O objetivo desta disciplina é construir um corpo de conhecimento crítico acerca do processo de extensão universitária e preparar o/a estudante para o planejamento, execução e avaliação de atividades de impacto social junto a comunidades externas à universidade, integrando saberes cognitivos, procedurais e atitudinais.
A disciplina discute aspectos teóricos e práticos do processo de extensão universitária e debate o planejamento, a execução e a avaliação de atividades de extensão na área de Letras, estabelecendo diálogo com abordagens aplicadas de língua e literatura.
A disciplina organiza-se em dois eixos. No primeiro eixo, discutem-se subsídios teóricos para a construção dos projetos de extensão a serem protagonizados pelos estudantes: a. extensão universitária e curricularização da extensão (cf. Bibliografia Geral); b. língua e literatura na vida social (cf. Bibliografia Específica).No segundo eixo, ocorre o acompanhamento integral de cada grupo no desenvolvimento dos projetos de extensão, o que inclui planejamento, elaboração, execução e avaliação da atividade, além da construção do relatório final.
1. Bibliografia GeralARIENTI, Wagner Leal. Sobre a implementação da curricularização da extensão: caracterizações e preocupações. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 20, n. 45, p. 168–189, 2023. https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e89716.CRISTOFOLETTI, E. C.; SERAFIM, M. P. Dimensões Metodológicas e Analíticas da Extensão Universitária. Educação & Realidade, v. 45, n. 1, p. e90670, 2020. https://doi.org/10.1590/2175-623690670.DE PAULA, J. A. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, v. 1, n. 1, p. 5–23, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18930.DEUS, Sandra de. Extensão Universitária. Santa Maria: Pró-Reitoria de Extensão - UFSM, 2020.FERNANDES, Marcelo Costa; SILVA, Lucilane Maria Sales Da; MACHADO, Ana Larissa Gomes; MOREIRA, Thereza Maria Magalhães. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, v. 28, n. 4, p. 169–194, 2012. https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000400007.FONTENELE, Iolanda Carvalho. A curricularização da extensão no Brasil: história, concepções e desafios. Revista Katálysis, v. 27, p. e97067, 2024. https://doi.org/10.1590/1982-0259.2024.e97067.HUNGER, D.; ROSSI, F.; PEREIRA, J. M.; NOZAKI, J. M. O dilema extensão universitária. Educação em Revista, v. 30, n. 3, p. 335–354, 2014. https://doi.org/10.1590/S0102-46982014005000004.MARQUES DOS SANTOS, P., & SANTOS GOUW, A. M. Contribuições da curricularização da extensão na formação de professores. Interfaces da educação, 12(34), p. 922–946, 2021. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5396NUNES, A. L. de P. F.; SILVA, M. B. da C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, ano IV, n. 7, jul./dez. 2011, p. 119-133. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/article/view/60/89PEREIRA, N. F. F.; VITORINI, R. A. da S. Curricularização da extensão: desafio da educação superior. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, v. 7, n. 1, 2019, p. 19-29. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19047.PIRES DA SILVA, W. Extensão Universitária: Um conceito em Construção. Revista Extensão & Sociedade, v. 11, n. 2, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22491. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/22491.RIBEIRO, M. R. F.; MENDES, F.F.F.; SILVA, E. A. Curricularização da extensão em prol de uma universidade socialmente referenciada. Revista Conexão UEPG, v. 14, n. 3, p. 334–342, 2018. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i3.0004.SERVA, F. M. Educação superior no Brasil: um estudo sobre a política de curricularização da extensão universitária. 2020. Doutorado em Educação – Universidade Estadual Paulista, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/191811. SÍVERES, L. (org). A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232083 2. Bibliografia EspecíficaA ser definida pelos docentes ministrantes.