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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Letras Clássicas e Vernáculas
 
Disciplina: FLC1490 - Projeto de Extensão em Letras Clássicas e Vernáculas I
Academic Outreach Projects in Classic and Vernacular Languages and Literatures I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 120 h
Carga Horária de Extensão: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2025 Desativação:

Objetivos
O objetivo desta disciplina é construir um corpo de conhecimento crítico acerca do processo de extensão universitária e preparar o/a estudante para o planejamento, execução e avaliação de atividades de impacto social junto a comunidades externas à universidade, integrando saberes cognitivos, procedurais e atitudinais. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
94847 - Flavia Maria Ferraz Sampaio Corradin
3128811 - Luise Marion Frenkel
2095949 - Marly de Bari Matos
1484600 - Paola Poma
1405820 - Patricia de Jesus Carvalhinhos
3497567 - Paulo Roberto Gonçalves Segundo
1473852 - Priscila Loyde Gomes Figueiredo
1989412 - Rejane Vecchia da Rocha e Silva
1865525 - Ricardo da Cunha Lima
 
Ementa
A disciplina discute aspectos teóricos e práticos do processo de extensão universitária e debate o planejamento, a execução e a avaliação de atividades de extensão na área de Letras, estabelecendo diálogo com abordagens aplicadas de língua e literatura.
 
 
 
Conteúdo Programático
A disciplina organiza-se em dois eixos. 
No primeiro eixo, discutem-se subsídios teóricos para a construção dos projetos de extensão a serem protagonizados pelos estudantes: a. extensão universitária e curricularização da extensão (cf. Bibliografia Geral); b. língua e literatura na vida social (cf. Bibliografia Específica).
No segundo eixo, ocorre o acompanhamento integral de cada grupo no desenvolvimento dos projetos de extensão, o que inclui planejamento, elaboração, execução e avaliação da atividade, além da construção do relatório final.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Os grupos de graduandos serão avaliados pela presença nas aulas/reuniões com o docente ministrante, pela elaboração do projeto de extensão a ser aplicado, pelo relatório (com registro escrito, fotográfico e audiovisual) referente à aplicação da atividade e/ou pela partilha de experiências no âmbito dos encontros da disciplina.
Critério de Avaliação
Adequação formal aos modelos de projeto e de relatório instituídos pelo departamento ou pelo docente ministrante.
Comprovação documentada da realização da atividade extensionista.
Envolvimento ativo e crítico no processo de planejamento, execução e avaliação da atividade extensionista.
Norma de Recuperação
Não tem direito a recuperação o aluno ou o grupo de alunos que não aplicar a atividade extensionista junto a um grupo externo à universidade.
A recuperação fica restrita à necessidade de reelaboração do relatório final (avaliado entre 3,0 e 4,9).
 
 
Bibliografia
     
1. Bibliografia Geral

ARIENTI, Wagner Leal. Sobre a implementação da curricularização da extensão: caracterizações e preocupações. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 20, n. 45, p. 168–189, 2023. https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e89716.

CRISTOFOLETTI, E. C.; SERAFIM, M. P. Dimensões Metodológicas e Analíticas da Extensão Universitária. Educação & Realidade, v. 45, n. 1, p. e90670, 2020. https://doi.org/10.1590/2175-623690670.

DE PAULA, J. A. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, v. 1, n. 1, p. 5–23, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/18930.

DEUS, Sandra de. Extensão Universitária. Santa Maria: Pró-Reitoria de Extensão - UFSM, 2020.

FERNANDES, Marcelo Costa; SILVA, Lucilane Maria Sales Da; MACHADO, Ana Larissa Gomes; MOREIRA, Thereza Maria Magalhães. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, v. 28, n. 4, p. 169–194, 2012. https://doi.org/10.1590/S0102-46982012000400007.

FONTENELE, Iolanda Carvalho. A curricularização da extensão no Brasil: história, concepções e desafios. Revista Katálysis, v. 27, p. e97067, 2024. https://doi.org/10.1590/1982-0259.2024.e97067.

HUNGER, D.; ROSSI, F.; PEREIRA, J. M.; NOZAKI, J. M. O dilema extensão universitária. Educação em Revista, v. 30, n. 3, p. 335–354, 2014. https://doi.org/10.1590/S0102-46982014005000004.

MARQUES DOS SANTOS, P., & SANTOS GOUW, A. M. Contribuições da curricularização da extensão na formação de professores. Interfaces da educação, 12(34), p. 922–946, 2021. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5396

NUNES, A. L. de P. F.; SILVA, M. B. da C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, ano IV, n. 7, jul./dez. 2011, p. 119-133. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/article/view/60/89

PEREIRA, N. F. F.; VITORINI, R. A. da S. Curricularização da extensão: desafio da educação superior. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, v. 7, n. 1, 2019, p. 19-29. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19047.

PIRES DA SILVA, W. Extensão Universitária: Um conceito em Construção. Revista Extensão & Sociedade, v. 11, n. 2, 2020. DOI: 10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22491. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/22491.

RIBEIRO, M. R. F.; MENDES, F.F.F.; SILVA, E. A. Curricularização da extensão em prol de uma universidade socialmente referenciada. Revista Conexão UEPG, v. 14, n. 3, p. 334–342, 2018. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i3.0004.

SERVA, F. M. Educação superior no Brasil: um estudo sobre a política de curricularização da extensão universitária. 2020. Doutorado em Educação – Universidade Estadual Paulista, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/191811.

SÍVERES, L. (org). A Extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000232083

2. Bibliografia Específica
A ser definida pelos docentes ministrantes.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Comunidades escolares (estudantes, docentes, gestores, colaboradores, famílias); espaços educativos e culturais (centros de estudo de língua, cursinhos populares, ONGs, coletivos, museus, centros comunitários, dentre outros); outros ambientes e instituições a serem definidos com base nos projetos elaborados pelos discentes junto com o docente responsável.
Objetivos da atividade
Promover a inserção social do DLCV por meio da integração entre universidade, espaços educativos formais e não formais e instituições culturais.
Propiciar experiências formativas complementares aos graduandos por meio do seu envolvimento na gênese, no planejamento, na preparação e na implementação de atividades de impacto social focadas, primariamente, em grupos externos à universidade.
Gerar ações de impacto voltadas ao enfrentamento de problemas sociais, de caráter educativo e cultural, que gerem benefícios concretos, epistêmicos ou práticos, aos grupos tomados como alvo das atividades.
Descrição da atividade
Elaboração de produtos para difusão de saberes junto às comunidades escolares e demais espaços educativos e culturais: sequências, módulos e protótipos didáticos; jogos didáticos; aplicativos; exposições; mostras artísticas e culturais; páginas da internet; vídeos; podcasts.
Planejamento, preparação e implementação de projetos de ensino-aprendizagem de língua e literatura em espaços educativos formais e não formais.
Oferecimento de oficinas e minicursos.
Realização de círculos e ciclos de leitura.
Tutoria e acompanhamento de educandos.
Organização de exposições físicas e virtuais.
Observação: As exatas atividades a serem realizadas podem variar de acordo com o docente supervisor, com o grupo alvo e com o conjunto de graduandos envolvidos. Todas as atividades realizadas no âmbito desta disciplina serão desenvolvidas em grupo. A quantidade de estudantes por grupo será definida a cada instância da disciplina.
Indicadores de avaliação da atividade
A atividade desenvolvida será avaliada pelo grupo-alvo por meio de formulários impressos e/ou digitais, ou ainda de entrevistas escritas ou orais, contemplando os seguintes aspectos (lista não exaustiva): (i) organização; (ii) impacto; (iii) relevância; (iv) alcance.

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