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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0647 - Aquisição/Aprendizagem do Espanhol como Língua Estrangeira
Learning and acquisition of Spanish as a foreign language

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2008 Desativação:

Objetivos
1. entrar em contato com modelos teórico-metodológicos que tratam de explicar o processo de aquisição/aprendizagem de uma língua estrangeira e refletirem a respeito da sua adequação e poder explicativo;
2. entrar em contato com as diversas pesquisas já realizadas nesse campo teórico-metodológico e avaliar o seu poder explicativo e interpretativo;
3. observar e testar as possibilidades de aplicação desses modelos à interpretação do processo de aquisição/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira por parte de falantes do português brasileiro;
4. refletir sobre a relação entre os modelos teóricos abordados e os objetivos explicitados nos materiais de ensino de língua;
5. tirar conclusões sobre a importância de uma reflexão sobre aquisição na sua futura atividade docente.
 
 
 
Ementa
Apresentação e discussão de enfoques teóricos e metodológicos da problemática da aquisição/aprendizagem do espanhol como língua estrangeira por falantes do português brasileiro (com enfoque no processo, na produção em língua estrangeira e nos resultados), das pesquisas já realizadas a partir deles, e de suas conseqüências sobre as atividades didáticas.
 
 
 
Conteúdo Programático
1. Problemáticas da aquisição e da aprendizagem de línguas. Diversos contextos e especificidades.
1.1 Conceitos de língua materna, primeira, segunda e estrangeira. Implicações.
1.2 Diferenciações e indiferenciações entre aquisição e aprendizagem em diversas propostas.
1.3 Conceitos de interferência, transferência e interlíngua. O papel da língua materna na aprendizagem de línguas segundas.
1.4 Diversos modelos sobre aquisição e aprendizagem. Focos no comportamento, na cognição, na subjetividade, na interação, nos modelos complexos.
2. Pesquisas sobre a aquisição-aprendizagem do espanhol por brasileiros.
2.1 A aquisição-aprendizagem de determinadas formas e construções. Pesquisas sobre a produção em espanhol de aprendizes brasileiros: pronomes, determinação, transitividade, expressão da mudança, e outros processos.
2.2 Estudos sobre fenômenos da subjetividade: imaginários, estereótipos. A dimensão discursiva na aquisição-aprendizagem.
2.3 A produção de aprendizes como campo de pesquisa: metodologias e procedimentos.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas teóricas, leitura de textos, seminários, estágio de obesrvação.
Critério de Avaliação
Os alunos serão avaliados por meio de controles de leitura, seminários, trabalhos de aplicação e provas.
Norma de Recuperação
Acontecerá no calendário estipulado pela Faculdade e poderá reproduzir os mesmos instrumentos que a 1ª avaliação.
 
Bibliografia Básica
     
ARAÚJO JÚNIOR., B. Estruturas passivas no espanhol escrito: um estudo de caso utilizando a Lingüística de Corpus. In: TAGNIN, S. E. O. (Ed.) Crop – Revista da Área de Literatura Inglesa e Norte-Americana – Departamento de Letras Modernas. São Paulo: FFLCH, p. 261-278.
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SANTOS GARGALLO, I. Análisis Contrastivo, Análisis de Errores e Interlengua en el marco de la Lingüística Contrastiva. Madrid: Síntesis, 1993.
________ Lingüística Aplicadas a la enseñanza-aprendizaje del español como lengua extranjera. Cuadernos de Didáctica del Español. Madrid: Arco Libros, 1999.
SELINKER, L. La interlengua. In: LICERAS, J. (comp.) La adquisición de las lenguas extranjeras. Hacia un modelo de análisis de la interlengua. Madrid: Visor, 1992, p. 79-104.
YOKOTA, R. Aquisição/aprendizagem de línguas estrangeiras – aspectos teóricos. In: BRUNO, Fátima Cabral (org.): Ensino-Aprendizagem de línguas estrangeiras: Reflexão e prática. São Carlos, Claraluz Editora, 2005, p. 11-22.
____. Objeto direto na interlíngua: algumas reflexões a partir da análise contrastiva português-espanhol. In: BARROS L. M.; COSTA, M. J. D.; VIEIRA, V. R. de A. (orgs.) Hispanismo 2004 – Língua Espanhola. Florianópolis: UFSC/ABH, 2006, p. 441-452.

Obs. Cada docente poderá indicar trabalhos já incluídos na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.
 

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