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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Metodologia do Ensino e Ed Comparada
 
Disciplina: EDM0693 - Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa: Alfabetização e Letramento
Portuguese teaching methodology: Literacy

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Criar condições para que o aluno:
a) Investigue, a partir do aparato teórico fornecido pelo conhecimento que vem sendo acumulado na área de metodologia do ensino de Língua Portuguesa, o estado atual do ensino- aprendizado da leitura e da escrita iniciais.
b) Consiga discriminar, no quotidiano escolar da alfabetização, problemas relativos ao processo de aquisição inicial da leitura e da escrita propondo, e quando possível testando, cenários alternativos para a escola pública brasileira.
c) Programe e execute atividades que o preparem para atuar como profissional em diferentes campos que tratem do ensino-aprendizado da língua materna em contexto escolar, dando consequência aos fundamentos teóricos estudados.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
322354 - Claudemir Belintane
4728732 - Claudia Rosa Riolfi
1307226 - Neide Luzia de Rezende
6578336 - Sandoval Nonato Gomes Santos
3448631 - Valdir Heitor Barzotto
 
Ementa
A alfabetização como processo complexo. A alfabetização sob a perspectiva da linguística. História da alfabetização no Brasil. Causas do fracasso do processo de alfabetização no Brasil. Análise de textos produzidos por crianças. Os múltiplos letramentos e seu impacto na sala de aula. Orientação metodológica do trabalho pedagógico com a alfabetização.
 
Course summary: Literacy as a complex process. Literacy from a linguistic perspective. The history of literacy in Brazil. The causes of the literacy process failure in Brazil. Analysis of texts produced by children. Multiple literacies and their impact in the classroom. Methodological guidance for the teaching of early literacy.
 
 
Conteúdo Programático
1. A alfabetização como processo complexo
Brincar de ler e de escrever na Educação Infantil
Principais métodos utilizados para alfabetizar na escola brasileira ao longo da história.
Vantagens e desvantagens dos principais métodos utilizados.
Impasses no processo de alfabetização ligados aos diversos letramentos.

2. A linguística e o ensino de Língua Portuguesa. 
Como a fala funciona.
As transposições mais comuns da fala para a escrita.
Como os conceitos linguísticos podem auxiliar na compreensão dos erros de quem aprende a escrever.

3. Análise de textos produzidos por crianças.
Coesão e coerência textuais em textos infantis.
Estratégias pedagógicas para provocar mudanças qualitativas em versões de textos.

4. O caráter singular de percursos de aprendizagem.
O paradigmático e o imprevisível em percursos de elaboração infantis.
Ensinamentos dos percursos singulares de refacções de textos.

5. Análise de currículos e de programas de ensino da língua materna.
Programas e projetos de alfabetização atuais.
Construção de propostas objetivas e consequentes que tornem menos lenta a passagem da oralidade para a escrita.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas, seminários, análise de textos, discussões e trabalhos de pesquisa.
Critério de Avaliação
A avaliação será contínua e levará em consideração todas atividades desenvolvidas pelo aluno sob orientação do professor (em classe ou não) relatórios e provas.
Norma de Recuperação
De acordo com o calendário da FEUSP.
 
Bibliografia Básica
     
ABAURRE, M. B & CAGLIARI, L.C. - Textos Espontâneos na primeira série; evidência da utilização, pela criança, de sua percepção fonética da fala para representar e segmentar a escrita. In: Cadernos Cedes. São Paulo: Cortez, 1985. Pp. 25-29.
ABAURRE, M.B.M.; FIAD, R. S.; MAYRINK-SABINSON, M.L.; GERALDI, J.W. O caráter singular das operações de refacção nos textos representativos do início da aquisição da escrita. In : Anais de Seminários do GEL XXIV. São Paulo, 1995.
BARZOTTO, V. H. (Org.). Estado de Leitura. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras/ALB, 1999. 215p .
BAKHTIN, M. M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: contexto de François Rabelais São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora da UNB, 1999.
BARTHES, R. O prazer do texto. Trad. Maria Margarida Barahoma. Lisboa: Edição 70.
BELINTANE, Claudemir. ; Ferreira-Lima, M. N. ; FAIRCHILD, T. M. . Desafios para o ensino de leitura e escrita no Brasil: heterogeneidade e contato linguístico. Signum. Estudos de Linguagem, v. 14, p. 173-193, 2012.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 2010.
CAVALO, G. e CHARTIER, R.(org). História da Leitura no Mundo Ocidental. São Paulo: Editora Ática, 1998 (volumes I e II)
FRANCHI, Eglê. E as crianças eram difíceis. A redação na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
FREUD, S. A interpretação das Afasias: um estudo crítico. Lisboa: Edições 70, 1977
GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato; ALMEIDA, Patrícia S. Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 9, p. 133-149, 2009.

ISER, W. O ato da leitura. vol. 1. São Paulo: Ed. 34, 1996.
JOLIBERT, Josine. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
KOCH, I. V. , A coesão textual. São Paulo: Contexto, 1991.
KOCH, I. V., TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1991.
LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo: Ática, 1987.
MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Alfabetização no brasil. Uma história de sua história. UNESP, 2012.
ONÃTIVIA, Ana Cecilia. Alfabetização em três propostas. Da teoria à prática. São Paulo: Ática, 2009.
ORTEGA y GASSET, J “El Quijote en la escuela”. Revista da Faculdade de Educação. Volume 19, no. 1. São Paulo: Feusp, 1993.
PIETRI, E. . Concepções de linguagem e ensino da escrita em materiais didáticos. Estudos Linguísticos (São Paulo), v. 37, p. 34-43, 2008.
REZENDE, Neide Luzia de . Relatório e Projeto na Licenciatura: a Escrita como Potencialização da Experiência. Linha d'Agua, v. 23, p. 47-61, 2010.
RAMOS, Graciliano. Infância. São Paulo: Martins, 1972.
RIOLFI, Claudia (Org.) ; BARZOTTO, Valdir Heitor (Org.). Sem choro nem vela: carta aos professores que ainda vão nascer. 1. ed. São Paulo: Paulistana, 2012. 239p .
RIOLFI, Claudia Rosa (Org.) ; BARZOTTO, Valdir Heitor (Org.) . O inferno da escrita: produção escrita e psicanálise. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2011. 211p .
SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa. . Recursos educacionais apropriados para recuperação lúdica do processo de letramento emergente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, p. 148-165, 2011.
SEMEGHINI-SIQUEIRA, Idméa. Questões de letramento emergente e do processo de alfabetização em classes do 1º ano do ensino fundamental para crianças de 6 anos. In: KISHIMOTO, T. M.; OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (Orgs.) Em busca da Pedagogia da Infância: pertencer e participar. Porto Alegre: Artmed, 2013 [no prelo].
Silva, Ezequiel Theodoro da. Alfabetização no Brasil - Questões e Provocações da Atualidade. Campinas, SP: Editores Associados, 2007.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003.
 

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