1. Estudar o solo como corpo natural em seus vários níveis de organização, do cristal à paisagem. 2. Compreender o solo como recurso espaço-temporal natural ou não. 3. Propiciar a aquisição de diferentes formas de percepção, observação e estudo dos solos. 4. Enfatizar a leitura e a interpretação de dados pedológicos. 5. Desenvolver a consciência da importância do solo na vida do homem, de sua conservação, uso e ocupação sustentável.
História da Pedologia. Conceito de solo. Morfologia de solos. Constituintes do solo. Gênese de solos. Pedobiologia. Repartição geográfica de solos no globo. Classificação de solos. Uso, manejo e conservação do solo. Educação em solos. Nas PCCs, são feitas : análises das transformações curriculares existentes entre a escola e a universidade, onde são revisados conteúdos de Pedologia no Ensino Médio, conforme as referências curriculares estadual e nacional.
1. História da pedologia. 2. As várias abordagens conceituais de solos e Pedologia. Pedologia e Geografia. Ciência e arte. 3. Os constituintes dos solos: sólidos (minerais e orgânicos), líquidos e gasosos. Argila e húmus. 4. Morfologia dos solos. Análise estrutural da cobertura pedológica. 5. Pedobiologia. Funcionamento biodinâmico do solo. Papel dos seres vivos na organização e dinâmica do solo. 6. Fundamentos de gênese dos solos: fatores de formação e processos pedogenéticos. 7. Distribuição de solos em diferentes escalas: da zonalidade dos processos pedogenéticos aos mecanismos particularizados das vertentes ou sistemas de transformação. Pedogênese e morfogênese. 8. Procedimentos para o estudo e pesquisa de solos em diferentes escalas de abordagem. 9. Aplicações científicas e utilitárias do estudo de solos. Classificação de solos. 10. Uso, manejo e conservação do solo. Impacto da agricultura no solo. Poluição do solo. 11. A educação em solos e suas formas de divulgação e popularização. 12. Ensino de Solos para a Educação Básica.
Bibliografia Básica BRADY, Nyle C. & WEIL R.R. Elementos da natureza e propriedades dos solos. São Paulo: Bookman, 2013. ESPINDOLA, C. R. Retrospectiva Crítica sobre a Pedologia. Campinas: Editora da Unicamp, 400 p., 2009. FALCONI, S. Produção de material didático para o ensino de solos. Rio Claro, 2004. 125f. Dissertação (Mestrado) – INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS-UNESP, Rio Claro. FONTES, L. E., CARDOSO, I. M. & CUNHA, C. A. L. O ensino do solo em questão. Documento final do I Simpósio Brasileiro sobre ensino de solos. Viçosa, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. 1995. GONZALES, S. L. M., BARROS, O. N. F. O Ensino de Pedologia no Ciclo Básico de Alfabetização. Geografia, Londrina, v. 9, n. 1, 2000. 41-49 p. IBGE. Manual técnico de Pedologia. Rio de Janeiro: IBGE, 430p. 2015. LEPSCH, I. F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 216 p. 2010. LEPSCH. I. F. 19 lições de Pedologia. São Paulo: Oficina de textos, 2011. MIKLOS, A. A. W. Agricultura Biodinâmica. A dissociação entre homem e natureza. Reflexos no desenvolvimento humano. São Paulo: Antroposófica, 2001. 287p. MIKLÓS, A. A. W. Biogênese do solo. Revista do Departamento de Geografia – USP, Volume Especial 30 Anos (2012), p. 190-229. SANTOS, R. D.; LEMOS, R. C. SANTOS, H. G.; KER, J. C.; ANJOS, L. H. C. & S. H. SHIMIZU. Manual de descrição e coleta de solo no campo. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2013. SANTOS, H. G. dos; JACOMINE, P. K. T.; ANJOS, L. H. C. dos; OLIVEIRA, V. A. de; LUMBRERAS, J. F.; COELHO, M. R.; ALMEIDA, J. A. de; CUNHA, T. J. F.; OLIVEIRA, J. B. de. Sistema brasileiro de classificação de solos. 5. ed. rev. e ampl. Brasília, DF: Embrapa, 590 p., 2018. TOLEDO, M. C., OLIVEIRA, S. M. B. & MELFI, A. Intemperismo e formação do solo. In: Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. VENTURI, L. A. B. (org.) Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo: Ed. Sarandi, 2011. Bibliografia Complementar BUNTING, B. T. Geografia dos solos. Rio de Janeiro, Zahar, 1971. CASTRO, S. S. de; COOPER, M.; SANTOS, M. C. & VIDAL-TORRADO, P. Micromorfologia do solo: bases e aplicações. In: Tópicos em ciência do solo, vol. III, Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, p. 107-164, 2003. EMBRAPA, Procedimentos normativos de levantamentos pedológicos. Brasília, Serviço de Produção de Informação-SPI, 1995. EMBRAPA, Centro Nacional de Pesquisa de Solos (Rio de Janeiro, RJ). Manual de métodos de análise de solo. Rio de Janeiro: 2ed. 1997. 212p. Disponível para download: http://www.embrapa.br/solos/busca-de-publicacoes/-/publicacao/990374/manual-de-metodos-de-analise-de-solo ESPINDOLA,C. R. Gênese e evolução das formações superficiais nos trópicos, Paulínia: Editora Beca, 2013. ESPINDOLA, C. R. O solo, da gestação à maturidade. Jaboticabal: Funep, 251, 2018. LIMA, V. C.; LIMA, M. R. & MELO, V. F. O solo no meio ambiente: Abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Curitiba: UFPR, 2007. MAFRA, A. L.; MIKLÓS, A. A. W.; VOLKOF, B.; MELFI, A. J. Pedogênese numa sequência Latossolo – Espodossolo na região do alto Rio Negro. R. Bras. Ci. Solo, vol. 26, n°2, 2002, pp.381-394. MIKLÓS, A. A. W. Biodynamique d’une couverture pédologique dans La région de Botucatu (Brésil – SP). Thèse de Doctorat de l’Univérsité Paris VI, v.1, v.2 1992, 247p. MONIZ, A. C. Elementos de Pedologia. Polígono, 1973. OLIVEIRA, J. B. Pedologia Aplicada, Piracicaba: FEALQ, 2005. OLIVEIRA, J. B., JACOMINE, P. K. & CAMARGO, M. N. Classes gerais de solos do Brasil: guia auxiliar para seu reconhecimento. Jaboticabal, FUNEP/UNESP, 1992. PRADO, H. Manual de classificação de solos do Brasil. Jaboticabal: FUNEP, 218 p. 1993. PRADO, H. Os solos do Estado de São Paulo: mapas pedológicos. Piracicaba: S.N., 205p. 1997. PRADO, H. Solos tropicais: potencialidades, limitações, manejo e capacidade de uso. Piracicaba: FUNEP/UNESP, 231 p 1998. PRADO, H. Pedologia fácil: aplicação em solos tropicais. Campinas: FUNDAG, 284 p., 2013. QUEIROZ NETO J. P. Análise estrutural da cobertura pedológica: uma experiência de ensino e pesquisa. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, 15, 2002. 77 – 90. QUEIROZ NETO J. P. Geomorfologia e pedologia. GEOUSP, São Paulo, 13, 2003. 9 – 20. RESENDE, M.; CURI, N.; REZENDE, S. B. de & CORRÊA, G. F. Pedologia: base para distinção de ambientes. Lavras: Editora UFLA, 2007. VIDAL-TORRADO, P., LEPSCH, I. F. & CASTRO, S.S. Conceitos e aplicações das relações Pedologia-Geomorfologia em regiões tropicais úmidas. In: Tópicos em ciência do solo, vol. IV, Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, p. 145-192, 2005.