O lugar da reflexão sobre a educação ao longo da história da Filosofia. A Filosofia e seu ensino na história. O significado do ensino de Filosofia e da aprendizagem de Filosofia. Limites e possibilidades do ensino de Filosofia no ensino médio brasileiro.
A disciplina visa estimular os estudantes de Filosofia a uma reflexão sobre o ensino dessa disciplina, sobretudo no Ensino Médio, seu alcance, suas dificuldades e suas possibilidades. O objetivo último é levar o estudante a questionar-se acerca do sentido mesmo do ensino de Filosofia e a importância que tal ensino pode ter para seus alunos.
1) Educação e história da Filosofia.a) As diferentes concepções de Paidéia entre os gregos.b) O surgimento da Universidade na Idade Média: trivium, quadrivium.c) A crítica moderna à escolástica e um novo ideal de homem: humanismo e educação.d) Educação e natureza.e) A Razão iluminista e a educação do homem.f) O Romantismo e a educação estética do homemg) O surgimento da filosofia universitária. h) A crítica da Filosofia e o surgimento das novas ciências.2) A Filosofia e seu ensino.a) Ensinar filosofia x ensinar a filosofar.b) O ensino da filosofia como formação do espírito crítico.c) O ensino da filosofia e os problemas sociais.d) Princípios do ensino de Filosofia.Observação: O curso desenvolverá de maneira orientada e sistemática atividades voltadas especialmente ao campo da extensão, sobretudo aquelas vinculadas a práticas de leitura, elaboração e produção de textos e materiais acadêmicos e didáticos que disponham de expressivo alcance junto à comunidade, estimulando a reflexão ativa sobre o vínculo entre sociedade e Universidade.
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