Explicar o conceito de marketing digital, com base na literatura de administração de marketing e comportamento do consumidor/comprador.Investigar aplicações de marketing digital na administração de marketing das organizaçõesAnalisar níveis de implantação do marketing digital em casos didáticosReconhecer as técnicas de marketing digital que potencializam o processo de inovação das organizaçõesColaborar na realização de um vídeo temático no qual são expostos conceitos de marketing digital.Avaliar vieses de aplicação tecnológica relacionados a elementos físicos e de expressão de minorias na oferta de bens e serviçosGravar um vídeo sobre o uso de marketing digitalPesquisar informações sobre marketing digitalReconhecer interfaces de sistemas de TI no uso de marketing digital
-Tópicos de segmentação, targeting e posicionamento no marketing digital-Implicações digitais na oferta de produtos-Implicações digitais na otimização de estratégias de preços-Implicações digitais no gerenciamento da distribuição-Desafios digitais na comunicação de marketing-Valor na marca na era digital-Princípios de marketing analítico
1- Tópicos de segmentação, targeting e posicionamento no marketing digital- Funil de vendas e de marketing- Jornada do cliente no ambiente digital- Momento da verdade e micro momentos- Persona e perfil do comprador - Geospacial data e geocoding- Netnografia2 - Implicações digitais na oferta de produtos- Administração da experiência do cliente- Jobs-To-Be-Done (JTBD)- Scrum, Design-to-value (DTV)- Darwinismo Digital, Hiperciclo do produto e Chasm3- Implicações digitais nas estratégias de preços- Otimização dinâmica de preços4- Implicações digitais no gerenciamento da distribuição- Marketplace- Ominichannel- Distribuição colaborativa por aplicativos5- Desafios digitais na comunicação de marketing- Social Media Marketing- Eventos, experiencias, influenciadores e patrocínios no mundo virtual- Contágio de ideias, memes e buzz marketing- Elemento criativo na comunicação digital- Google ads6- Valor na marca na era digital- Engajamento digital da marca- Elementos digitais da marca7- Princípios de marketing analítico- Apresentação de softwares de marketing analítico- Métricas de marketing analítico- Martech
Bibliografia BásicaGabriel, M. (2010). Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. Novatec Editora.Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. (2021). Marketing 5.0. Wiley.Tuten, Tracy L. (2021). Principles of Marketing for a Digital Age. SAGE Publications.Tuten, Tracy L.; Solomon, Michael R. (2015). Social Media Marketing. 2nd ed, SAGE Publications.Bibliografia ComplementarBlacharski, Dan. (2017). Born In The Cloud Marketing: Transformative Strategies for the Next Generation of Cloud-Based Businesses. ManhattanBay Media.Berger, J. (2016). Contagious: Why things catch on. Simon and Schuster.Eyal, N. (2014). Hooked: How to build habit-forming products. Penguin.Galloway, S. (2021). Post Corona. Plataforma.Kalbach, J. (2020). Mapping experiences. O'Reilly Media.Kiso, R. (2021). Unbound Marketing: Como construir uma estratégia exponencial usando o marketing em ambiente digital. DVS Editora.McKinsey Chief Marketing & Sales Officer Forum. (2014). Big Data, Analytics, and the Future of Marketing & Sales. McKinsey & Company.Sarkar, Christian; Kotler, Philip. (2018). Brand Activism: From Purpose to Action. IDEA BITE PRESS.