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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
 
Disciplina: MFT0783 - Controle Neural do Movimento
Neural control of movement

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
- Discutir os princípios que regem o processamento sensório-cognitivo-motor subjacente ao controle do movimento nas diferentes estruturas do sistema nervoso, com a finalidade de compreender a sua integração com o sistema músculo-esquelético;
- Estabelecer a dependência interdisciplinar da neuroanatomia, neurofisiologia, biomecânica e o complexo estudo da estrutura do movimento humano;
- Analisar o controle motor sob os diversos níveis de controle neural com aplicações em situações patológicas;
- Ressaltar a habilidade do sistema nervoso em modificar suas respostas motoras por meio da experiência;
- Oportunizar condições para o aluno prosseguir no estudo e desenvolvimento da investigação e análise do controle do movimento em sua prática profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
84616 - Maria Elisa Pimentel Piemonte
1807846 - Renata Hydee Hasue
 
Ementa
Mecanismos periféricos envolvidos na codificação da informação aferente e no controle da resposta muscular. Integração sensório-motora e controle das respostas reflexas, automáticas, neurovegetativas e voluntárias: na medula espinal, no tronco encefálico, no córtex cerebral, nos núcleos da base e no cerebelo. Aprendizagem sensóroio-motora. Organização geral de comportamentos motivados e sua influência na motricidade humana. 
 
 
 
Conteúdo Programático

1. Introdução a discussão da evolução filogenética do sistema nervoso e do movimento e sua importância para o processo adaptativo.
2. Tecido muscular como via final do controle neural do movimento.
3. Sistema aferente: como o sistema nervoso reúne informações para o controle dos movimentos.
4. Organização da resposta muscular: papel do fuso neuromuscular e órgão neurotendíneo de Golgi.
5. Controle do movimento pela medula espinal. Integração sensório-motora em nível medular e organização das respostas reflexas. Geradores centrais de padrão.
6. Controle motor encefálico:
- Tronco encefálico: organização das respostas reflexas, automáticas, neurovegetativas e controle sobre o tônus muscular. Vias aferentes e eferentes do tronco encefálico e sua integração. Centros somatomotores e vísceromotores do tronco encefálico.
- Funções do córtex cerebral: processamento da informação cortical e elaboração do movimento voluntário. Papel das áreas sensitivas e motoras primárias, secundárias e associativas. Papel do tálamo como modulador da atividade do córtex cerebral no controle do movimento. Aspectos cognitivos do controle motor.
- Função motora dos núcleos da base: interação com o córtex cerebral e com os centros motores do tronco encefálico durante a programação motora. Interface límbico-motora durante a elaboração de comportamentos motivados.
- Função do cerebelo no controle do equilíbrio, postura, coordenação e aprendizagem motora: interação com o córtex cerebral e com o tronco encefálico.
7. Aprendizagem motora: características, mecanismos sinápticos envolvidos, etapas e fatores que interferem no processo.
8. Integração do controle motor durante comportamentos motivados e sua influência na motricidade humana:
- Controle de tarefas de alcance;
- Aspectos do controle motor na marcha humana.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Prova teórica, trabalho final, relatório e tarefas teórico-práticas, discussão de casos clínicos.
Critério de Avaliação
Média aritmética de uma prova teórica, uma apresentação e discussão de caso clínico e uma apresentação e discussão de trabalho final.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos):
Relatório comentado escrito da disciplina (portfólio) a ser entregue em agosto, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação (Res. COG 3583/89).
 
Bibliografia Básica
     

BRODAL, A. Anatomia Neurológica com correlações clínicas. 3ª . Ed. Ed. Roca, 2001.
COHEN, H. Neurociência para fisioterapeutas. Ed. manole, São Paulo, 2001.
KANDEL, E.R., SCHWARTZ, J.H.; JESSELL, T.M. Fundamentos da neurosciência e comportamento. 1a ed. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1997.
KANDEL, E.R.; SCHWARTZ, J.H.; JESSELL, T.M. Princípios de Neurociência. Editora Manole, 2003.
KOLB, B E WISHAW, IQ. Neurociência do Comportamento. Editora Manole, 2002.
LATASH, M.L. Neurophysiological basis of movement. Human kinetics, Champaign, 1998.
LENT,R. Cem Bilhões de Neurônios. Editora Atheneu, 2002.
LUNDY-EKMAN, L Neurociência: Fundamentos para a Reabilitação. 3ª Ed., Elsevier, 2008.
MAGILL, R.A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.
McARDLE,W.D.; KATCH,F.I.; KATCH,V.L. Fisiologia do Exercício: Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.
NITRINI, R. & BACHESCHI, L.A. - A Neurologia que Todo Médico Deve Saber. 2ª Ed., Atheneu, 2002.
SHUMWAY-COOK, A.; WOOLLACOTT, M.H. Controle motor. Teoria e aplicações práticas. 2ª ed. Ed. Manole, São Paulo, 2003.
SQUIRE LR, BERG L, BLOOM FE, du LAC S, GHOSH A, SPITZER NC. Fundamental Neuroscience. 3rd ed., Academic Press, 2008.
TANI, G. Comportamento Motor: Aprendizagem e Desenvolvimento – Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2005.
SCHMIDT, RA. E LEE, TD. Motor Control and Learning – 3º Edição - Editora Human Kinetics: 1999.
ZIGMOND, BLOOM, LANDIS, ROBERTS & SQUIRE. Fundamental Neuroscience. Academic Press, 1999.

 

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