Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0692 - Políticas Públicas de Educação de Jovens e Adultos
EDA0692 - Public Policies for Youth and Adult Education

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa introduzir os/as estudantes da Licenciatura em Pedagogia e de outras Licenciaturas
na temática das políticas públicas de educação de jovens e adultos, oferecendo um panorama dessa
modalidade da educação básica. Traça um diagnóstico da situação educativa da população jovem e
adulta, percorre a história e as principais correntes de pensamento pedagógico relacionadas a esse
campo educativo, analisando a legislação vigente, as políticas públicas recentes e sua concretização
nos âmbitos do sistema de ensino e dos centros educativos.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
384020 - Denise Carreira Soares
 
Ementa
A disciplina tem por objetivo aprofundar estudos de políticas públicas de educação básica no Brasil, analisando especificamente a modalidade destinada à educação de jovens e adultos e as principais correntes de pensamento sobre esse âmbito educativo. Abrange análise de dados sócio demográficos, da história, da legislação, do financiamento e das políticas públicas recentes de educação de jovens e adultos, bem como sua concretização nos sistemas de ensino e centros educativos. Aborda a diversidade dos educandos, as
especificidades pedagógicas dessa modalidade da educação básica e as necessidades da formação docente decorrentes.
A parte prática da disciplina consiste em viagens didáticas e visitas técnicas a centros educativos para jovens e adultos.
 
This course aims to improve the knowledge on Brazilian public policies on basic education by analysing specifically the programs for youth and adult education and the main currents of thought in this area. The course includes the anaysis of socio-demographic, historical, legistalive and funding data as well as those about recent public policies for the education of young people and adults, and their implementation in the education system and educational institutions. It addresses students' diversity, the specificities of basic education for young people and adults, and the need for teacher education in this modality. The practical part of the course consists of field trips and technical visits to institutions that provide youth and adult education.
 
 
Conteúdo Programático
1 - Brasileiros jovens e adultos analfabetos e/ou com baixa escolaridade: quem e quantos são; onde estão.
2 - História das políticas de educação de jovens e adultos no Brasil.
3 - Concepções de aprendizagem e educação de jovens e adultos no pensamento pedagógico contemporâneo.
4 - O direito à educação ao longo da vida e a legislação educacional sobre o tema.
5 - Políticas públicas e financiamento da educação de jovens e adultos.
6 - Diversidade dos sujeitos da educação de jovens e adultos e da oferta educativa
6.1. Jovens e adultos trabalhadores da cidade e do campo, políticas de formação profissional e geração de renda.
6.2. Diversidade geracional dos educandos da EJA: adolescentes, jovens, adultos e idosos
6.3. Políticas de educação de jovens e adultos em privação de liberdade
6.4. Políticas de educação de jovens e adultos com deficiência
7 - Viagens didáticas a centros educativos para jovens e adultos
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Aulas expositivas dialogadas; leituras e elaboração de comentários e resenhas (extra classe); exercícios, seminários e trabalhos em grupos; projeção de filmes; viagens didáticas para visitas técnicas a escolas e órgãos públicos; debates com especialistas convidados.
Critério de Avaliação
Avaliação contínua considerando: a) assiduidade e participação nas aulas (incluindo realização de leituras prévias e apresentação de seminários) e em viagens didáticas para visitas técnicas a escolas e/ou órgãos de gestão educacional; b) desempenho na realização de exercícios, resenhas e relatórios de leitura, trabalhos em grupos, consideradas a demonstração de conhecimentos e pertinência dos conteúdos, a habilidade na argumentação, a clareza na exposição das ideias, a correção formal dos textos.
Norma de Recuperação
Reposição de atividades não realizadas, correção de atividades avaliadas como insuficientes, realização de prova.
 
