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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
História
 
Disciplina: FLH0702 - História e Relações Internacionais das Américas (séculos XVIII-XXI)
History and International Relations of the Americas (18th-21st centuries)

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Trata-se de introduzir os alunos ao campo da História e das Relações Internacionais nas/das Américas, estimulando-os a refletir historicamente sobre temas do passado e presente. Distinguir as transformações do período na constituição de um mundo que passou a prever certa regulação: diferenças entre as relações do século XIX, particularmente  entre Estados, divergências e conflitos,  e as que ocorreram  no século XX. Identificar distinções entre políticas estatais e não-estatais e fenômenos globais e transnacionais. Examinar temas clássicos da historiografia das Relações Internacionais contemporâneas do Hemisfério Ocidental, particularmente em relação aos campos da política, cultura e ideias. Discutir estereótipos e visões consolidadas que impacta(ra)m as relações entre os países no século XIX e as Relações Internacionais no século XX. Refletir sobre a produção do conhecimento da História das Relações Internacionais das Américas
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1307355 - Mary Anne Junqueira
 
Ementa
O curso elege temas da História da América contemporânea no entrecruzamento das áreas da História e das Relações Internacionais, identificando as assimetrias do Hemisfério Ocidental.  Propõe-se a discutir  o Estado nacional como ator das RIs. Acompanha a formação e consolidação dos Estados-nação, as respectivas configurações territoriais e  conflitos e negociações  que envolveram distintos países das América, no século XIX, além de abordar fenômenos precursores das Relações Internacionais do século XX, como o Pan-americanismo.  Adentra às questões do Pan-africanismo, Política da Boa Vizinhança e Relações Internacionais das Ditaduras Militares no século XX, afora as concepções de primeiro e terceiro mundo que vigoraram durante a Guerra Fria. Preocupa-se igualmente com os fenômenos recentes que impactam o século XXI como Guerra ao Terror, projetos diversos de integração, propostas Sul-Sul etc.  Com isso, além de debater as Relações Internacionais propriamente ditas, aspira abordar fenômenos globais e transnacionais que envolveram países, regiões ou grupos das Américas. Preocupa-se igualmente com o lugar  dos Estados Unidos e da América Latina no mundo. Para tal, serão privilegiadas as interconexões entre  política, cultura e ideias para bem avaliarmos a pluralidade das experiências americanas. 
 
 
 
Conteúdo Programático
1.	Américas, América Latina e  Estados Unidos da América: problemas e definições. 
2.	América Hispânica:  fragmentação ou unidade territorial?  
3.	Estados Unidos da Américas: das 13 colônias à unidade territorial.
4.	Disputas na região do Prata e a conformação do Estado nacional argentino. 
5.	Conquista territorial norte-americana e a formação de fronteiras na América do Norte 
6.	Guerra do Pacífico (Chile, Bolívia, Peru) e seu legado. 
7.	Diplomacia e projetos transnacionais nas Américas: Pan-Americanismo e Pan-africanismo. 
8.	Política da Boa Vizinhança: As Américas durante a Segunda Guerra Mundial.
9.	Guerra Fria: Estados Unidos, América Latina e concepção de primeiro e terceiro mundos.  
10.	Relações Internacionais no período das Ditaduras Militares na América Latina. 
11.	Globalização: as Américas na “ordem mundial” do final do século XX.
12.	O mundo no século XXI: Guerra ao Terror, projetos de integração e processos Sul-Sul. 
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Avaliação: Provas, seminários, participação nas discussões em classe. Método: Aulas expositivas e seminários de análises de textos e documentos de época.
Critério de Avaliação
Habilidades a serem aferidas nas discussões em classe, seminários e provas: participação em classe, competência na leitura crítica de textos, problematização de temas e questões, capacidade de argumentação e clareza na apresentação de ideias, habilidade na análise de fontes de época.
Norma de Recuperação
Relatórios de leitura e trabalho a ser definido.
 
Bibliografia Básica
     
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