1. Compreender a memória em sua dimensão histórica e social, a partir de um processo deconstrução e de articulação com os fenômenos processados nos grupos humanos.2. Examinar os conceitos de memória elaborados ao longo da História por diferentes sociedades,em temporalidades e territorialidades diversas.3. Estabelecer relações entre a memória e a “poética”, investigando os mecanismos de mediaçãoentre a memória e a atividade da criação.4. Estabelecer relações entre a memória e os processos de monumentalização de pessoas e deacontecimentos.5. Esclarecer as relações entre a memória e as relações de poder nas sociedades humanas.6. Compreender a memória como mecanismo multifacetado, capaz de mobilizar identidades ealteridades.7. Compreender a memória como artifício, capaz de reconstruir o passado sob novas bases.8. Desenvolver a discussão metodológica, favorecendo a familiaridade com o instrumental dapesquisa e a autonomia em sua prática.9. Capacitar os estudantes para as práticas pedagógicas nos níveis fundamental e médio, por meioda elaboração de planos de aulas e organização e apresentação de seminários.10. Desenvolver os pressupostos da pesquisa em História por intermédio da leitura e da análise dedocumentos textuais e iconográficos.
Nesta disciplina são abordados temas relacionados à memória, a partir de uma perspectiva histórica esocial. Compreendida como fenômeno multifacetado, a memória encontra-se associada a mecanismospessoais e sociais que resultam em operações complexas: recordação e esquecimento, lembrança eeternização, exageração e apagamento. Tais elementos constituem o substrato daquilo a quedenominamos construção da memória. Aspecto da produção documental das sociedades humanas, amemória apresenta articulações fundamentais com a palavra oral e escrita, a iconografia, a culturamaterial, entre outros aspectos da vida das sociedades humanas. Por essa razão, ela será retomada a partir da crítica documental, associada à crítica historiográfica e em uma perspectiva transversal einterdisciplinar.
1. A memória: arcabouço conceitual1.1. Mnemosine e a arte da memória1.2. Memória e História1.3.Memória e imagem1.4. Epitáfio, tumba, memorial1.5. Memória, reparação e compromisso2. Aspectos históricos da memória2.1. A memória na cultura oral2.2. A memória como conhecimento topológico2.3. A memória como aspecto da Retórica2.4. A memória e o éthos cristão2.5. A memória nas sociedades2.6. A memória no mundo global3. Memória e poder3.1. Memória e construção de hegemonias3.2. A memória dos derrotados3.3. A memória dos sem-memória4. Memória e patrimônio: os mecanismos de monumentalização4.1. As Relíquias e os centros de culto4.2. A criação da memória cívica4.3. O debate atual5. Memória e projeto5.1. Memória e tempo presente5.2. Memória e tempo futuro6. Memória e poética: a criação e seus mecanismos de mediação6.1. Do bloco de cera de Platão às madeleines de Proust6.2. Da Ilíada a Fernando Pessoa6.3. A dissolução da memória7. A memória, a “fama” e a “glória”7.1. Simônides de Kéos e mesquinhez de Scopas7.2. Alexandre, o Grande e a lápide de Aquiles7.3. Orlando Furioso: a construção da imortalidade8. Memória e identidade9. Memória e alteridade10. A memória e o marketing político.
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