- Aplicar fundamentos de macro e microeconomia, implementando estratégias de posicionamento, preço e produção; - Compreender a lógica subjacente à forma de competição nos mercados; relacionado os princípios da macro e da microeconomia à realidade dos mercados.- Criar estratégias de precificação e produção, traçando as melhores práticas para cada mercado.- Entender com as decisões governamentais sobre a macroeconomia impactam as empresas, relacionando-as às estratégias - Analisar as características dos mercados, categorizando-os para fornecer subsídios às decisões estratégicas- Compreender as relações e rivalidade entre firmas em um dado mercado, relacionando-as com as estratégias das firmas.- Compreender o comportamento do comercio internacional, explicando os impactos sobre as empresas - Criar estratégias, de acordo com as circunstâncias concorrenciais; traçando ações que levem a vantagem competitiva.- Identificar os conceitos, reconhecendo situações práticas, a partir da discussão casos e exercícios aplicados em grupo.- Usar ferramentas de TI, implementando exercícios e estudos de caso (processador de texto, gráficos e planilhas).
1.Mercados parciais, precificação e posicionamento2.Aspectos Macroeconômicos e seus impactos sobre as empresas3. Estrutura do mercado e estratégia4. Teoria dos jogos e estratégia5. Intervenções e políticas públicas6. Falhas de mercado7. Introdução ao Comercio Internacional
1.Mercados parciais, precificação e posicionamentoConcorrência perfeitaMonopólioConcorrência monopolísticaOligopólioDiscriminação de preço 2.Aspectos Macroeconômicos e seus impactos sobre as empresas a. As variáveis macroeconômicas b. As diversas politicas governamentais e seus efeitos sobre a economia das nações c. Decisões e estratégias empresarias face as mudanças macroeconomicas 3.Estrutura do mercado e estratégia a.ECDb.A Economia das Cinco Forças de Porter c.Macroambiente e estratégia 4.Teoria dos jogos e estratégiaEquilíbrio e Nash e estratégiasDinâmica competitiva: modelos de Cournot, Bertrand e StackelbergJogos na forma extensiva e recorrentes 5.Intervenções, políticas públicas e bem-estar a.Excedentes do produtor, consumidor e peso mortob.Tabelamento de preçosc.Tributaçãod.Regulamentação 6.Falhas de mercadoa.Assimetrias de informação b Externalidades 7. Introdução ao Comercio Internacional a. Caracteristicas do comércio entre Nações b . Diferenças entre vantagem comparativa e vantagem competitiva c.Globalização X Crescimento do protecionismo e seus efeitos sobre as empresas
Pindyck, R. S., & Rubinfeld, D. L. (2018). Microeconomics. Pearson Education. Ed 9.Porter, M. E. (2008). The five competitive forces that shape strategy. Harvard business review, 86(1), 25-40.Besanko, D., Dranove, D., Shanley, M., & Schaefer, S. (2018). A Economia da Estratégia-5. Bookman Editora.McGUIGAN, J. R.; MOYER, R.C.; HARRIS, F.H. Managerial economics: applications, strategy and tatics. Cincinatti, South Western, 2018.MANSFIELD, Edwin. Managerial economics: theory, applications and cases. Nova Iorque, Prentice-Hall, 2015.VARIAN, Hal R. Microeconomia: princípios básicos. (tradução da quarta edição americana). Rio de Janeiro, Campus, 2018.KRUGMAN P & WELLS R. (2007) Introdução à Economia . Elsevier SLOMAN J. & JONES E ( 2017 ) . Essential Economics for Business . Pearson