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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Antropologia
 
Disciplina: FLA0415 - Práticas de Extensão em Etnologia Indígena
Extension Practices in Indigenous Ethnology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 3
Carga Horária Total: 120 h
Carga Horária de Extensão: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Os principais objetivos do curso são:
1)	proporcionar aos alunos a prática supervisionada de atividades de extensão e a reflexão crítica sobre tais atividades, especialmente sobre o papel da universidade na sociedade contemporânea e a troca de saberes com diferentes setores sociais;
2)	discutir e analisar, questões antropológicas contemporâneas relacionadas a coletivos ameríndios, de forma coordenada com essas atividades de extensão.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5008136 - Ana Claudia Duarte Rocha Marques
2796580 - Beatriz Perrone Moisés
3032381 - Marina Vanzolini Figueiredo
1247932 - Marta Rosa Amoroso
2198502 - Pedro de Niemeyer Cesarino
2005990 - Renato Sztutman
 
Ementa
O curso proporciona aos alunos a prática supervisionada de atividades de extensão e a reflexão crítica sobre tais atividades, especialmente sobre o papel da universidade na sociedade contemporânea e a troca de saberes com diferentes setores sociais. Ademais, o curso discute e analisa questões antropológicas contemporâneas relacionadas a coletivos ameríndios,  de forma coordenada com essas atividades de extensão.
 
 
 
Conteúdo Programático
O curso proporciona aos alunos a prática supervisionada de atividades de extensão e a reflexão crítica sobre tais atividades, especialmente sobre o papel da universidade na sociedade contemporânea e a troca de saberes com diferentes setores sociais. Ademais, o curso discute e analisa questões antropológicas contemporâneas relacionadas a coletivos ameríndios,  de forma coordenada com essas atividades de extensão.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
O curso consistirá em aulas e na realização de atividades de extensão pelos alunos fora do horário das aulas. As aulas discutirão, por um lado, questões substantivas da etnologia indígena que informem as atividades desenvolvidas pelos alunos e, por outro, as próprias atividades de extensão desenvolvidas, incluindo seu planejamento, desenvolvimento e resultados.
Critério de Avaliação
- Participação nas discussões em sala de aula – 40% da nota - Relatório final das atividades de extensão – 60% da nota Conforme artigos 81 a 84 do Regimento Geral da USP, as notas variarão de zero a dez e para ser aprovado o aluno deverá obter nota final igual ou superior a cinco e ter, no mínimo, setenta por cento de frequência na disciplina.
Norma de Recuperação
Poderão participar da recuperação alunos com nota entre 3,0 e 4,9 e frequência mínima de 70%. Serão observados os prazos do calendário acadêmico da USP.
 
Bibliografia Básica
     
Cadogan, León. Ayvu rapyta. Biblioteca Paraguaya de Antropología. Assunção, 1997. 
Carneiro da Cunha, Manuela. Cultura com aspas. São Paulo, UBU, 2017.
Carneiro da Cunha, Manela (Ed.). História dos índios no Brasil. São Paulo, Companhia das Letras, 1992. 
Carneiro da Cunha, Manuela; Viveiros de Castro, Eduardo (Eds.). Amazônia - etnologia e história indígena. São Paulo, NHII-USP/FAPESP, 1993. 
Coleção Mundo Indígena. São Paulo, Editora Hedra. (Diversos volumes)
Coleção Narradores Indígenas do alto Rio Negro.  São Gabriel da Cachoeira/ São Paulo, FOIRN/ISA. (Diversos volumes)
Cesarino, Pedro de Niemeyer. Quando a Terra deixou de falar - cantos da mitologia marubo. São Paulo, Editora 34, 2013.
________. Histórias indígenas dos tempos antigos. São Paulo, Claro Enigma, 2014.
Fausto, Carlos. Os índios antes do Brasil. Rio de Janeiro, Zahar, 2000. 
Lévi-Strauss, Claude. Antropologia estrutural II. São Paulo, UBU, 2017. 
Lima, Tania Stolze. Um peixe olhou para mim. São Paulo, EdUnesp, 2006. 
Seeger, Anthony, Roberto da Matta & Eduardo B. V. de Castro. A construção da pessoa nas sociedades indígenas brasileiras. Boletim do Museu Nacional, Série Antropologia, n. 32, p. 2-19, 1979. 
Sztutman, Renato. O profeta e o principal. São Paulo, EDUSP, 2012. 
Taylor, Anne-Christine; Viveiros de Castro, Eduardo. "Um corpo feito de olhares. Revista de Antropologia 62(3), pp. 769-818, 2019. 
Terena, Naine. "Lentes ativistas e a arte indígena".  ZUM,  3/12/2019. https://revistazum.com.br/radar/arte-indigena/
Viveiros de Castro, Eduardo.  A inconstância da alma selvagem. São Paulo, UBU, 2017.
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Comunidade extrauniversitária em geral, com diferentes focos de acordo com os interesses e possibilidades dos alunos. Grupos mais específicos podem incluir estudantes de ensino fundamental e médio, públicos de instituições culturais, membros de associações e organizações não-governamentais, consumidores de produtos culturais, etc.
Objetivos da atividade
Trazer o conhecimento antropológico à comunidade não-especializada, bem como estabelecer diálogos e trocas de saberes entre a Universidade e a comunidade extrauniversitária.
Descrição da atividade
As atividades serão definidas conjuntamente entre o docente e os alunos, de acordo com seus interesses e possibilidades.
Indicadores de avaliação da atividade
As atividades serão avaliadas em discussão com o público-alvo, em relatórios finais escritos pelos alunos, e em discussões em sala de aula entre o docente e os alunos.

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