1. - analisar e avaliar materiais didáticos quanto à sua utilidade para o seu grupo-alvo; 2. - desenvolver exercícios e sequências de aulas funcionais de acordo com o grupo-alvo; 3. - conhecer diferentes métodos de ensino, tipologias de exercícios e formas de trabalho e sabem aplicar estes conhecimentos de modo eficiente e de acordo com o grupo-alvo;
A disciplina tem por objetivo capacitar o aluno de forma a que ele possa autonomamente analisar e desenvolver materiais e métodos do ensino de alemão como língua estrangeira e também de capacitá-lo para a preparação de aulas e a organização de currículos adaptados à realidade do público alvo. A disciplina será ministrada em língua alemã.
1. Tarefas e exercícios em aulas de Alemão como Língua Estrangeira 2. Aprendizagem através de interação 3. Desenvolvimento de atividades de produção e recepção de textos 4. Desenvolvimento de projetos através de tarefas de aprendizagem complexas 5. Princípios metodológicos do ensino de Alemão como Língua Estrangeira 6. Desenvolvimento de currículos de ensino de Alemão como Língua Estrangeira 7. Princípios para a preparação de aulas 8. Modelos de preparação de aulas 9. Planejamento de aulas segundo princípios didático-metodológicos
AHRENHOLZ, Bernt; OOMEN-WELKE, Ingeborg (2013, orgs.). Deutsch als Fremdsprache. Baltmannsweiler: Schneider Hohengehren. BIMMEL, Peter (2012). „Lernstrategien – Bausteine der Lernerautonomie“. In: Fremdsprache Deutsch. Themenheft Lernstrategien, vol. 46, p. 3-10. BIMMEL, Peter / KAST, Bernd / NEUNER, Gerd (2011). Deutschunterricht planen NEU. Arbeit mit Lehrwerklektionen. Fernstudieneinheit: Langenscheidt. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 20 de dezembro de 2017b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 13.05.2024. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental Língua Estrangeira. Brasília: Imprensa Oficial, 1998. CONSELHO DA EUROPA (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto, Edições ASA. ENDE, Karin; GROTJAHN, Rüdiger; MOHR, Imke (2013). DLL 6: Curriculare Vorgaben und Unterrichtsplanung. Berlin: Goethe Institut / Langenscheidt. EUROPARAT (Hrsg.) (2020). Gemeinsamer europäischer Referenzrahmen für Sprachen: lehren, lernen, beurteilen. Begleitband. Klett. FUNK, H.; KUHN, C. Aufgaben, Übungen, Interaktion- DLL4. Langenscheidt: München, 2014. FUNK, Hermann (2010). Methodische Konzepte für den Deutsch als Fremdsprache-Unterricht. In: Krumm, Hans-Jürgen et al. (2010, orgs.). Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch, vol. Berlin/New York: de Gruyter, p. 940-952. FUNK, Hermann (2013). „Aufgabenorientierung und Fremdsprachenerwerb“. In: Ahrenholz, Bernt; Oomen- Welke, Ingeborg (2013, orgs.). Deutsch als Fremdsprache.. Baltmannsweiler: Schneider Hohengehren, p. 298-310. HÄUSSERMANN, U. / PIEPHO, H.-E. (1996): Aufgaben-Handbuch. Deutsch als Fremdsprache. Abriß einer Aufgaben- und Übungstypologie. München: Iudidium. NODARI, Claudio; Steinmann, Cornelia (2010). Lernerautonomie. In: Krumm, Hans-Jürgen et al. (orgs.). Deutsch als Fremd- und Zweitsprache. Ein internationales Handbuch, vol 2. Berlin/New York: de Gruyter, p. 1157 – 1162. RÖSLER, Dietmar (2023). Deutsch als Fremdsprache. Eine Einführung. Stuttgart: Metzler. SCHMIDJELL, Annegret; Ziebell, Barbara (2012). Unterrichtsbeobachtung und kollegiale Beratung - Neu. Berlin et al.: Langenscheidt. (Fernstudienprojekt Fort- und Weiterbildung Deutsch als Fremdsprache – Fernstudieneinheit 32).