Estudioso, Defensor da saúde (Health advocate) Pronto Socorro Cirurgia (PSC): Competências gerais: Profissional Pronto Socorro Emergências Clínicas (PSM): Competências gerais: Colaborador, Comunicador, Cuidador, Gestor/Líder, Profissional, Estudioso, Defensor da saúde (Health advocate) Pronto Socorro Neurologia (PSN): Competências gerais: Comunicador, Cuidador, Profissional, Estudioso
Pronto Socorro Incor (PSIncor): Abordagem de dor torácica no departamento de emergência; Síndrome coronariana aguda; Insuficiência cardíaca descompensada; Choque cardiogênico; Síncope; Endocardite Infecciosa; Emergências hipertensivas; Treinamento em ACLS; Dissecção aguda de aorta; Tromboembolismo pulmonar; Pericardiopatias agudas; Análise de eletrocardiograma. Pronto Socorro Cirurgia (PSC): Dor abdominal - abordagem inicial - Prof. Dr. Edivaldo Utiyama Hemorragia digestiva - Flávio Roberto Icterícia obstrutiva - Geibel Reis Atendimento inicial ao politrauma - Dr. Fernando Novo Trauma torácico - Geibel Reis Trauma abdominal e pélvico - Flávio Roberto Abdome agudo inflamatório - Dr. Roberto Rasslan Abdome agudo obstrutivo - Dr. Sérgio Damous Abdome agudo perfurativo - Dr. Valdir Zamboni USG POCUS - Dr. Carlo Menegozzo Pronto Socorro Emergências Clínicas (PSM): O estágio do PSM do 6° ano é composto por 3 semanas. Os alunos possuem atividades didáticas fixas às segundas-feiras (3 dias didáticos) nos quais são abordados os seguintes temas teóricos e práticos: # Aulas Presenciais - Disponibilizado após questões orientadoras de estudo. - Intubação Orotraqueal - USG point-of-care - Ventilação Mecânica # Discussão de temas (modelo de questões formato kahoot ou jogos) - Disponibilizado após questões orientadoras de estudo. - Infecções no PS - Intoxicações no PS - Urgências onco-hematológicas e controle de sintomas no PS # Prática: - Intubação Orotraqueal (prática em modelo do LabHab) - USG point-of-care (prática) - Cateter venoso central (prática em modelo confeccionado pelos preceptores) - Ventilação Mecânica (prática) # 6 simulações no LabHab com debriefing: - Anafilaxia - DPOC exacerbado - Cetoacidose Diabética - Urgências no hepatopata - Urgências dialíticas - Sepse Além dos dias didáticos, os alunos possuem uma atividade no dia final do estágio que é uma revisão de vários tópicos, chamada a "Hora da Emergência" com duração de 3h (modelo com 15 testes e 15 questões desafios a serem resolvidas em equipes). No período da tarde é realizada a prova com 20 questões testes e 2 questões dissertativas. Os plantões ao longo do estágio são na quantidade de 8 plantões de 12h no total, sendo realizados em 2 locais: ICHC (PSM) no setor da porta e no setor da sala de emergência; PS-Lapa no setor de porta e no setor de sala de emergência, sempre sob supervisão de preceptores no período diurno durante as semanas. Os alunos não são autorizados a fazerem 24h de plantão. O material de estudo é disponibilizado no Classroom, com aulas principais e aulas complementares. A preceptoria atual está atualizando as video-aulas no Classroom. Os temas das aulas no Classroom são: Avaliação Inicial do Paciente Crítico Choque (2 partes) Crise de Asma Exacerbação de DPOC Anafilaxia Intoxicações Exógenas (3 partes) Emergências no Diabético Emergências no Falciforme Hipercalemia IRA e Urgências Dialíticas PAC ITU Urgências no Cirrótico Ventilação Mecânica (2 partes) Urgências Oncológicas (2 partes) Gasometria Arterial Manejo de Dor Oncológica Emergências Dermatológicas Cuidados Paliativos na Emergência Insuficiência Respiratória Pronto Socorro Neurologia (PSN): Princípios básicos do exame neurológico; atendimento inicial do acidente vascular cerebral isquêmico e hemorrágico; terapias de reperfusão no acidente vascular cerebral isquêmico; profilaxias secundárias de acidente vascular cerebral; abordagem de vertigem em pronto-socorro; estado confusional agudo e seus diferenciais; principais neuroinfecções atendidas em ambiente de urgência; abordagem de crise convulsiva no pronto-socorro; paralisias flácidas agudas e mielopatias de urgência; doenças desmielinizantes de sistema nervoso central; diagnóstico e tratamento das cefaleias primárias; sinais de alarme para investigação de cefaleias secundárias; coma e morte encefálica; hemorragia subaracnoidea; hipertensão intracraniana; abordagem inicial do traumatismo crânio-encéfalico; escala de NIH Stroke Scale; coleta de líquor (indicações e técnica).
Pronto Socorro Incor (PSIncor): Descrição: Conceito baseado na postura nas atividades práticas na unidade de emergência do incor, quanto a trabalho em equipe, respeito aos pares e aos assistentes, e responsabilidade frente ao paciente; Observação da atitude diante do treinamento de habilidades e simulações; Avaliação da progressão de construção de competências ao longo do estágio; Prova teórica; Prova prática. ESTRATÉGIAS E CENÁRIOS Estratégias educacionais: Aula teórica, Aula prática, Atividade em laboratório, Atividade em pequenos grupos, Vídeo aulas, Prática assistencial supervisionada, Google Classroom Cenários de aprendizagem: Sala de aula, Pronto Socorro https://docs.google.com/document/d/1YwVt29fJwOpdilmxkuHoT4HTPCv02aaxpCAoTLoB9qg/edit?usp=sharing Pronto Socorro Cirurgia (PSC): Descrição: Aulas teóricas: -As aulas teóricas são disponibilizadas no formato vídeo aula na plataforma Google Classroom, Cada videoaula acompanha: Uma tarefa (questionário no formato Google Formulários) a ser respondido após assistir ao conteúdo das aulas, com questões sobre os temas abordados e uma avaliação sobre a qualidade da aula. A resposta do questionário contará como comprovação de presença na atividade. Um roteiro de aula com organização dos temas por ela abordados. Leitura (L): Leitura de capítulos e artigos selecionados (disponíveis no Google Classroom) Leitura da bibliografia indicada (lista no final deste documento) Simulação (S) Treinamento e Simulação no Atendimento ao Trauma Ocorre uma vez por mês em data a ser definida durante o estágio, preferencialmente no período matutino. Os alunos dos estágios de Cirurgia e Neurologia são reunidos para a realização de um Workshop de Atendimento ao Paciente Politraumatizado, realizado no Laboratório de Habilidades da FMUSP; Esta atividade apresenta caráter obrigatório para todos os internos dos estágios envolvidos; No dia anterior ao Workshop, os internos serão liberados de seus plantões noturnos no PSC às 0h. Nesta atividade os alunos são estimulados a discutir e desenvolver habilidades envolvendo os seguintes aspectos do paciente vítima de trauma: Via aérea no trauma Trauma torácico Choque no trauma Sistematização e protocolos do atendimento inicial ao politraumatizado Ao final das quatro estações, os alunos são divididos em grupos e realizam atividade de simulação ao atendimento de trauma no formato “time de Trauma”. Esta atividade será avaliada pelos instrutores do curso e contará como parte da nota final do estágio. B) Simulação de cenários de atendimentos Realização de simulação de cenários de atendimentos às urgências não-traumáticas; Realizadas durante o período de “Discussão de Casos com o Preceptor” (para todos os internos do estágio) ou durante os períodos de atividades no PSC (para os internos de plantão). ESTRATÉGIAS E CENÁRIOS Estratégias educacionais: Aula teórica, Aula prática, Atividade em laboratório, Vídeo aulas, Seminários, Google Classroom Cenários de aprendizagem: Sala de aula, Ambulatório, Pronto Socorro, Centro Cirúrgico https://docs.google.com/document/d/1dv-IhpN56GS2ypH-k8N66nNEN52dRdW1IngI2wC9QRA/edit?usp=sharing Pronto Socorro Emergências Clínicas (PSM): Os alunos são avaliados no âmbito das práticas dos plantões sob supervisão dos preceptores. Avaliamos a comunicação com equipe de saúde, com paciente e como é realizado a passagem de caso. Avaliamos o cuidado que fornecem ao paciente e como atuam no âmbito profissional. Nas atividades teóricas é avaliado o estudo com as aulas de Classroom e o conhecimento que já trazem de outros estágios. Na prática de simulação treinamos a parte de liderança e colaboração com equipe no cuidado do paciente (assumindo outras funções que não apenas a de médicos). Alunos passam por estágio de PS (porta e sala de emergência) de unidades públicas de alta demanda e sempre é reforçado o compromisso de cuidado e de defender a saúde pública de qualidade. Fornecido feedback individual aos alunos após os plantões com preceptores, feedback em grupo nas simulações realísticas e feedback com correção presencial da prova final do estágio, com enfoque em questões de prova de residência. ESTRATÉGIAS E CENÁRIOS Estratégias educacionais: Aula teórica, Aula prática, Atividade em laboratório, Atividade em pequenos grupos, Flipped classroom (sala de aula invertida), Vídeo aulas, Prática assistencial supervisionada, Google Classroom, Simulações Cenários de aprendizagem: Sala de aula, Laboratório, Pronto Socorro https://docs.google.com/document/d/1DYKlcFjjrmgecO6E6NfSA_UxtBXWu24cHIN0Si8Qvl4/edit?usp=sharing Pronto Socorro Neurologia (PSN): 1. Comunicador: o aluno é avaliado em sua prática de plantões no ambiente do Pronto-Socorro de Neurologia, em que é responsável pelo atendimento integral do paciente internado em leito de urgência, sendo responsável pela comunicação com o paciente e sua família assim como com o restante da equipe assistencial (residentes, assistentes, preceptores, equipe multidisciplinar). A competência é avaliado pela postura durante a visita médica, passagem do caso para colegas e chefes, passagem do boletim médico e orientações ao paciente e familiares e revisão de prontuário. Essa competência também é avaliado durante as simulações práticas realizadas com os preceptores no Laboratório de Habilidades, em que as hipóteses, condutas, orientações e explicações devem ser passados pelos estudantes ao paciente simulado. A postura adotada pelo aluno nesse critério é contabilizada na nota de conceito (30% da nota final). 2. Cuidador: o aluno é avaliado durante o atendimento aos pacientes internados ou admitidos no Pronto-Socorro de Neurologia, assim como durante as simulações práticas com os preceptores no Laboratório de Habilidades. É esperado que o estudante saiba priorizar as medidas e condutas que devem ser feitas no ambiente de urgência e emergência, prestar atenção integral ao paciente no manejo de sintomas, estabelecer vínculo com o paciente e seus acompanhantes, fornecer orientações necessárias para o tratamento e planejar a alta hospitalar no momento oportuno. A postura adotada pelo aluno nesse critério é contabilizada na nota de conceito (30% da nota final). 3. Profissional: o aluno é avaliado em relação à sua postura durante os plantões no Pronto-Socorro de Neurologia, no que concerne ao atendimento ao paciente, discussões de casos e visitas médicas, nas consultas ambulatoriais de que eventualmente participará e durante as práticas de simulação. Essa competência é avaliada através do compromisso com a escala e as tarefas dos plantões e da demonstração de atitudes honestas e coerentes, respeito com o paciente e com seus colegas, compromisso com o exercício ético da medicina e com a melhor prática baseada em evidências. A postura adotada pelo aluno nesse critério é contabilizada na nota de conceito (30% da nota final). 4. Estudioso: o aluno é avaliado em relação aos conhecimentos teóricos obtidos durante as simulações realísticas, aulas gravadas no Classroom, discussão com preceptores e assistentes, e em relação aos conhecimentos práticos obtidos nos plantões no Pronto-Socorro de Neurologia e nas consultas ambulatoriais de que eventualmente participará. A competência é avaliada pela postura e participação ativa durante as simulações e discussões de casos, autonomia supervisionada na condução dos casos internados e admitidos no pronto-socorro (avaliadas na nota de conceito), e pelo desempenhos nas provas online (20% da nota final) e na prova teórica aplicada ao final do estágio (50% da nota final). ESTRATÉGIAS E CENÁRIOS Estratégias educacionais: Aula teórica, Atividade em pequenos grupos, Team-based learning, Flipped classroom (sala de aula invertida), Vídeo aulas, Prática assistencial supervisionada, Google Classroom Cenários de aprendizagem: Sala de aula, Ambulatório, Laboratório, Pronto Socorro https://docs.google.com/document/d/1B_bIDXVZgxCP2tvUT79dRQ6JleMPp8tvoQ1W7MNB92c/edit?usp=sharing
PSIncor: 1. SOEIRO, ALEXANDRE DE MATOS; DE CARVALHO ANDREUCCI TORRES LEAL, TATIANA ; OLIVEIRA JR., MÚCIO TAVARES DE ; KALIL FILHO, ROBERTO . Manual de Condutas da Emergência do Incor. 2. ed. Barueri: Manole, 2017. v. 1. 1074p 2. BRAUNWALD’S HEART DISEASE: A TEXTBOOK OF CARDIOVASCULAR MEDICINE, TWELFTH EDITION PSC: 1. Suporte Avançado de Vida no Trauma para Médicos – ATLS. Manual do curso para alunos. 10ª Edição, 201. 2. Current Surgical Diagnosis & Treatment. 13ª Edição, 2010. Ed. McGraw-Hill. Gerard M. Doherty. 3. Tratado de Cirurgia. 19ª Edição, 2014. Ed. Elsevier. Sabiston. 4. Cirurgia de Emergência. 2ª Edição, 2011. Ed. Atheneu. Dario Birolini, Edivaldo Utiyama, Eliana Steinman. 5. Emergências Traumáticas e não traumáticas: Manual de residente e do estudante. 1ª Edição, 2000. Ed. Atheneu. Samir Rasslan. 6. Condutas em Cirurgia de Urgência. Ed Atheneu, 2003. Milton Steinman. 7. Procedimentos Básicos em Cirurgia. 2ª Edição, 2012. Ed. Manole. Edivaldo Massazo Utiyama, Samir Rasslan, Dario Birolini. 8. Infecção & Cirurgia. 1ª Edição, 2007. Ed. Atheneu. Dario Birolini, Cornelius Mitteldorf, Samir Rasslan. 9. Propedêutica Cirúrgica. 2ª Edição, 2007. Ed. Manole. Edivaldo Utiyama, José Pinhata Otoch, Samir Rasslan, Dario Birolini. 10. Clínica Cirúrgica. 1ª Edição, 2008. Ed. Manole. Samir Rasslan, Joaquim José Gama-Rodrigues, Marcel Cerqueira Cesar Machado. 11. TEAM (Trauma Evaluation and Management) Student Manual; American College of Surgeons. PSM: Livro de Emergências Clínicas do HCFMUSP Video aulas do Classroom UpToDate PSN: Disponibilizada no Google Classroom