Introduzir o tema da história da alimentação, a partir de um enfoque panorâmico sobre a historiografia fundadora desse campo, tanto em âmbito internacional como no Brasil. Em seguida, serão abordados alguns alimentos em particular em sua importância histórica na formação da época moderna. O terceiro tópico tratará da revolução industrial e da sua relação com as transformações na agricultura e irá introduzir debates sobre a situação contemporânea da alimentação humana, do modelo agroindustrial, do padrão fast-food, do uso fertilizantes, agrotóxicos, organismos geneticamente modificados e biocombustível. Cada aula será dedicada a um tema, com um texto básico que deverá ser lido e apresentado pelos alunos e discutido com a classe.
A disciplina tratará de três aspectos fundamentais sobre o tema, a saber: o campo da alimentação na História; os alimentos e os intercâmbios modernos; a agroindústria contemporânea. A disciplina também destinará 20 horas para o planejamento e desenvolvimento de práticas extensionistas, a serem computadas nas ACE constantes do Histórico Escolar do aluno. Essa atividade deverá ser voltada para o público externo à Universidade, previamente delimitado pelo aluno e com aval do professor, e deverá ter caráter historiográfico, que poderá assumir diferentes formas, tais como: formação historiográfica de público- externo à universidade, formação continuada de professores da rede básica, atividades e organização de eventos culturais com temas históricos, atividades de preservação patrimonial, organização documental e direito à memória, exposições, performances teatrais, intervenções urbanas, ações vinculadas a monumentos e contra monumentos, placas comemorativas, roteiros turísticos, dentre outros, podendo ser de caráter presencial ou remoto, de acordo com as definições institucionais e normas vigentes na Universidade. O desenvolvimento das atividades se fará sob a tutoria do docente- responsável pela disciplina, sendo avaliada conforme as regras vigentes para aprovação em disciplinas, mediante relatório final e sistematização da avaliação pelo grupo social envolvido, conforme indicadores previamente definidos pelo docente e pelos alunos envolvidos.
A) O campo da alimentação na História 1- Apresentação do programa 2- Introdução geral 3- Carne e cultura ocidental (Montanari, pp. 13-54) 4- Cultura material e alimentação (Braudel, pp.145-158) 5- A civilização do vinho (Rod Philips, pp. 23-55) 6- Historiografia brasileira da alimentação (Cascudo, pp.17-68) 7- Alguns trabalhos regionais: Bahia e o acarajé (Costa Lima, pp. 123-136) 8-Prova em classe B) Os alimentos e os intercâmbios modernos 9-Sal (Multhauf, pp.15-37) 10-Açúcar, Café, Chá e Chocolate (A. H. de Lemps, in Flandrin/Montanari, pp.611-624) 11-Novos produtos: o milho (Warman, pp.13-40) C) A agroindústria contemporânea 12-A revolução industrial e a revolução agrícola (Bellamy Foster, pp.205-246) 13-A agroindústria contemporânea: transgênicos, biocombustível e modelo fast-food (Michael Pollan, pp.50-66). 14-Entrega de avaliações e balanço da disciplina.
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