Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Modernas
 
Disciplina: FLM0544 - Introdução à Poesia
Introduction to Poetry

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 10 h )
Carga Horária de Extensão: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é despertar o interesse e o prazer pela leitura de poesia apresentando os poetas mais significativos de língua inglesa; visa ainda estudar as principais características estruturais da poesia de língua inglesa, abordando questões como sonoridade, o uso de imagens e o engenho poético. Aborda também questões de historicidade poética. A disciplina visa a estimular a percepção crítica dos aspectos constitutivos da linguagem poética, uma vez que esta é elemento fundamental para a formação do futuro professor de literaturas em geral e de literaturas em língua inglesa em particular.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2800271 - Laura Patricia Zuntini de Izarra
 
Ementa
A poesia como discurso, usando como exemplo baladas, sonetos de Shakespeare, poemas de  W.B.Yeats, Ezra Pound, Wilfred Owen, Wystan Hugh Auden, William Blake, Walt Whitman, William Carlos Williams, entre outros, e “dub poetry.”
 
 
 
Conteúdo Programático
Análise de poemas introduzindo aspectos essenciais da poesia como discurso, destacando os componentes relativos à sonoridade (métrica, ritmo, assonância e aliteração), às imagens (comparação, metáfora, símbolo, alegoria) e à construção do pensamento (tom ou atitude, denotação e conotação). Os textos do programa abrangem tanto leituras teóricas como textos poéticos que forneçam uma amostragem significativa no tocante aos aspectos formais e temáticos.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas interativas com discussões a partir das leituras previamente propostas e atividades em grupos.
Critério de Avaliação
Notas de zero a dez obtidas em participação nas aulas, nas atividades de classe, fichamentos, provas escritas ou orais e trabalhos escritos.
Norma de Recuperação
notas de um a dez, baseadas em trabalhos elaborados durante o recesso escolar e em prova ou trabalho escrito realizado na primeira semana letiva do semestre subseqüente ao da reprovação. A nota final será a média entre a nota de reprovação e a obtida na recuperação. Para o cálculo da média final, será considerada a nota da 1ª. avaliação (a ser somada à nota da recuperação, com o resultado dividido por dois).
 
Bibliografia Básica
     
A bibliografia a seguir é fornecida em caráter indicativo e à guisa de sugestão. Outros textos teóricos relacionados à ementa poderão ser escolhidos pelos ministrantes.
ADORNO, T. W. “Palestra sobre lírica e sociedade” (Trad. de Jorge de Almeida). In: Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2003, pp. 65-90.
ANTONIO CANDIDO. O Estudo Analítico do Poema. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um Lírico no Auge do Capitalismo. (Trad. José Carlos M. Barbosa e Hemerson Alves Baptista). São Paulo: Brasiliense, 1995.
BLOOM, Harold. The Art of Reading Poetry. New York: Perennial, 2004.
BOSI, Alfredo. O Ser e o Tempo da Poesia. São Paulo: Cultrix, EDUSP, 1997.
____________. “A Poesia ainda é necessária?” In: IZARRA, Laura P. Z. e MUTRAN, Munira H. (org.). Yeats and Dance Terence Brown – A Poesia ainda é Necessária? Alfredo Bosi. São Paulo: Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats & Humanitas, 2010.
BOULTON, Marjorie. The Anatomy of Poetry. London: Routledge, 1982.
BROOKS, Cleanth & BURTON, S.H. The Criticism of Poetry. London & N.Y.: Longman 2nd. Edition, 1974.
________________ & WARREN, R. P. Understanding Poetry. New York: Holt Rinehart and Winston, 1960.
EAGLETON, Terry. How to Read a Poem. Oxford: Blackwell Publishing, 2007.
EASTHOPE, Anthony. Poetry as Discourse. London & New York: Methuen, 1983.
ELIOT, T.S. On Poetry and Poets. London: Faber & Faber, 1957.
FAUSTINO, Mário. Artesanatos de Poesia. Fontes e Correntes da Poesia Ocidental. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
HEANEY, Seamus. Crediting Poetry (The Nobel Lecture 1995). Ireland: The Gallery Press, 1995.
MILLER, Ruth & GREENBERG, Robert. Poetry: an Introduction. New York: St. Martin’s Press, 1981.
PAZ, Octavio. El Arco y la Lira. Mexico: Fondo de Cultura Económica, 1970.
POUND, Ezra. ABC da Literatura. (Trad. Augusto de Campos e José Paulo Paes). São Paulo: Cultrix, 2006.
RAMAZANI, Jahan, R. ELLMANN & R. O’Clair. The Norton Anthology of Modern and Contemporary Poetry. New York & London: Norton & Company, 2003 (3rd. edition).
STRAND, Mark e BOLAND, Evan. The Making of a Poem. A Norton Anthology of Poetic Forms. New York: W.W.Norton and Company, 2000.
Wolosky, Shira. The Art of Poetry. How to Read a Poem. Oxford: Oxford University Press, 2001.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Professores do ensino fundamental e médio da rede pública e privada;
Objetivos da atividade
Aprofundar o conhecimento dos alunos de graduação sobre as tradições e movimentos da produção poética em língua inglesa, assim como na preparação de material didático com o objetivo de ensinar língua e cultura de língua inglesa através dos poemas.
Descrição da atividade
Elaborar material didático com o objetivo de ensinar língua e cultura de língua inglesa através dos poemas. Elaborar fichas didáticas para o oferecimento das oficinas ao público-alvo
Indicadores de avaliação da atividade
Fichas didáticas elaboradas, questionário de avaliação das atividades realizadas, participação nas atividades por meio de listas de presença

Clique para consultar os requisitos para FLM0544

Clique para consultar o oferecimento para FLM0544

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP