Compreender os fundamentos de marketing internacional, assim como a aplicação de técnicas de marketing no contexto internacional.Demonstrar familiaridade com as principais estratégias de marketing internacional. Desenvolver uma visão estratégica e tática de Marketing em um cenário internacional.Desenvolver a capacidade de lidar com a complexidade de ambientes multiculturaisDesenvolver em equipe um trabalho sobre atuação das empresas no ambiente internacional, com uso de ferramentas e técnicas de marketingDesenvolver e praticar sensibilidade e interesse cultural (sobretudo para pessoas com culturas distintas ou muito diferentes das do gestor, em que as visões do mundo são um desafio)Desenvolver o trabalho final da disciplina.Compreender a literatura e as especificidade do marketing global
1. Organizações globais2. Marketing global3. Aplicação do composto de marketing no cenário internacional
1. Organizações globais- Competitividade global- Análise do ambiente internacional e de diferentes localidades- Criação de organizações globais- Cidadania: corporações globais e Estados nacionais 2. Marketing global- Dilemas e estratégias- Diversidade cultura e linguística- Comportamento e consumo em mercados e setores diversos3. Aplicação do composto de marketing no cenário internacional- Produtos e novos produtos em mercados internacionais- Desenvolvimento de uma marca global- Definição de preços em diferentes mercados internacionais- Desenvolvimento da comunicação em diferentes mercados internacionais- Escolha dos canais de distribuição em diferentes mercados internacionais
Bibliografia básicaCATEORA, Philip; GRAHAM, John L. Marketing internacional. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001. CZINKOTA, M; RONKAINEN, I. Marketing Internacional; São Paulo: Cengage Learning, 2008.KEEGAN, W; GREEN, M. Marketing Global; São Paulo: Saraiva, 2013.Bibliografia complementarCHURCHILL, G. A.; PETER, Jr. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.GILLESPIE, K; HENNESSEY, H. D. Global Marketing 3.ed; São Paulo: Cengage Learning, 2012.KOTABE, Masaaki; Helsen, Kristiaan. Administração de Marketing Global. São Paulo: Atlas, 2000.KOTLER, P. Administração de marketing. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.KUAZAQUI, Edmir. Marketing Internacional: desenvolvendo conhecimentos e competências em cenários globais. São Paulo: Makron Books, 2006.NOSÉ, A. Marketing Internacional - Uma estratégia empresarial; São Paulo: Pioneira Thompson, 2004.PALACIOS, Tomás Manuel Bañegil; SOUZA, José Manuel Meireles de. Estratégias de Marketing Internacional. São Paulo: Atlas, 2004.WARREN, K. J.; GREEN, M. C. Global marketing management. New Jersey: Prentice Hall, 1999.