Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0589 - Introdução ao Teatro
Introduction to Drama

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Essa disciplina tem como objetivo introduzir e desenvolver expedientes de leitura e de análise do texto teatral e de sua relação com a encenação. A disciplina trabalha o texto dramático e seus elementos: ato e cena; rubricas e sua função; ação; conflito; clímax; desenlace; a personagem dramática, suas funções e formas de caracterização; espaço; tempo. Discute ainda a encenação de caráter realista e os elementos do texto e da encenação de base épica. A disciplina visa preparar o futuro professor para a leitura e encenação de textos dramáticos em sala de aula, fornecendo um instrumental teórico e analítico, a fim de permitir uma compreensão mais consistente da “carpintaria” teatral, indispensável para orientar qualquer proposta de encenação dos textos teatrais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1614153 - Maria Silvia Betti
 
Ementa
O texto dramático e seus elementos: ato e cena; rubricas e sua função; ação; conflito; clímax; desenlace; a personagem dramática, suas funções e formas de caracterização; espaço; tempo.
A encenação de caráter realista: espaço cênico e tipo de palco; cenário; iluminação; figurinos; efeitos musicais e sonoros; relação com a platéia; natureza da interpretação; direção.
Elementos do texto épico: criação autoral X processo colaborativo; narração; recursos de distanciamento; perspectiva dialética na estrutura da peça épica brechtiana.
Elementos da encenação de base épica: recursos cênicos de distanciamento; recursos narrativos; utilização da música; recursos paródicos.
 
 
 
Conteúdo Programático
Elementos do texto teatral de estrutura dramática e de sua relação com a encenação.
Elementos do texto teatral de estrutura épica e de sua relação com a encenação.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
provas, atividades em classe e resenhas críticas.
Critério de Avaliação
Notas de zero a dez obtidas em participação em atividades em classe, resenhas de espetáculos, provas escritas e trabalhos escritos.
Norma de Recuperação
(critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalho): notas de um a dez, baseadas em trabalhos elaborados durante o recesso escolar e em prova ou trabalho escrito realizado na primeira semana letiva do semestre subsequente ao da reprovação. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação (a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois).
 
Bibliografia Básica
     
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos e dramatúrgicos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelos ministrantes.
Bibliografia Teórica de Referência
COSTA,Iná Camargo. “Sinta o Drama” in Sinta o Drama. Petrópolis: Vozes, Coleção Zero à Esquerda, 1998.
PAVIS, Patrice. Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.
ROSENFELD, Anatol. O Teatro Épico. São Paulo: Perspectiva, 2009.
_______________. A Arte do Teatro: aulas de Anatol Rosenfeld. Transcrição por Neusa Martins. São Paulo: Publifolha, 2009.
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Burguês. São Paulo: CosacNaify, 2004.
______________. Teoria do Drama Moderno. [1850-1950] Introdução José Antonio Pasta Jr. Tradução Luís Sérgio Repa. São Paulo: CosacNaify, 2001.
WILLIAMS, Raymond. Drama em Cena. Tradução de Rogério Bettoni. São Paulo: CosacNaify, 2010.
Bibliografia de Referência (Dramaturgia)
AYCKBOURN, Alan. Absurd Person Singular. London: Samuel French, 1974.
BRECHT, Bertolt. Parables for the theatre: two plays: The Good Woman of Setzuan; The Caucasian Chalk Circle. Títulos originais: Der Gute Mensche von Sezuan; Der Kaukasische Kreidekreis. Revised English versions by Eric Bentley. London/New York: Penguin Books, 1966.
HELLMANN, Lillian. Children’s hour; Days to come; The Little Foxes; Watch on the Rhine. New York: Modern Library, 1942
INGE, William. Picnic: a romance in three acts. New York: Bantam Books, 1956, c1953.
___________. Dark at the top of the stairs. New York: Dramatists Play Service, 1960.
LILLO, George. George Barnwell: a tragedy in five acts. New York: D. Longworth, 1819.
O’CASEY, Sean. Three Plays: Juno and the Paycock; The Shadow of a Gunman; The Plough and the Stars. London: Macmillan, 1966.
ODETS. Clifford. Golden boy; Awake and sing!; The Big Knife. London: Penguin, 1963.
_____________. Six plays of Clifford Odets: Waiting for Lefty -- Awake and sing! -- Till the day I die -- Paradise lost -- Golden boy -- Rocket to the moon. New York: Random, 1939.
ORTON, Joe. The Complete Plays; introduced by John Lahr. New York: Grove, 1990.
RATTIGAN, Terence. Winslow Boy with two other plays: French Without Tears; Flare Path. London: Pan Books, 1954.
________________. The Deep Blue Sea.1st printing. New York: Random House, 1952.
SYNGE, J. M. (John Millington). The Playboy of the Western World: A Comedy in three acts. Champaign, Ill. Project Gutenberg; Boulder, Colo: NetLibrary.
_______________________. Riders to the Sea. Champaign, Ill. Project Gutenberg; Boulder, Colo: NetLibrary.
STOPPARD, Tom. Plays. Volumes one to five. London: Faber and Faber, 1999.
WESKER, Arnold. Wesker Trilogy: Chicken Soup with Barley; Roots; I’m talking about Jerusalem; [Intr] H M Best, Mark Cohen. London: Longmans, 1965.
WILDER, Thornton. Our town; The Skin of Our Teeth; The Matchmaker. London: Penguin Books, 1986.
_______________. Long Christmasddinner & Other Plays in one act. New York: Harper and Row, 1963.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Professores do ensino fundamental e médio da rede pública e privada;
Objetivos da atividade
levar os alunos a realizar leituras dramáticas sobre os textos selecionados e relacionados ao programa da disciplina.
Descrição da atividade
Trabalho de apresentação de leituras dramáticas de textos em língua inglesa selecionados, relacionados à ementa do curso e aos conteúdos tratados no semestre.
Indicadores de avaliação da atividade
questionário de avaliação das atividades realizadas, participação nas atividades por meio de listas de presença

Clique para consultar os requisitos para FLM0589

Clique para consultar o oferecimento para FLM0589

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP