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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0863 - História da Memória [6- Memória e Patrimônio Histórico]
History of the Memory

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Carga Horária de Extensão: 20 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
1. Compreender a memória em sua dimensão histórica e social, a partir de um processo de
construção e de articulação com os fenômenos processados nos grupos humanos.
2. Examinar os conceitos de memória elaborados ao longo da História por diferentes sociedades,
em temporalidades e territorialidades diversas.
3. Estabelecer relações entre a memória e a “poética”, investigando os mecanismos de mediação
entre a memória e a atividade da criação.
4. Estabelecer relações entre a memória e os processos de monumentalização de pessoas e de
acontecimentos.
5. Esclarecer as relações entre a memória e as relações de poder nas sociedades humanas.
6. Compreender a memória como mecanismo multifacetado, capaz de mobilizar identidades e
alteridades.
7. Compreender a memória como artifício, capaz de reconstruir o passado sob novas bases.
8. Desenvolver a discussão metodológica, favorecendo a familiaridade com o instrumental da
pesquisa e a autonomia em sua prática.
9. Capacitar os estudantes para as práticas pedagógicas nos níveis fundamental e médio, por meio
da elaboração de planos de aulas e organização e apresentação de seminários.
10. Desenvolver os pressupostos da pesquisa em História por intermédio da leitura e da análise de
documentos textuais e iconográficos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
582657 - Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi
 
Ementa
Nesta disciplina são abordados temas relacionados à memória, a partir de uma perspectiva histórica e
social. Compreendida como fenômeno multifacetado, a memória encontra-se associada a mecanismos
pessoais e sociais que resultam em operações complexas: recordação e esquecimento, lembrança e
eternização, exageração e apagamento. Tais elementos constituem o substrato daquilo a que
denominamos construção da memória. Aspecto da produção documental das sociedades humanas, a
memória apresenta articulações fundamentais com a palavra oral e escrita, a iconografia, a cultura
material, entre outros aspectos da vida das sociedades humanas. Por essa razão, ela será retomada a partir da crítica documental, associada à crítica historiográfica e em uma perspectiva transversal e
interdisciplinar.
 
 
 
Conteúdo Programático
1. A memória: arcabouço conceitual
1.1. Mnemosine e a arte da memória
1.2. Memória e História
1.3.Memória e imagem
1.4. Epitáfio, tumba, memorial
1.5. Memória, reparação e compromisso
2. Aspectos históricos da memória
2.1. A memória na cultura oral
2.2. A memória como conhecimento topológico
2.3. A memória como aspecto da Retórica
2.4. A memória e o éthos cristão
2.5. A memória nas sociedades
2.6. A memória no mundo global
3. Memória e poder
3.1. Memória e construção de hegemonias
3.2. A memória dos derrotados
3.3. A memória dos sem-memória
4. Memória e patrimônio: os mecanismos de monumentalização
4.1. As Relíquias e os centros de culto
4.2. A criação da memória cívica
4.3. O debate atual
5. Memória e projeto
5.1. Memória e tempo presente
5.2. Memória e tempo futuro
6. Memória e poética: a criação e seus mecanismos de mediação
6.1. Do bloco de cera de Platão às madeleines de Proust
6.2. Da Ilíada a Fernando Pessoa
6.3. A dissolução da memória
7. A memória, a “fama” e a “glória”
7.1. Simônides de Kéos e mesquinhez de Scopas
7.2. Alexandre, o Grande e a lápide de Aquiles
7.3. Orlando Furioso: a construção da imortalidade
8. Memória e identidade
9. Memória e alteridade
10. A memória e o marketing político.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
1. Atividades em sala de aula.
2. Trabalho escrito.
Critério de Avaliação
Leituras e participação nas discussões; capacidade de argumentação crítica; articulação entre ideias e
leituras; consistência teórica e historiográfica.
Norma de Recuperação
A ser estabelecida.
 
 
Bibliografia
     
ARENDT, H. Between Past and Future: Eight Exercises in Political Thought. New York; London;
Toronto; Ontario: Penguin, 2006.
ARENDT, H. - The Human Condition. Chicago, IL; London, UK: The University of Chicago Press,
1998.
As mil e uma noites / [versão de] Antoine Galland; trad. Alberto Diniz, apres. Malba Tahan. Rio de
Janeiro: Ediouro, 2001.
ASSMANN, A. – Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo
Soethe. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 2011.
AUERBACH, E. – Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo:
Perspectiva, 2015.
BAKHTIN, M. – Os gêneros do discurso. Tras. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017.
BENJAMIN, W. – Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Editora 34, 2011.
CHALÁMOV, V. – Contos de Kolimá. Trad. Denise Sales e Elena Vasilevich. São Paulo: Editora 34,
2016.
DOSTOIÉVSKY, F. – Memórias da casa dos mortos. Trad. Natalia Nunes e Oscar Mendes. Porto
Alegre: L&PM, 2019.
ECO, U. – Baudolino. Trad. Marco Lucchesi. Rio de Janeiro: Record, 2011.
ECO, U. – História das terras e lugares lendários. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2013.
FALBEL, N. – Kidush Hashem: Crônicas Hebraicas sobre as Cruzadas. São Paulo: EDUSP:
Imprensa Oficial, 2001
FRANÇA, S.S.L. – Os reinos dos cronistas medievais (século XV). São Paulo: Annablume; Brasília:
Capes, 2006.
FREUD, S. – Psicologia das massas e análise de eu. Trad. Renato Zwick. Porto Alegre: L&PM, 2022.
FOUCAULT, M. – As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
FOUCAULT, M. – Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2022.
LE GOFF, J. – História e memória. Trad. Bernardo Leitão, Irene Ferreira e Suzana Ferreira Borges.
Campinas/SP: Editora da Unicamp, 2013.
MAALOUF, A. – As Cruzadas vistas pelos árabes. São Paulo: Brasiliense, 2007.
MAGALHÃES, A.P.T. (org.) – Linguagem e produção do discurso na História: fontes, modelos e
problemas da cristandade latina (séculos V-XVI). São Paulo: Humanitas, 2015.
MANN, Th. – A Montanha Mágica. Trad. Herbert Caro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
NORA, P. (org.) – Les lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1997.
PAMUK, Orhan – Meu nome é vermelho. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Cia das Letras, 2013.
PIMENTA, J.P. – O livro do tempo: uma História Social. São Paulo: Edições 70, 2021.
PROUST, M. – Em busca do tempo perdido, 3 vols. Trad. Fernando Py. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.
PÚCHKIN, A. – “Viagem a Arzrum (durante a campanha de 1829)” in Nova Antologia do Conto
Russo. Trad. Bruno Gomide. São Paulo: Editora 34, 2016.
RICOEUR, P. – A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François [et al.] Campinas/SP:
Editora da Unicamp, 2007.
RODRÍGUEZ, G. – Historia, literatura y sociedad: aproximaciones al mundo medieval desde el siglo
XXI. Mar del Plata: Cultura Fusión, 2011.
Viagens de Jean de Mandeville, org. trad. e notas Susani Silveira Lemos França Bauru/SP : Edusc,
2007.
YATES, F.A. – A arte da memoria. Trad. Flavia Bancher. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 2007.
William Shakeaspeare, The complete Works, ed. Stanley Well & Gary Taylor. New York; Toronto:
Oxford University Press, 1988.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Essa atividade deverá ser voltada para o público externo à Universidade, previamente delimitado pelo aluno e com aval do professor.
Objetivos da atividade
A atividade extensionista deverá ter caráter historiográfico, sob diversas formas, tais como: formação historiográfica de público-externo à universidade, formação continuada de professores da rede básica, atividades e organização de eventos culturais com temas históricos, atividades de preservação patrimonial, organização documental e direito à memória, podendo ser de caráter presencial ou remoto, de acordo com as definições institucionais e normas vigentes na Universidade.
Descrição da atividade
A disciplina também destinará 20 horas para o planejamento e desenvolvimento de práticas extensionistas, a serem computadas nas ACE constantes do Histórico Escolar do aluno. O desenvolvimento das atividades se fará sob tutoria de um docente e de monitorias pedagógicas, sendo avaliada conforme as regras vigentes para aprovação em disciplinas.
Indicadores de avaliação da atividade
Entrega de relatório final e sistematização da avaliação pelo grupo social envolvido e pelo aluno, conforme modelo padronizado pelo Departamento de História e indicadores previamente definidos pela Universidade (aproveitamento, presença e ampliação do conhecimento historiográfico e da história aplicada a demandas sócio-culturais).

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