Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Línguas Orientais
 
Disciplina: FLO1505 - Teoria e Prática do Ensino de Língua Coreana
Theory and Practice of Korean Language Teaching

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2025 Desativação:

Objetivos
Proporcionar fundamentos teóricos e metodológicos em ensino de língua coreana, bem como reflexões críticas quanto à sua eficácia e validade perante os falantes do português; Oferecer bases pedagógicas para construção da competência profissional como professor de língua coreana.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2018070 - Yun Jung Im Park
 
Ementa
Estudo das teorias e experiências do ensino de coreano como língua estrangeira; Metodologia de planejamento de aulas, currículos, materiais didáticos e avaliações; Análise crítica dos materiais didáticos e produção de materiais próprios; prática pedagógica com observação de aulas, debates e elaboração de relatórios pedagógicos; planejamento e condução de aulas simuladas conforme as competências específicas - Ler/Escrever/Ouvir/Falar; estratégias de ensino por sub-áreas do ensino de coreano - Vocabulário/Gramática/Pronúncia/Cultura.
 
 
 
Conteúdo Programático
- Teorias de aquisição de línguas estrangeiras
- História e teorias de ensino de línguas estrangeiras 
- Linguística aplicada
- Linguística comparativa 
- Fundamentos em Estudos da Língua Coreana
- Pedagogia e didática no Ensino da Língua Coreana 
- Currículo do ensino de Língua Coreana
- Análise crítica de materiais didáticos em Língua Coreana
- Didática no ensino de coreano por competências específicas: Ler/Escrever/Ouvir/Falar
- Estratégias de ensino por sub-áreas:Vocabulário/Gramática/Pronúncia/Cultura
- Avaliação da competência em Língua Coreana
- História da política de ensino Língua Coreana

Avaliação
Método
Prova escrita, trabalhos escritos, seminários, aulas simuladas, relatórios de observação de aula, planejamento de aulas e cursos, confecção de materiais didáticos. 
Critério
Assiduidade e participação; qualidade dos trabalhos, relatórios, seminários, estágio supervisionado e das aulas simuladas
Norma de Recuperação
Prova substitutiva e/ou Relatório complementar

Bibliografia

- NATIONAL INSTITUTE OF KOREAN LANGUAGE. Oeguk-ineul wihan Hangugeo munbbeop 1 [Gramática Coreana para Estrangeiros 1]. Seul: CommunicationBooks, 2005.
- KIM, J. H. Oegugeoroseo-ui Hangugeohak Gaeron [Introdução à Linguística Coreana como Língua Estrangeira]. Seul: Pagijong Press, 2008
- WOO, H.S., BAE, D.Y. Hangugeo Eohwi-ui Ihae [Compreensão do Vocabulário Coreano para Ensino de Língua Coreana]. Busan: BUFS Press, 2009
- KANG, H.H. et al. Hangugeo Gyowon-eul wihan Hangugeo Gyoyukak [Estudo do Ensino de Língua Coreana para professores de coreano]. Seul: Korea National Open University Press, 2016
- ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes – Lingüística Aplicada, Ensino de Línguas e Comunicação. Campinas: Pontes, 2005.
- ELLIS, R. - Understanding Second Language Acquisition. Oxford, Oxford University Press, 1985.
- RICHARDS, J. C. & T. RODGERS. – Approaches and methods in language teaching. A descriptionandanalysis. Cambridge, Cambridge University Press, 1986.

- Apostila
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Prova intermediária, Prova final e Relatório de Atividades
Critério de Avaliação
Assiduidade e participação; composição de notas distribuídas entre provas e Relatório de Atividades
Norma de Recuperação
Prova substitutiva e/ou Relatório complementar
 
Bibliografia Básica
     
- NATIONAL INSTITUTE OF KOREAN LANGUAGE. Oeguk-ineul wihan Hangugeo munbbeop 1 [Gramática Coreana para Estrangeiros 1]. Seul: CommunicationBooks, 2005.
- KIM, J. H. Oegugeoroseo-ui Hangugeohak Gaeron [Introdução à Linguística Coreana como Língua Estrangeira]. Seul: Pagijong Press, 2008
- WOO, H.S., BAE, D.Y. Hangugeo Eohwi-ui Ihae [Compreensão do Vocabulário Coreano para Ensino de Língua Coreana]. Busan: BUFS Press, 2009
- KANG, H.H. et al. Hangugeo Gyowon-eul wihan Hangugeo Gyoyukak [Estudo do Ensino de Língua Coreana para professores de coreano]. Seul: Korea National Open University Press, 2016

 

Clique para consultar os requisitos para FLO1505

Clique para consultar o oferecimento para FLO1505

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP