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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Geografia
 
Disciplina: FLG0336 - Planejamento
The Planning Process

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 18 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
1. Discutir a evolução dos conceitos e dos principais temas tratados pela geografia do planejamento
2. Trabalhar com as interfaces entre os diferentes tipos de planejamento (governamental, econômico e territorial) e sua aplicação para a geografia
3. Estudar experiências e exemplos de planejamento urbano e regional no Brasil, América Latina e Europa
4. Atualizar o conhecimento e as abordagens metodológicas para o ensino da temática do planejamento urbano e regional na educação básica e no ensino médio.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2113271 - Isabel Aparecida Pinto Alvarez
 
Ementa
Ementa (programa resumido)
 
 
 
Conteúdo Programático
1.	Planejamento e geografia: conceitos principais
2.	Planejamento urbano e regional: objetos e instrumentos
3.	Conflitos e contradições na elaboração e execução dos planos
4.	Regionalização e planejamento
5.	Planejando o subdesenvolvimento na América Latina
6.	A gênese do planejamento no Brasil: o Estado Novo e o IBGE
7.	O Planejamento democrático (1945-1964): desenvolvimentismo e integração nacional
8.	O Planejamento autoritário (1964-1985): segurança nacional e modernização conservadora
9.	É possível um planejamento urbano democrático e popular?


Além dos conteúdos explicitados, a disciplina conta com horas de PCC nas quais, através de realização de um trabalho teórico- prático sobre o Estatuto da Cidade, Planos Diretores Municipais e das Diretrizes Internacionais para Planejamento Urbano e Territorial (ONU/Habitat, 2015). Efetua-se também uma discussão e análise sobre como a problemática urbana e o planejamento urbano são apresentados em outros documentos, procurando estimular a necessidade de criação de atividades didáticas que problematizem estes conteúdos, de modo que as transformações curriculares acompanhem mais de perto os conhecimentos produzidos pelas pesquisas na universidade.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas expositivas e dialogadas
Critério de Avaliação
Participação em todas as atividades realizadas. Avaliação individual.
Norma de Recuperação
Norma de Recuperação
 
Bibliografia Básica
     
Bibliografia básica
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__________. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Hucitec. 1982. 
__________. O Espaço do cidadão. São Paulo: Nobel. 1987. 
__________. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec. 1988.
SOUZA, M. L. de. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e a gestão urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2002.
THEIS, I. M. “Desenvolvimento Desigual e Planejamento Regional no Brasil”. Revista Paranaense de Desenvolvimento Vol. 37 (131). 2016. pp.79-97.
WHITAKER FERREIRA, Francisco. Planejamento sim e não. São Paulo, Paz e Terra, 1983.

Bibliografia complementar

ARAÚJO, T. B. Tendências do desenvolvimento regional recente no Brasil". Brandão, C. e H. Siqueira (orgs.). Pacto federativo, integração nacional e desenvolvimento regional. São Paulo: Fundação Perseu Abramo. 2013. pp. 39-51.
BONFIM, P. A. “Conceitos e significados do planejamento na geografia brasileira e o IBGE”. Terra Brasilis (Nova Série) No. 5, 2015. pp. 1-22. 
BOUDEVILLE, J. Aménagement du territoire et polarisation. Paris: Éditions M.T. Génin. 1972. 
__________ (1961).Os Espaços econômicos. São Paulo: Difel. 1973.
BRITTO, L. N. de. Política e espaço regional. São Paulo: Nobel. 1986. 
BUNGE, W. (1962). Theoretical geography. Lund: Gleerup (2nd. Ed.). 1966.
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GOTTDIENER, M. (1985). A Produção social do espaço urbano. São Paulo: Edusp. 1997. 
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