Explicar o conceito de marketing digital, com base na literatura de administração de marketing e comportamento do consumidor/comprador. Investigar aplicações de marketing digital na administração de marketing das organizações Analisar níveis de implantação do marketing digital em casos didáticos Reconhecer as técnicas de marketing digital que potencializam o processo de inovação das organizações Colaborar na realização de um vídeo temático no qual são expostos conceitos de marketing digital. Avaliar vieses de aplicação tecnológica relacionados a elementos físicos e de expressão de minorias na oferta de bens e serviços Gravar um vídeo sobre o uso de marketing digital Pesquisar informações sobre marketing digital Reconhecer interfaces de sistemas de TI no uso de marketing digital
-Tópicos de segmentação, targeting e posicionamento no marketing digital -Implicações digitais na oferta de produtos -Implicações digitais na otimização de estratégias de preços -Implicações digitais no gerenciamento da distribuição -Desafios digitais na comunicação de marketing -Valor na marca na era digital -Princípios de marketing analítico
1- Tópicos de segmentação, targeting e posicionamento no marketing digital - Funil de vendas e de marketing - Jornada do cliente no ambiente digital - Momento da verdade e micro momentos - Persona e perfil do comprador - Geospacial data e geocoding - Netnografia 2 - Implicações digitais na oferta de produtos - Administração da experiência do cliente - Jobs-To-Be-Done (JTBD) - Scrum, Design-to-value (DTV) - Darwinismo Digital, Hiperciclo do produto e Chasm 3- Implicações digitais nas estratégias de preços - Otimização dinâmica de preços 4- Implicações digitais no gerenciamento da distribuição - Marketplace - Ominichannel - Distribuição colaborativa por aplicativos 5- Desafios digitais na comunicação de marketing - Social Media Marketing - Eventos, experiencias, influenciadores e patrocínios no mundo virtual - Contágio de ideias, memes e buzz marketing - Elemento criativo na comunicação digital - Google ads 6- Valor na marca na era digital - Engajamento digital da marca - Elementos digitais da marca 7- Princípios de marketing analítico - Apresentação de softwares de marketing analítico - Métricas de marketing analítico - Martech
Bibliografia Básica Gabriel, M. (2010). Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Novatec Editora. Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. (2021). Marketing 5.0. Wiley. Tuten, Tracy L. (2021). Principles of Marketing for a Digital Age. SAGE Publications. Tuten, Tracy L.; Solomon, Michael R. (2015). Social Media Marketing. 2nd ed, SAGE Publications. Bibliografia Complementar Blacharski, Dan. (2017). Born In The Cloud Marketing: Transformative Strategies for the Next Generation of Cloud-Based Businesses. ManhattanBay Media. Berger, J. (2016). Contagious: Why things catch on. Simon and Schuster. Eyal, N. (2014). Hooked: How to build habit-forming products. Penguin. Galloway, S. (2021). Post Corona. Plataforma. Kalbach, J. (2020). Mapping experiences. O'Reilly Media. Kiso, R. (2021). Unbound Marketing: Como construir uma estratégia exponencial usando o marketing em ambiente digital. DVS Editora. McKinsey Chief Marketing & Sales Officer Forum. (2014). Big Data, Analytics, and the Future of Marketing & Sales. McKinsey & Company. Sarkar, Christian; Kotler, Philip. (2018). Brand Activism: From Purpose to Action. IDEA BITE PRESS.