Tecnologias DigitaisConceito de InformaçãoSistemas de Informação EmpresariaisTecnologia InternetTecnologias Digitais DisruptivasModelagem de Processos de NegócioTecnologia de Banco de DadosModelagem de Regras de NegócioDesenvolvimento de Sistemas de InformaçãoAulas práticas no laboratório de microinformática (ou atividades à distância)
Compreender os conceitos de sistemas de informação e de gestão por processos.Compreender a utilidade das Tecnologias Digitais de Informação e dos Sistemas de Informação como ferramentas para a solução de problemas organizacionais.Compreender os conceitos de processos de negócio.Compreender os conceitos de informações empresariais, dados e bancos de dados.Compreender os conceitos de regras de negócio.Compreender o papel dos dados, das informações e dos sistemas de informação para a tomada de decisão empresarial.Desenvolver o projeto de um sistema de informação de pequeno porte visando a solução de problemas organizacionais e fornecer apoio à gestão de processos de negócio.Analisar e implementar mudanças e inovações nos processos e em modelos de negócio com base na aplicação da tecnologia e sistemas de informação.Propor e conceber novos processos e modelos de negócio digitais.Analisar a viabilidade, as oportunidades e as limitações da aplicação da tecnologia da informação nos negócios.Medir e avaliar os resultados da utilização da tecnologia e dos sistemas de informação para o desempenho do negócio.Compreender e avaliar os aspectos éticos da aplicação da tecnologia e dos sistemas de informação nas organizações.Compreender a importância da privacidade, segurança, veracidade e propriedade das informações entre outros aspectos éticos, ligados à utilização de sistemas de informação empresariais.Discutir e avaliar os possíveis impactos e responsabilidades sociais e comportamentais com a aplicação de sistemas de informação nas organizações.Desenvolver um projeto de sistema de informação de pequeno porte em grupo.Avaliar os diversos tipos de tecnologias e sistemas de informação e sua aplicabilidade em diferentes modelos de negócio.Entrevistar profissionais operacionais e gerenciais, que atuam em processos de negócio, para entender suas necessidades de informação.Adquirir competência para o detalhamento de modelos de processos de negócio e projetos conceituais de sistemas de informação.Compreender a importância da informação para as operações e decisões organizacionais.Compreender os sistemas de informação como componentes essenciais do sistema empresarial.Compreender os sistemas de informação como condutores de processos de negócio e plataforma para modelos de negócio.Adquirir conhecimentos e competências para modelar processos de negócio utilizando técnicas, ferramentas e notação apropriadas.Adquirir conhecimentos e competências para modelar informações e bancos de dados empresariais utilizando técnicas, ferramentas e notação apropriadas.Adquirir conhecimentos e competências para modelar regras de negócio utilizando técnicas, ferramentas e notação apropriadas.
Tecnologias DigitaisHardwareSoftwareRedes de ComunicaçãoInformaçãoConceito de SistemaDados, Informação e Conhecimento Tipos de Sistemas de InformaçãoSistemas de Informação EmpresariaisERP, CRM e SCMBI e CENegócios EletrônicosTecnologia InternetFuncionamentoSegurançaMobilidadeTecnologias Digitais DisruptivasComputação em Nuvem (Cloud Computing)IoT – Internet das CoisasAprendizado de Máquina (Machine Learning e Deep Learning)Inteligência ArtificialModelagem de Processos de NegócioModelos de NegócioGestão de Processos de NegócioNotação BPMN – Business Process Modeling NotationObtenção de Requisitos de InformaçãoModelagem de Dados para Desenvolvimento de Sistemas de InformaçãoTecnologia de Banco de DadosConceitos Fundamentais: objetos, atributos e informaçõesBancos de Dados RelacionaisModelagem de Entidades e RelacionamentosModelagem de Banco de Dados RelacionaisLinguagem SQL e Softwares Gerenciadores de Bancos de DadosModelagem de Regras de NegócioConceitosLógica EstruturadaTabelas de DecisãoÁrvores de DecisãoDesenvolvimento de Sistemas de InformaçãoMetodologias para ProjetoMetodologias para SeleçãoMetodologias para Implantação
Bibliografia BásicaPrado, Edmir P. V. & Souza, Cesar A. Fundamentos de Sistemas de Informação, Elsevier, 2014LAUDON, K. e LAUDON, J. - Sistemas de Informações Gerenciais,11ª. Edição. 2014, Editora PearsonApostilas da disciplina apresentadas ao longo do cursoSlides, estudos de casos e sites apresentados ao longo do cursoBibliografia ComplementarBPM CBOK, association of Business Process Management professionals1ª Edição – Versão 3.0 – Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento – ABPMP BPM CBOK, 2013.BARBARÁ, Saulo.Gestão por processos. Qualitymark, 2006.CURRID, C. Ferramentas para a Reengenharia. Record, 1995.DAVENPORT, T. H. Reengenharia de processos. Rio de Janeiro: Campus, 1994.FERREIRA, A. A. et alli. Gestão Empresarial: de Taylor aos Nossos Dias. Editora Pioneira, 2002.LAURINDO, F. J. B. e ROTONDARO, R. G.; Gestão Integrada de Processos e da Tecnologia da Informação. Atlas, 2006HOFFER, J. A.; VALACICH, J. S.; GEORGE, J.F. Modern Systems analysis and design, 5th Ed. 2008, Prenctice HallO’Brien, James A. - Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da InternetSegunda Edição, 2008, Editora Saraiva – São Paulo - SPTURBAN, LEIDNER, MCLEAN & WETHERBETecnologia da Informação para Gestão, 6ª. Edição. 2008, Editora BookmanTURBAN & VOLONINOTecnologia da Informação para Gestão, 8ª Edição 2015, Editora BookmanVALLE, R.; OLIVEIRA, S.B. (Org.) Análise e Modelagem de Processos de Negócio: Foco na notação BPMN. Atlas, 2009