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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
 
Antropologia
 
Disciplina: FLA0414 - Programa Cinemas Indígenas
Indigenous Cinemas Program

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Apresentar uma introdução aos cinemas indígenas praticados em diversos lugares do Brasil, com comparações pontuais com outras partes do mundo. A partir dos pioneiros experimentos etnográficos de Jean Rouch na África, Sol Worth e John Adair nos Navajo, realizaremos uma introdução às tradições antropológicas que deram origem aos experimentos filmográficos com povos indígenas ao redor do mundo. Em seguida visitaremos as experiências pioneiras dos Kayapó com Terence Turner, e o início do projeto Vídeo nas Aldeias. Faremos um sobrevoo por diversas iniciativas de cinemas indígenas em território brasileiro, comparando diferentes estratégias de auto-representação, linguagens fílmicas e modalidades de relação dos povos indígenas com suas respectivas figuras de alteridade, sejam elas outros grupos indígenas, pessoas mortas, espíritos que habitam suas paisagens, agentes de seus estados nacionais e assim por diante. A ideia é ter uma visão geral do que tem sido realizado em distintos lugares, as principais instituições, realizadores e intenções que norteiam essa recente produção. Por meio de inúmeras obras produzidas por cineastas indígenas, desde pequenas iniciativas fomentadas em parcerias com pesquisadores até produções maiores com apoio de instituições, o objetivo é oferecer através desses múltiplos discursos fílmicos uma aproximação às discussões contemporâneas da proposta cosmopolítica e seus desdobramentos nas reflexões da etnologia ameríndia. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2005990 - Renato Sztutman
 
Ementa
Apresentar uma introdução aos cinemas indígenas praticados em diversos lugares do Brasil, com comparações pontuais com outras partes do mundo. A partir dos pioneiros experimentos etnográficos de Jean Rouch na África, Sol Worth e John Adair nos Navajo, realizaremos uma introdução às tradições antropológicas que deram origem aos experimentos filmográficos com povos indígenas ao redor do mundo. Em seguida visitaremos as experiências pioneiras dos Kayapó com Terence Turner, e o início do projeto Vídeo nas Aldeias. Faremos um sobrevoo por diversas iniciativas de cinemas indígenas em território brasileiro, comparando diferentes estratégias de auto-representação, linguagens fílmicas e modalidades de relação dos povos indígenas com suas respectivas figuras de alteridade, sejam elas outros grupos indígenas, pessoas mortas, espíritos que habitam suas paisagens, agentes de seus estados nacionais e assim por diante. A ideia é ter uma visão geral do que tem sido realizado em distintos lugares, as principais instituições, realizadores e intenções que norteiam essa recente produção. Por meio de inúmeras obras produzidas por cineastas indígenas, desde pequenas iniciativas fomentadas em parcerias com pesquisadores até produções maiores com apoio de instituições, o objetivo é oferecer através desses múltiplos discursos fílmicos uma aproximação às discussões contemporâneas da proposta cosmopolítica e seus desdobramentos nas reflexões da etnologia ameríndia. 
 
 
 
Conteúdo Programático
O curso enfoca diversas práticas e expressões fílmicas indígenas emergentes nas últimas três décadas, tanto de trabalhos realizados a partir de comunidades indígenas, como de artistas indígenas independentes. Tomando como guia alguns temas caros à teoria da imagem, à antropologia visual e à etnologia indígena, serão exploradas noções de autorrepresentação indígena, formas expressivas ameríndias, diplomacias indígenas e suas cosmopolíticas. 
1.	Ontologia da imagem indígena
2.	A antropologia compartilhada de Rouch na África Ocidental e o experimento de Worth e Adair entre os Navajo
3.	Do projeto Navajo ao cinema Diné: Navajo talking Picture – Arlene Bowman e Doing the sheep good – Teresa Montoya
4.	O cinema Kayapó: arma política, filmagens rituais e mukukradjá
5.	O projeto Vídeo nas Aldeias: primeiras experiências (Nambikwara, Xavante, Enawene-Nawe, Wajãpi)
6.	Cineastas indígenas e suas trajetórias
7.	Outros coletivos de cinema indígena no Brasil 
8.	Ficção, ficção científica e filme-ensaio
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas expositivas, discussão de textos, seminários, exibição de filmes e trechos de filmes.
Critério de Avaliação
leitura e discussão de textos, atividades de divulgação científica
Norma de Recuperação
prova ou trabalho a combinar com o professor.
 
Bibliografia Básica
     

Albert, Bruce & Kopenawa, Davi. O espírito da floresta. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. 

Álvares, Aberto. Da aldeia ao cinema: o encontro da imagem com a história. Monografia de fim de curso. Belo Horizonte: UFMG, 2018.

Alves, Veriana Ribeiro.  O Cinema Documentário de Zezinho Yube. Dissertação de mestrado. São Paulo: ECA/USP, 2022. 

Araújo, Juliano J. Cineastas indígenas, documentário e autoetnografia: um estudo do projeto Vídeo nas Aldeias. Campinas: Unicamp, 2015.  

Banks, Markus & Ruby, Jay. Made to Be Seen: Perspectives on the History of Visual Anthropology. Chicago, University of Chicago Press, 2011. 

Brasil, André. "O cinema-lagarta dos Tikmũ’ũn: teoria-prática das imagens xamânicas". Intexto. Porto Alegre, UFRGS, n. 48, p. 157-175 , 2020.
_________ "Bicicletas de Nhanderu: lascas do extracampo". Devires, v. 9, n. 1, 2012. 
Cordova Hidalgo, Amalia. Nomadic/Sporadic: the Pathways of Circulation of Indigenous Video in Latin America. Tese de doutorado. New York: New York University, 2015. 

Cabral, Sabrina Alvernaz Silva. Poética no cinema de Takumã Kuikuro. Tese de doutorado. Florianópolis: UFSC, 2023

Demarchi, André & Dias, Diego Madi. "Vídeo-ritual: circuitos imagéticos e filmagens rituais entre os Mebengôkre (Kayapó)". Giz…

Descola, Philippe. As formas do visível: uma antropologia da figuração. São Paulo: Ed. 34, 2023. 

Fausto, Carlos. Ardis da arte: imagem, agência e ritual na Amazônia. São Paulo: Edusp, 2023. 

Fernandes, Rodrigo Lacerda. "O plano, o contraplano e o 'plano sem plano': imagens ocidentais e mbya guarani das ruínas de São Miguel". Iluminuras, v. 19, n. 46, p. 135-168,  2018.

Filmes de Quintal (org.). Cosmologias da imagem: cinemas de realização indígena.
Belo Horizonte, Filmes de Quintal: 2021.

Ginsburg, Faye, "Embedded Aesthetics: creating a space for indigenous media".
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__________ “Screen Memories: Resignifying the Traditional in Indigenous Media.” In: Ginsburg, F.; Abu-Lughod, L. & Larkin, B. (eds.). Media Worlds: Anthropology on New Terrain. Berkeley: University of California Press, pp. 39-57, 2002.

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Gow, Peter. "Cinema da floresta". Revista de Antropologia v. 38, n. 2, 1995.

Lea, Tess & Povinelli, Elizabeth. Karrabing: an Essay in Keywords.

Montoya, Teresa. "Will Making Movies Do The Sheep Any Good?: New Interpretations of the Navajo Film Project". 

Neves, André Lopes. Ijã Mytyli: os Manoki e os Mÿky em seus novos caminhos-histórias audiovisuais. Tese de doutorado. São Paulo: FFLCH/USP, 2023. 

Penoni, Isabel. "Filmes feitos para 'guardar ou os dois caminhos do cinema kuikuro". Mana v. 24, n. 2, 2018. 

Queiroz, Ruben Caixeta & Diniz, Renata Otto. "Cinecosmopolítica tikm'n-Maxakali: ensaio sobre a invenção de uma cultura e um cinema indígena". Giz, v. 3, n. 1, p.63-105, 2018.

Raheja, Michelle. Reservation reelism: redfacing, visual sovereignty and representations of native americans in film.

Shohat, Ella & Stam, Robert. Unthinking Eurocentrism: Multiculturalism and the media. New York: Routledge, 1994.

Stam, Robert. Indigeneity and the Decolonizing Gaze: Transnational Imaginaries, Media Aesthetics and Social Thought. Bloomsbury: Bloomsbury Academic, 2023.

Sztutman, Renato. "A antropologia reversa de Jean Rouch: de Les Maîtres Fous a Petit à Petit". Devires, v. 6, n. 1, 2009. 

Viveiros de Castro, Eduardo. "A floresta de cristal: notas sobre a ontologia dos espíritos amazônicos". Cadernos de Campo, v. 14-15, 2006. 

Worth, Sol & Adair, John. Through Navajos' Eyes: an Exploration on Film Communication and Anthropology. Bloomington: University of Indiana Press, 1975.

 

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