Bibliografia Básica
     
ARROYO, M. G. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. IN: SOARES, L. J. G et al. Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte : Autêntica, 2005, p. 19-50.
ARROYO, M. G. Passageiros da Noite: do trabalho para a EJA. Petrópolis : Vozes, 2017.
BEISIEGEL, C. de R. A educação de jovens e adultos analfabetos no Brasil. Alfabetização e Cidadania, São Paulo, n. 16, p. 19-27, jul. 2003.
BEISIEGEL, C. de R. Paulo Freire. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana, 2010.
BEISIEGEL, C. de R. Paulo Reglus Neves Freire. In: FÁVERO, M. de Lourdes de A.; BRITTO, J. de M. (Orgs.). Dicionário de educadores no Brasil da colônia aos dias atuais. Rio de Janeiro : UFRJ/MEC/INEP, 1999, p. 440-446.
BRITTO, L. P. L. Educação de adultos trabalhadores na sociedade industrial. IN: Contra o consenso: cultura escrita, educação e participação. Campinas : Mercado de Letras, 2003, cap. 11, p. 195-209.
CARRANO, P. Educação de jovens e adultos e juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da “segunda chance”. REVEJ@, n. 0, ago. 2007.
CATELLI Jr., Roberto. Alfabetização de jovens e adultos: de programa em programa. In: Mortatti, M. R.; Frade, I. C. A. S.  (Org.). Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? São Paulo: UNESP, 2014, p. 91-108.
CURI, C. R. J. Parecer CNE/CEB 11/2000 que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília : MEC/CNE, 2000.
DI PIERRO, M. C. Educação jovens e adultos na América Latina e Caribe: trajetória recente. Cadernos de Pesquisa, v.38, p.367-391, 2008.
DI PIERRO, M. C. Tradições e concepções de Educação de Jovens e Adultos. IN: CATELLI JR., Roberto (Org.). Formação e práticas na educação de jovens e adultos. São Paulo, Ação Educativa, 2017, p. 9-21.
DI PIERRO, Maria Clara; CATELLI JR., Roberto. A construção dos direitos dos jovens e adultos à educação na história brasileira recente. IN: GRACIANO, Mariângela; LUGLI, Rosário S. Genta. Direitos, diversidade, práticas e experiências educativas na Educação de Jovens e Adultos. São Paulo, Alameda, 2017, p. 35-60.
FARIA, Vanessa E. P. de. Os modelos escolares de educação de jovens, adultos e idosos na cidade de São Paulo: reflexões sobre demandas e ofertas. Olh@res, Guarulhos, v. 4, n. 1, p. 27-43, 2016.
FERRARO, Alceu R. História inacabada do analfabetismo no Brasil. São Paulo, Cortez, 2009.
FREITAS, M. C. de; BICCAS, M. de S. Educação de adolescentes, jovens e adultos analfabetos. IN: História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo, Cortez, 2009, p. 209-263.
FROCHTENGARTEN, Fernando. Caminhando sobre fronteiras. São Paulo, Summus, 2009.
GALVÃO, A. M., DI PIERRO, M. C. Preconceito contra o analfabeto, 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Bras. Educação, São Paulo, n.14, p.108-130, 2000.
IRELAND, T. D. Educação de Jovens e Adultos como política pública no Brasil (2004-2010): os desafios da desigualdade e diversidade. Rizoma Freireano, v. 13, p. 93-110, 2012.
LIMA, Licínio. Educação ao longo da vida. São Paulo, Cortez, 2007.
ONOFRE, E. M. C.; JULIÃO, E. F. A educação na prisão como política pública: entre desafios e tarefas. Educ. Real., 2013, v.38, n.1, p.51-69.
PAIVA, Vanilda Pereira. História da educação popular no Brasil. São Paulo, Loyola, 2002.
RIBEIRO, V. M. A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico. Educ. e Soc., Campinas, v. 20, n. 68, p. 184-201, dez. 1999.
SOUZA, Maria Antonia. Educação de jovens e adultos. Curitiba : IBPEX, 2011.
UNESCO-UIL. Marco de Ação de Belém. Hamburgo, UIL, 2010.
ZANETTI, M. A.; CATELLI Jr, R. Notas sobre a produção acadêmica acerca da Educação em Prisões - 2000/2012. In: PEREIRA, I. A. F., LUZ, A. A. (orgs). O espaço prisional: estudos, pesquisas e reflexões de práticas educativas. Curitiba: Appris, 2014, p. 19 – 57.
 

Clique para consultar os requisitos para EDA0692

Clique para consultar o oferecimento para EDA0692

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP