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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
 
Contabilidade e Atuária
 
Disciplina: EAC0195 - Introdução às Atividades Acadêmicas e de Pesquisa
Introduction to the Academic Life and Research

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA:
Esta é uma disciplina optativa com o objetivo de introduzir os/as estudantes na vida acadêmica e fornecer meios para que comecem a desenvolver pesquisa na graduação, como realizar iniciação científica, participar de laboratórios de pesquisa, participar de atividades de ensino e de cultura e extensão, entre outros temas importantes para a vida universitária. Assim, este curso foi planejado e desenhado para desenvolver a competência e confiança dos/as participantes como aprendizes autônomos/as no início de sua vida na universidade. 
O ingresso na universidade é uma das mais relevantes transições na vida de uma pessoa e representa um período de descobertas e inseguranças. Dessa forma, essa disciplina pretende apresentar aspectos importantes da vida na universidade para ingressantes, de forma a tornar essa transição mais tranquila. 
Por fim, mas não menos importante, a disciplina pretende introduzir para ingressantes as possibilidades do envolvimento com pesquisa, ensino e cultura e extensão desde o início da vida acadêmica, detalhando ações recursos disponíveis, com ênfase na iniciação científica, participação ativa em grupos e núcleos de pesquisa e extensão, participação em congressos e eventos científicos, entre outras atividades.
Esses temas são centrais em uma universidade de pesquisa com a Universidade de São Paulo e têm o potencial de despertar vocações e consolidar o interesse por uma carreira acadêmica desde a graduação. 
Considerando esse contexto, a disciplina tem como objetivos gerais:
•	Criar um ambiente seguro que nos permita compreender como cada pessoa aprende;
•	Apoiar cada participante a experimentar diferentes enfoques e competências de aprendizagem;
•	Incentivar cada participante a identificar e exercitar suas habilidades intelectuais de forma a aumentar sua curiosidade acadêmica; 
•	Compreender a rotina da vida acadêmica no ingresso na universidade;
•	Entender as possibilidade de envolvimento em atividades de pesquisa, ensino, cultura e extensão;
•	Capacitar estudantes universitários a realizar reflexões críticas acerca da produção científica na área de Ciências Contábeis.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Ao final desse curso você será capaz de:
•	Compreender as suas competências como aprendiz;
•	Desenvolver estratégias de aprendizagem autônomas;
•	Reconhecer a necessidade de adotar estratégias compensatórias;
•	Adotar estratégias compensatórias de forma consciente;
•	Conhecer oportunidades para envolvimento em pesquisa, ensino, cultura e extensão durante sua vida na universidade;
•	Conhecer as oportunidades de envolvimento com atividades de ensino existentes na universidade;
•	Conhecer as oportunidades de envolvimento com atividades de cultura e extensão na universidade;
•	Descrever as especificidades da contabilidade como campo do conhecimento científico;
•	Acionar os recursos de pesquisa disponíveis na universidade;
•	Conhecer as oportunidades de pesquisa existentes na universidade; 
•	Levantar estudos anteriores sobre uma temática em contabilidade; 
•	Analisar criticamente um estudo em contabilidade;
•	Compilar criticamente os principais aportes trazidos em uma temática a partir da compilação de estudos anteriores; e 
•	Estruturar uma proposta inicial de estudo (pré-projeto de pesquisa) em temáticas relacionadas à contabilidade e finanças.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2087540 - Silvia Pereira de Castro Casa Nova
 
Ementa
1.	A VIDA NA UNIVERSIDADE
2.	COMO EU APRENDO? 
3.	COMO EU SOU ENSINADO? 
4.	IDENTIFICANDO E APLICANDO AS HABILIDADES DE LEITURA
5.	TORNANDO-SE UM OUVINTE ATENTO
6.	EXERCITANDO A MEMÓRIA E UTILIZANDO TÉCNICAS DE FICHAMENTO
7.	ADMINISTRAÇÃO DE TEMPO E PROCRASTINAÇÃO
8.	IDENTIFICANDO E APLICANDO AS HABILIDADES DE ESCRITA: EXERCITANDO A ESCRITA
9.	DESENVOLVENDO HABILIDADES DE PESQUISA E DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM BASES DE DADOS E PESQUISA
10.	APROXIMANDO-SE DE TEXTOS CIENTÍFICOS E DE SUA LEITURA E COMPREENSÃO
11.	ELABORANDO UMA PROPOSTA DE PESQUISA
12.	APRESENTANDO E AVALIANDO PROPOSTAS DE PESQUISA
 
 
 
Conteúdo Programático
1.	A VIDA NA UNIVERSIDADE
2.	COMO EU APRENDO? 
3.	COMO EU SOU ENSINADO? 
4.	IDENTIFICANDO E APLICANDO AS HABILIDADES DE LEITURA
5.	TORNANDO-SE UM OUVINTE ATENTO
6.	EXERCITANDO A MEMÓRIA E UTILIZANDO TÉCNICAS DE FICHAMENTO
7.	ADMINISTRAÇÃO DE TEMPO E PROCRASTINAÇÃO
8.	IDENTIFICANDO E APLICANDO AS HABILIDADES DE ESCRITA: EXERCITANDO A ESCRITA
9.	DESENVOLVENDO HABILIDADES DE PESQUISA E DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM BASES DE DADOS E PESQUISA
10.	APROXIMANDO-SE DE TEXTOS CIENTÍFICOS E DE SUA LEITURA E COMPREENSÃO
11.	ELABORANDO UMA PROPOSTA DE PESQUISA
12.	APRESENTANDO E AVALIANDO PROPOSTAS DE PESQUISA


Programa Detalhado
1.	A VIDA NA UNIVERSIDADE 
1.1. Introdução à ideia de universidade
1.2. Introdução à vida acadêmica: expectativas e possibilidades
1.3. Atividades de ensino, de pesquisa, e de cultura e extensão

2.	COMO EU APRENDO? 
2.1. Compreendendo os estilos de aprendizagem
2.2. Entendendo as implicações dos estilos de aprendizagem para a vida acadêmica

3.	COMO EU SOU ENSINADO? 
3.1. Entendendo as características do ensino
3.2. Aprendendo adaptar os estilos de aprendizagem às características do ensino universitário

4.	IDENTIFICANDO E APLICANDO HABILIDADES DE LEITURA
4.1. Tornando-se um leitor ativo
4.2. Tipos de leitura:
4.2.1. Leitura básica, por meio da leitura de reconhecimento (systematic skimming) e de inspeção
4.2.2. Leitura rápida
4.2.3. Leitura crítica
4.3. Entendendo e explorando a mensagem do/a autor/a criticamente

5.	TORNANDO-SE UM OUVINTE ATENTO
5.1. Formas de reconhecimento das principais ideias em uma palestra ou aula expositiva
5.2. Formas de registro e organização do registro de palestras e aulas expositivas

6.	EXERCITANDO A MEMÓRIA E UTILIZANDO TÉCNICAS DE FICHAMENTO

7.	ADMINISTRAÇÃO DE TEMPO E PROCRASTINAÇÃO
7.1. O que é procrastinação?
7.2. Entendo as raízes culturais e sociais da procrastinação
7.3. Compreendendo o ciclo da procrastinação e como quebrá-lo

8.	IDENTIFICANDO HABILIDADES DE ESCRITA: EXERCITANDO A ESCRITA
8.1. Gerando as ideias (tendo mais a dizer com textos)
8.2. Organizando as ideias
8.3. Registrando

9.	HABILIDADES DE PESQUISA E DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES EM BASES DE DADOS E PESQUISA

10.	APROXIMANDO-SE DE TEXTOS CIENTÍFICOS E DE SUA LEITURA E COMPREENSÃO
10.1. Elementos formais do trabalho científico
10.2. Como escrever um texto científico
10.3. Como analisar criticamente um texto científico

11.	ELABORANDO UMA PROPOSTA DE PESQUISA
11.1. O que é pesquisa?
11.2. Etapas de uma pesquisa
11.2.1. Escolhendo um tema ou problema
11.2.2. Revisando a literatura
11.2.3. Planejando a metodología

12.	APRESENTADO E AVALIANDO UMA PROPOSTA DE PESQUISA
12.1. Apresentação oral e discussão de uma proposta de pesquisa
 Apresentação escrita de uma proposta de pesquisa
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
METODOLOGIA: Para ensino de todos os tópicos da disciplina serão utilizados métodos como: 1. Aulas expositivas, síncronas (presencial ou Zoom) e assíncronas (You Tube); 2. Leitura e discussão de textos e de artigos; 3. Discussões em sala de aula; 4. Atividades individuais; 5. Atividades em grupo. A avaliação será realizada pelos seguintes instrumentos de avaliação: • Atividades ou exercícios realizados individualmente ou em grupo em aula; • Atividades ou exercícios realizados individualmente ou em grupo no Ambiente Virtual de Aprendizagem da disciplina; • Avaliação de aprendizagem (Quiz); • VídeoProjeto; • Proposta de pesquisa a ser elaborada durante o semestre, entregue e apresentado no final do semestre. HABILIDADES E ATITUDES DESENVOLVIDAS: Espera-se que os métodos de ensino-aprendizagem utilizados desenvolvam a capacidade de trabalho em equipe para elaboração de atividades e de projetos, e aprimore suas habilidades de análise crítica e de julgamento.
Critério de Avaliação
Os critérios de avaliação são: a) O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver nota média final maior ou igual a 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70% (setenta por cento). b) O aluno será considerado reprovado na disciplina se obtiver nota média final menor que 3,0 (três) e/ou frequência inferior a 70% (setenta por cento).
Norma de Recuperação
a) O aluno poderá participar do processo de reavaliação (recuperação) na disciplina caso obtenha nota média final maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 5,0 (cinco) e frequência igual ou superior a 70%. b) A média para aprovação com reavaliação será obtida por meio da média aritmética simples da média final + nota obtida na reavaliação, que deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia Básica
     
Adler, M. J., & Van Doren, C. (2014). How to read a book: The classic guide to intelligent reading. Simon and Schuster.
Casa Nova, S. P. C., Leal, E. A., Miranda, G. J., & Nogueira, D. R. (2020). Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. São Paulo: Saraiva Educação.
Castro, C. M. (2006). A prática da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Demo, P. (2015). Aprender como autor. São Paulo: Atlas.
Dewey, J. (1997). How we think. Courier Corporation.
Elbow, P. (1998). Writing with power: Techniques for mastering the writing process. Oxford University Press.
Freire, P. (2015). Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. Editora Paz e Terra.
Graff, G., Birkenstein, C., & Durst, R. (2006). "They Say, I Say": The Moves that Matter in Academic Writing. New York, NY: WW Norton.
Hines, R. D. (1988). Financial accounting: in communicating reality, we construct reality. Accounting, Organizations and Society, 13(3), 251-261.Lee, C. M., & Jackson, R. F. (1992). Faking it: A look into the mind of a creative learner. Boynton/Cook Publishers.
Murray, D. M. (1999). Write to learn. Harcourt Brace College Publishers.
Pauk, W., & Owens, R. J. (2013). How to study in college. Cengage Learning.
Pereira, E. M. A. (2016). Universidade e Educação Geral: Reflexões e práticas no Brasil, EUA, Europa, Ásia e América Latina. Campinas: Mercado das Letras.
Popper, K.. (2007). The logic of scientific discovery. London: Routledge, reprinted,
Sampieri, R. H.; Collado, C. H.; Lucio, P. B.. (2013). Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso.
Sandel, M. J. (2012). What isn’t for sale. The Atlantic, 309(3), 62-66.
Sandel, M. J. (2013). Market reasoning as moral reasoning: why economists should re-engage with political philosophy. Journal of Economic Perspectives, 27(4), 121-40.
Saramago, J. (2013). Democracia e Universidade. Belém: ed.ufpa.
Theóphilo, C. R., & Martins, G. D. A. (2009). Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas.
 

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