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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Administração
 
Disciplina: EAD0748 - Marketing Digital
Digital Marketing

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Explicar o conceito de marketing digital, com base na literatura de administração de marketing e comportamento do consumidor/comprador.

Investigar aplicações de marketing digital na administração de marketing das organizações
Analisar níveis de implantação do marketing digital em casos didáticos

Reconhecer as técnicas de marketing digital que potencializam o processo de inovação das organizações

Colaborar na realização de um vídeo temático no qual são expostos conceitos de marketing digital.

Avaliar vieses de aplicação tecnológica relacionados a elementos físicos e de expressão de minorias na oferta de bens e serviços

Gravar um vídeo sobre o uso de marketing digital

Pesquisar informações sobre marketing digital

Reconhecer interfaces de sistemas de TI no uso de marketing digital
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3454983 - Edson Crescitelli
2975141 - Guilherme de Farias Shiraishi
 
Ementa
-Tópicos de segmentação, targeting e posicionamento no marketing digital
-Implicações digitais na oferta de produtos
-Implicações digitais na otimização de estratégias de preços
-Implicações digitais no gerenciamento da distribuição
-Desafios digitais na comunicação de marketing
-Valor na marca na era digital
-Princípios de marketing analítico
 
 
 
Conteúdo Programático
1- Tópicos de segmentação, targeting e posicionamento no marketing digital
- Funil de vendas e de marketing
- Jornada do cliente no ambiente digital
- Momento da verdade e micro momentos
- Persona e perfil do comprador 
- Geospacial data e geocoding
- Netnografia

2 - Implicações digitais na oferta de produtos
- Administração da experiência do cliente
- Jobs-To-Be-Done (JTBD)
- Scrum, Design-to-value (DTV)
- Darwinismo Digital, Hiperciclo do produto e Chasm

3- Implicações digitais nas estratégias de preços
- Otimização dinâmica de preços

4- Implicações digitais no gerenciamento da distribuição
- Marketplace
- Ominichannel
- Distribuição colaborativa por aplicativos

5- Desafios digitais na comunicação de marketing
- Social Media Marketing
- Eventos, experiencias, influenciadores e patrocínios no mundo virtual
- Contágio de ideias, memes e buzz marketing
- Elemento criativo na comunicação digital
- Google ads

6- Valor na marca na era digital
- Engajamento digital da marca
- Elementos digitais da marca

7- Princípios de marketing analítico
- Apresentação de softwares de marketing analítico
- Métricas de marketing analítico
- Martech
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Obtenção de um skill badge individual relacionado ao marketing digital Trabalhos em grupo. Participação em sala de aula.
Critério de Avaliação
O aluno terá direito a recuperação se obter média final entre 3,0 (três e zero) e 4,9 (quatro e nove) e no mínimo 70% de frequência.
Norma de Recuperação
O aluno será submetido a uma avaliação cuja nota terá peso de 50% na média final.
 
Bibliografia Básica
     
Bibliografia Básica

Gabriel, M. (2010). Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Novatec Editora.
Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. (2021). Marketing 5.0. Wiley.
Tuten, Tracy L. (2021). Principles of Marketing for a Digital Age. SAGE Publications.
Tuten, Tracy L.; Solomon, Michael R. (2015). Social Media Marketing. 2nd ed, SAGE Publications.


Bibliografia Complementar

Blacharski, Dan. (2017). Born In The Cloud Marketing: Transformative Strategies for the Next Generation of Cloud-Based Businesses. ManhattanBay Media.
Berger, J. (2016). Contagious: Why things catch on. Simon and Schuster.
Eyal, N. (2014). Hooked: How to build habit-forming products. Penguin.
Galloway, S. (2021). Post Corona. Plataforma.
Kalbach, J. (2020). Mapping experiences. O'Reilly Media.
Kiso, R. (2021). Unbound Marketing: Como construir uma estratégia exponencial usando o marketing em ambiente digital. DVS Editora.
McKinsey Chief Marketing & Sales Officer Forum. (2014). Big Data, Analytics, and the Future of Marketing & Sales. McKinsey & Company.
Sarkar, Christian; Kotler, Philip. (2018). Brand Activism: From Purpose to Action. IDEA BITE PRESS.

 

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